REVELAÇÃO[kanodgaluth/Gilyahna]

 

ÍNDICE   -  HOME

Curso: As Revelações do Apocalipse - I

Lição 11 – Por que se observa o domingo?

INTRODUÇÃO - Cadastro

1 - O Apocalipse, um Livro Aberto

2 - O Personagem Central do Apocalipse

3 - O Grande Traidor Desmascarado

4 - As Boas Novas do Apocalipse

5 - As Sete Cartas do Apocalipse

6 - O Apocalipse Diz que Yaohushua Voltará

7 - A Prisão de satanás no Abismo

8 - As  Promessas do Apocalipse

9 - Os Sete Selos do Apocalipse

10 - O Selo do ETERNO no Apocalipse

11 - Por que se observa o Domingo

12 - O Apocalipse Revela o Segredo da Morte

13 - O Apocalipse Fala de um Santuário

14 - Chegou a Hora do Seu Juízo

15 - A Profecia que Revela a Hora do Juízo

16 - O Apocalipse, Visões e Profetas

17 - Uma Mulher Vestida de Sol

18 - A Besta do Apocalipse 13 e o 666

19 - A Marca da Besta e a União das Igrejas

20 - Quando o ETERNO de Amor Castiga

21 - O Ministério da Grande Meretriz

22 - Quem Habitará na Santa Cidade

23 - As Duas Testemunhas e os 3 Anjos

24 - O Soar da Sétima Trombeta

25 - ...e Têm a Fé de Yaohushua - I

26 - ...e Têm a Fé de Yaohushua - II

CLIC AQUI para uma Versão de Impressão do Curso Completo ou Siga On-Line

 
 

RESPONDA as perguntas a seguir e nos envie por e-mail [SELECIONE E COLE EM UM DOC (WORD), DEPOIS NOS ENVIE] para receber as demais lições ou continue on-line...

Centenas de versículos nas Sagradas Escrituras ordenam a santificação do Sábado. Muitos cristãos que respeitam o domingo já quiseram ter a satisfação de ler em sua Escritura alguma declaração que dissesse “santificarás o domingo”, porém não a encontraram. Ocorre-lhes então a pergunta: Será que este versículo não existe? O domingo constitui uma ordenança bíblica ou é apenas uma tradição humana?

Uma das grandes profecias do Apocalipse trata da falsa observância do domingo; e, portanto, não estabelece sua santidade, ao contrário, reafirma a observância do Sábado. Esta profecia, porém, será analisada em estudo posterior...

Existe, no entanto, oito versículos do Novo Testamento em que se menciona o domingo (cujo nome bíblico é primeiro dia da semana, isto é, não tem nome) e em um destes se faz referencia a ele sem menciona-lo. Vamos analisar um a um a fim de ver em qual deles se ordena a observância do domingo. Solicite o estudo: Sábado ou Domingo?

 

ANÁLISE DOS OITO VERSÍCULOS

1 – Analise todos os versículos* do Novo Testamento em que se menciona o primeiro dia da semana e marque com um “x” no sim, quando se é ordenado guardar o domingo ou não, quando não se ordena guardá-lo.

* Mt 28:1 -       [   ] Sim   [   ] Não.

* Mc 16:1, 2 -   [   ] Sim   [   ] Não.

No dia de repouso não se fazem compras, e ali diz “compraram aromas...” Além disto, se diz que o domingo é o dia seguinte ao dia de repouso.

* Mc 16:9 -      [   ] Sim   [   ] Não.

* Lc 24:1 -       [   ] Sim   [   ] Não

Lucas disse que investigou diligentemente todas as coisas para que conhecêssemos bem as verdades (Lc 1:1-4; Atos 1:1-3). Mas não disse que o domingo era santo; pelo contrario. Em Lc 23:54-56 se diz que o dia de repouso no Novo Testamento era o sábado. E isto foi escrito cerca do ano 63 a.D., ou seja, 32 anos depois da ascensão do Messias.

* Jo 20:1 -     [   ] Sim   [   ] Não.

* Jo 20:19 -   [   ] Sim   [   ] Não.

O objetivo (motivo) pelo qual estavam juntos não era religioso. Diz ali que estavam trancados com medo dos judaicos. Não estavam comemorando a ressurreição, pois não criam que o Messias havia ressuscitado (ver as duas passagens: Lc 24:36-43; Mt 28:16-17).

* At 20:7 -     [   ] Sim   [   ] Não.

Razão da reunião: A despedida de Paulo/Sha’ul que deveria seguir viagem no dia seguinte...

* I Co 16:2 -   [   ] Sim   [   ] Não.

Não fala de reunião religiosa e sim sobre fazer planos, em casa, de separarem uma quantia e dar a Paulo/Sha’ul, quando este chegasse. A coleta da qual se vem falando desde o verso 1 refere a uma ajuda aos irmãos da Judéia/Yaohu’dah devido à grande fome mencionada em Atos 11:28-30.

Veja que a pessoa que recebe por semana – como era o costume daqueles dias – ao terminar a sexta-feira, recebe-o ao fim do dia. Na sequência, ao pôr-do-sol já é sábado e como se guarda o santo dia, não manuseamos dinheiro. Mas, ao pôr-do-sol termina o sábado e inicia-se o domingo. Agora sim, no primeiro dia da semana é a hora de separarmos a oferta: antes que gastemos tudo, não é?

Portanto, sendo que não existe um só versículo que se ordene guardar o domingo como dia santo de repouso, torna-se evidente que este é guardado exclusivamente por tradição humana, ao passo que centenas de versículos mandam observar o sábado. O decreto mais antigo, obrigando a guardar o domingo, é pagão! O Imperador romano, Constantino, assinou-o no dia 7 de março do ano 321.

2 – Podiam os cristãos mudar a observância do sábado para o domingo? Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.  Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um ­­­­____  ou um _____  jamais passará da  ________ , até que tudo se cumpra. (Mt 5:17-18). Pergunto: A Terra já passou? Cristo já Voltou? Então...

Muitos afirmam que Cristo “cumpriu a Lei” e que, portanto não mais precisamos cumpri-la... Mas Ele disse também: Até que o Céu e a Terra passem... Repito: A Terra já passou, Ele já veio?

3 – Aprova O CRIADOR que se deixe de guardar um de Seus Mandamentos a fim de substituí-lo por uma tradição dos homens? Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías/Yahshua’yaohuh a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.  E ­­­_____ _______ Me adoram, ensinando _____________  que são preceitos de ______________ . (Mc 7:6-7; Tg 2:10).

4 – Segundo o Apocalipse, qual é a característica dos verdadeiros cristãos? Aqui está a perseverança dos __________ , os que ______________  os _______________  de _______  e a fé no Messias. (Ap 14:12).

O DIA DE REPOUSO NO NOVO TESTAMENTO

5 – De que dia fala João/Yaohukhanan no Apocalipse? Achei-me em espírito, no _____ ____ _________ , e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta, (Ap 1:10).

Os pagãos, contemporâneos de João/Yaohukhanan, tinham o seu “dia do senhor”, o domingo em homenagem ao deus Sol (Ez 8:16). Porém os cristãos não adoravam o sol (pelo menos os cristãos daqueles dias...) nem tão pouco ao imperador (I Co 8:5,6). Por isto é que João/Yaohukhanan foi exilado para a ilha de Patmos, sofrendo perseguição religiosa (Ap 1:9). Esta é uma poderosa evidencia de que João/Yaohukhanan não concordaria em render homenagem ao deus Sol e nem guardaria um dia pagão. Para os cristãos, como João/Yaohukhanan, o dia do CRIADOR é aquele que o Messias proclamou como Seu dia... o santo sábado!

6 – De acordo com o Messias, qual é o “dia do ETERNO” no Novo Testamento? de sorte que o Filho do Homem (o MESSIAS) é ___________  também do ________________ . (Mc 2:28).

NOTA: Até mesmo a palavra SENHOR devemos evitar falar (ou escrever), pois pode nos remeter ao inimigo... Esta palavra (seja escrita em maiúsculas ou não) é a tradução literal de BAAL! Substitua, de acordo com o contexto, por Messias ou ETERNO... Em tempo: Cristo, no grego é messias (ungido) e por isto é “aceitável”.

7 – Qual é o dia de repouso do Novo Testamento? Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no sábado, _______________ , segundo o mandamento. (Lc 23:56 RA). No findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maoro’hem de Magdala e a outra Maoro’hem foram ver o sepulcro. (Mt 28:1 RA). 

8 – Na cidade de Corinto, Paulo/Sha’ul trabalhou durante um ano e meio fazendo tendas (At 18:1-3, 11). O fato de que se dedicasse a uma atividade não religiosa durante este tempo prolongado, nos ajuda a descobrir o dia em que repousava – guardava o dia do ETERNO. Que dia reservava Paulo/Sha’ul para as atividades religiosas (missionárias)? ...e, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas.  E todos os ____________  disputava na sinagoga e convencia a judaicos e gregos. (Atos 18:3-4 RC) 

Durante um ano e meio Paulo/Sha’ul trabalhou fazendo tendas, porém, estes 78 sábados, dedicou-os à Igreja. O fato de que aos sábados, também pregava aos gregos demonstra que não o fazia para contentar aos judaicos, mas sim por que era o dia de repouso, o dia do Ungido, dedicado à religião. Todo o livro de Atos testifica de que Paulo/Sha’ul guardava o Sábado. Atos 13:42, 44; 16:13. O seu costume era dedicar o Santo Sábado ao trabalho missionário dando estudos bíblicos... Atos 17:2.

9 – Até quando continuará sendo guardado o Sábado? Porque, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante de mim, diz o Messias, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.  E será que, de uma Festa da Lua Nova à outra e de um ___________ a _________ , virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Messias. (Is 66:22-23 RA).

NOTA: Até mesmo os festivais da Lua Nova, os crentes de hoje, ignoram... Ex 40:1-2. Solicite o nosso Calendário das Festas [perpétuas].

Assim como para o homem não houve um só sábado que não devesse ser guardado (pois foi estabelecido como dia de repouso no primeiro sábado  da Terra – Gn 2:1-3), jamais  haverá um só sábado que não seja para se guardar. Estes versos de Isaías/Yahshua’yaohuh dizem que durante o Milênio – tema de Is 65 e 66 - , a cada sábado, todos os remidos irão adorar ao CRIADOR (Yaohushua) na Jerusalém/Yah’shua-oleym, terreal. O Sábado será tão eterno como a eternidade.

10 – Qual deve ser a razão para se guardar o sábado? Se _______ ___________ , guardareis os  _______ ____________________ . (Jo 14:15 RA).

Minha decisão: Santo ETERNO, eu Te amo, por que me amaste primeiro! Como prova de meu amor e entrega a Ti, decido guardar a Sua Lei, inclusive com o 4° Mandamento, o Teu Santo Sábado. Dá-me forças para fazê-lo...

Minha Assinatura:__________________________  Data:____ /____ /______.

cyocaminho@gmail.com

 

 

SAIR