REVELAÇÃO[kanodgaluth/Gilyahna]

 

ÍNDICE   -  HOME

Curso: As Revelações do Apocalipse - I

Lição 10 – O Selo do ETERNO no Apocalipse

INTRODUÇÃO - Cadastro

1 - O Apocalipse, um Livro Aberto

2 - O Personagem Central do Apocalipse

3 - O Grande Traidor Desmascarado

4 - As Boas Novas do Apocalipse

5 - As Sete Cartas do Apocalipse

6 - O Apocalipse Diz que Yaohushua Voltará

7 - A Prisão de satanás no Abismo

8 - As  Promessas do Apocalipse

9 - Os Sete Selos do Apocalipse

10 - O Selo do ETERNO no Apocalipse

11 - Por que se observa o Domingo

12 - O Apocalipse Revela o Segredo da Morte

13 - O Apocalipse Fala de um Santuário

14 - Chegou a Hora do Seu Juízo

15 - A Profecia que Revela a Hora do Juízo

16 - O Apocalipse, Visões e Profetas

17 - Uma Mulher Vestida de Sol

18 - A Besta do Apocalipse 13 e o 666

19 - A Marca da Besta e a União das Igrejas

20 - Quando o ETERNO de Amor Castiga

21 - O Ministério da Grande Meretriz

22 - Quem Habitará na Santa Cidade

23 - As Duas Testemunhas e os 3 Anjos

24 - O Soar da Sétima Trombeta

25 - ...e Têm a Fé de Yaohushua - I

26 - ...e Têm a Fé de Yaohushua - II

CLIC AQUI para uma Versão de Impressão do Curso Completo ou Siga On-Line

 
 

RESPONDA as perguntas a seguir e nos envie por e-mail [SELECIONE E COLE EM UM DOC (WORD), DEPOIS NOS ENVIE] para receber as demais lições ou continue on-line...

O sexto selo do Apocalipse nos ajuda a descobrir quando começaria o tempo do fim e conclui com a descrição da segunda vinda do Messias. O sétimo selo descreve o silencio que se produzirá no Céu quando o Messias e Sua corte celestial vierem morar conosco! No capítulo 7, como uma espécie de parêntesis entre o sexto e o sétimo selo, o Messias nos diz que antes de vir, seria colocado o selo do ETERNO nas frontes dos que serão salvos. Esse capítulo também aumenta a nossa compreensão dos acontecimentos prévios ao retorno do Messias...

SERÁ A TERRA DESTRUÍDA POR UMA GUERRA TERMONUCLEAR?

1 – Que estava retendo os anjos dos quatro cantos da terra?  ...seguros os quatro _________ ____ ____________ , para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem sobre árvore alguma. (Ap 7:1 RA).

Há antecedentes proféticos na Escritura que nos dão a chave sobre o significado destes ventos: Representam guerras (Jr 49:36e37). O fato de que a guerra que se está retendo em Apocalipse 7 viria dos quatros pontos cardeais, dá a entender que se trata de uma guerra mundial – veja o próximo estudo sobre o sexto flagelo do CRIADOR.

NOTA: Veja esta descrição de um evento nuclear - Esta será a praga com que o Messias ferirá todos os povos que guerrearam contra Jerusalém/Yah’shua-oleym: apodrecer-se-á a sua carne, estando eles de pé, e se lhes apodrecerão os olhos nas suas órbitas, e a língua se lhes apodrecerá na boca, Zc 14:12.

2 – Que seria danificado na guerra que os quatro anjos estavam retendo?   ...Não danifiqueis nem a __________ , nem o _________ , nem as  _____________ , até selarmos na fronte os servos do nosso O ETERNO. (Ap 7:1-3).

Evidentemente a guerra de que se está falando aqui, não está no passado. Não é a Primeira ou a Segunda Guerra Mundial, pois os danos que são profetizados se aplicam com mais propriedade a uma guerra termonuclear, capaz de danificar a Terra, a vida no mar e a vida vegetal. Zc 14:12 – Leia o capítulo todo e Ez 38.

3 – Até quando seria detida esta guerra infernal?  ...até  ____________  na __________ os ____________  do nosso O ETERNO. (Ap 7:2-3).

QUAL É O SELO DO NOSSO CRIADOR?

Ap 7 não está falando do selo do evangelho que é aplicado pelo santo Espírito (o Messias, em espírito onipresente) para dar-nos a certeza de que somos filhos do ETERNO - Ef 1:13. Os de Apocalipse 7 já o receberam. Como sabemos? Porque o selo de Ap 7:1-3 é aplicado sobre os servos do ETERNO, o que demonstra que já são convertidos...

4 – Onde, revela O ETERNO, está o Seu selo para os crentes? Resguarda o testemunho, sela ________ no___________ dos meus discípulos. (Is 8:16).

Alguns cristãos se surpreendem ao ler este versículo. Não obstante, ele se harmoniza plenamente com o Novo Testamento, onde diz: Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos.  Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. (I Jo 2:3-4). Paulo/Sha’ul disse que a obediência da Lei distingue o cristão espiritual do carnal, Por isso, o pendor da carne é inimizade contra o ETERNO, pois este não está sujeito à Lei do ETERNO, nem mesmo pode estar.  Portanto, os que estão na carne não podem agradar ao ETERNO. (Rm 8:7-8).

Seria bom fazermos uma análise para comprovar a firme certeza do que acabamos de descobrir. Busquemos na Lei do ETERNO (Ex 20:3-17) as três características básicas de um selo completo: 1 – Nome; 2 – Cargo; 3 – Jurisdição. Estas, encontraremos no mandamento que estabelece o dia do repouso.

5 – Quais são as três características do selo do ETERNO que encontramos nos Dez Mandamentos?   

1 – NOME: YAOHUSHUA. 2 – CARGO: CRIADOR –  porque, em _______ dias, fez o Messias... 3 – JURISDIÇÃO: o Universo –  fez o CRIADOR os ____________  e a _____________ , o __________  e _________  o que neles há e, ao ______________ dia,____________ ; por isso, o CRIADOR ____________  o dia de ___________  e o ___________ . (Ex 20:8-11).

Nota: Para a trindade [pagã], tudo é deus, no entanto João/Yaohu’khanan faz distinção entre Pai e Filho [Paulo/Sha’ul também – I Co 8:5-6] e diz que QUEM CRIOU TUDO, foi o Messias – Jo 1:3; Hb 1:2. O ser humano saiu das mãos do nosso Messias, quando ainda não tinha vindo em carne! Jo 1:14; Fl 2:6-8.

A Santa Escritura ensina o que acabamos de descobrir: Dei-lhes os meus ____________ e lhes fiz conhecer os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem, viverá por eles.  Também lhes dei os meus _____________ , para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o Messias que os santifica. (Ez 20:11-12). Solicite o Estudo: Sábados e Sábados!

Note que o Apocalipse 7:2,3 diz que o sinal do CRIADOR teria que ser aplicado na fronte dos servos do ETERNO o que na profecia significa na mente, ou seja, aceitação plena – o inimigo tanto pode selar na fronte (aceitação plena) quanto nas mãos (indiferença ao ETERNO).  Em Ez 20:20 nos é dito que não o conseguiremos pelo saber – razão – mas por praticar a observância do sábado do CRIADOR: santificai os meus sábados, pois servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o UL, vosso CRIADOR. (Ez 20:20). O selo do CRIADOR (o Sábado) na Lei demonstra a autoridade de quem promulgou a Lei. O selo no crente (eu decido guardar o sábado como o dia de repouso) demonstra a quem pertence este servo; pois tem o Nome do CRIADOR em sua fronte; Lhe pertence...

NOTA: Realmente o SÁBADO é uma distinção... Não é à toa que satanás criou tantos inimigos contra este mandamento. Porém, a Lei é composta de 10 mandamentos e, um só que se quebre, derruba TODA a Lei (Tg 2:10).

O SELO DO NOVO TESTAMENTO

6 – Que profecia demonstra que os crentes não-judaico do Antigo Testamento e os cristãos do Novo Testamento recebem por igual o selo da observância do sábado? Assim diz o Messias: ...Bem-aventurado o homem que faz isto, e o filho do homem que nisto se firma, que se ____________ de profanar o ____________   ...que se houver _______________ ao ETERNO  ...darei na minha ___________ e dentro dos meus muros, um ______________ e um ____________ melhor do que __________ e _______________ ; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.  Aos _________________  ...sim, todos os que guardam o _____________   ....porque a minha casa será chamada Casa de _____________  para ________  os ____________ . (Is 56:1-7).

Assim como Ex 31:16e17 diz que o sábado seria sinal perpétuo entre o CRIADOR e Seu povo, Isaías/Yahshua’yaohuh 56 demonstra claramente que o sinal seria para todo o crente, independente de sexo, nacionalidade, raça ou qualquer outra diferença humana. Note que o Messias aplicou esta profecia aos dias do Novo Testamento (Mt 21:13; Mc 11:17; Lc 19:46).

7 – Qual era o dia de descanso que guardavam nosso Messias (YAOHUSHUA) e a bem-aventurada Maria/Maoro’hem junto com outras piedosas mulheres? ...entrou, ______ _____________ , na sinagoga, segundo o Seu _____________ , e levantou-se para ler. (Lc 4:16). E desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava no _______________ . (Lc 4:31). ...E, no _____________ , descansaram, segundo o _______________ .  (Lc 23:52-56).

Apesar da tremenda emergência que significou a morte de seu amado Filho, Sua mãe não fez as compras dos aromas para embalsamar ao Messias naquele sábado, mas esperou o dia seguinte para ungir o Seu corpo...

OBS: Lucas 23:56 nos mostra que elas compraram os aromas para então guardar o sábado enquanto que Marcos 16:1 nos diz que guardaram e só então compraram; demonstrando assim que os evangelistas estavam falando de sábados diferentes [cerimonial X semanal] e que o Messias, portanto, morreu na quarta-feira e ressuscitou nas últimas horas do sábado! Isto mostra que ela guardava o mandamento do sábado, no qual está o selo do ETERNO. O próprio Messias guardou o sábado na sepultura, só ressuscitando no pôr-do-sol deste dia. Solicite o estudo: Quarta ou Sexta-feira?

O mesmo exemplo encontra-se na vida do apóstolo Paulo/Sha’ul, como veremos em estudo posterior.

AS PROFECIAS ANUNCIAM UM ATAQUE CONTRA A LEI DO ETERNO

8 – Assim como em Ap 12:7-9 o grande dragão representa satanás em sua rebelião contra o ETERNO, em Dn 7:25 o chifre pequeno representa o anticristo [o papado], instrumento de satanás. Que tentaria mudar o chifre pequeno? ...e cuidará em mudar os __________ e a ______ ;

O próprio Messias foi muito enfático ao declarar que Ele não veio mudar a Lei (Mt 5:17) e que não autorizava a mudança sequer de uma letra ou sinal enquanto durarem os Céus e a Terra (Mt 5:18). Pergunto: Os céus e a Terra já passaram? Portanto, qualquer mudança da Lei do ETERNO não obedece à vontade divina, mas daquele que se rebelou contra O ETERNO e foi expulso do Céu (Ap 12:7-9). Por isso é que a obediência ao mandamento do sábado se constitui num sinal ou selo de lealdade ao ETERNO (Ez 20:20). Quanto aos tempos citado por Daniel/Dayan’ul, o mundo ocidental, seguindo o papado, mudou a forma de marcar o início de um novo dia, ou seja, passou a sinalizá-lo a partir da meia-noite indo de encontro com a forma bíblica de marcar ao pôr-do-sol. Gn 1:2-5, 8, 13, 19, 23, 31; Dt 16:6. Lv 23:32. Ne 13:19. Até mesmo nas Escrituras [paganizadas pela trindade], você lê “meia-noite” [ex: Ex 12:29; Mt 25:6; At 20:7; etc]!

AS PROFECIAS ANUNCIAM A RESTAURAÇÃO DO SÁBADO

9 – O Apocalipse prediz que o remanescente fiel do ETERNO voltaria a adorá-Lo como ordena o mandamento do sábado (4º mandamento – Ex 20:8-11)? Vi outro anjo ...tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a _________ , e a cada _________ , e tribo, e língua, e povo,  dizendo... pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai Aquele que fez o _______ , e a _________ , e o _______ , e as fontes das águas. (Ap 14:6-7).

Veja Êxodo 20:11. Quando analisamos a razão pela qual devemos respeitar o sábado como o dia de repouso, descobrimos que é  porque, em seis dias, fez o CRIADOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o CRIADOR abençoou o dia de sábado e o santificou. Quer dizer que, apesar do plano do anticristo de mudar a Lei quanto ao sábado, haveria um remanescente e fiel que adoraria ao CRIADOR como manda Seu mandamento. Rm 9:27; 11:5.

NOTA: Porém não basta guardar o 4º mandamento (ou seguir a doutrina do Nome) e continuar com outras doutrinas advindas do paganismo tais como: trindade, dons de língua, nascimento virginal, imortalidade da alma, arrebatamento secreto, etc... A Igreja/Kehiláh que o Messias vem resgatar é pura, perfeita; sem mácula, isto é, falsas doutrinas – Ef 5:27.

10 – Quem são os que guardam os mandamentos no Novo Testamento?  ...os que ___________  os ______________  do ETERNO e a _____  no Messias. (Ap 14:12).

Esses cristãos de Apocalipse 14:12 são aqueles servos do ETERNO pelos quais o anjo clamava: Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso CRIADOR. (Ap 7:3). A preposição até sugere que, quando o último sincero receber o sinal do sábado em sua vida, os ventos se soltarão em meio à violência descrita em Ap 11:18, e o Messias virá para destruir “aos que destroem a Terra”.

Minha Decisão: Sendo que o nosso Messias declara: Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então, seria a tua paz como um rio, e a tua justiça, como as ondas do mar. (Is 48:18), decido colocar minha vida em Suas mãos e pedir-lhe forças para obedecer a cada um dos dez mandamentos...

Minha Assinatura:__________________________  Data:____ /____ /______.

CYC – Congregação Yaoshorul’ita o Caminho

www.cyocaminho.com.br  

 

 

SAIR