REVELAÇÃO[kanodgaluth/Gilyahna]

 

ÍNDICE   -  HOME

Curso: As Revelações do Apocalipse - I

Lição 14 - Chegou a Hora do Seu Juízo

INTRODUÇÃO - Cadastro

1 - O Apocalipse, um Livro Aberto

2 - O Personagem Central do Apocalipse

3 - O Grande Traidor Desmascarado

4 - As Boas Novas do Apocalipse

5 - As Sete Cartas do Apocalipse

6 - O Apocalipse Diz que Yaohushua Voltará

7 - A Prisão de satanás no Abismo

8 - As  Promessas do Apocalipse

9 - Os Sete Selos do Apocalipse

10 - O Selo do ETERNO no Apocalipse

11 - Por que se observa o Domingo

12 - O Apocalipse Revela o Segredo da Morte

13 - O Apocalipse Fala de um Santuário

14 - Chegou a Hora do Seu Juízo

15 - A Profecia que Revela a Hora do Juízo

16 - O Apocalipse, Visões e Profetas

17 - Uma Mulher Vestida de Sol

18 - A Besta do Apocalipse 13 e o 666

19 - A Marca da Besta e a União das Igrejas

20 - Quando o ETERNO de Amor Castiga

21 - O Ministério da Grande Meretriz

22 - Quem Habitará na Santa Cidade

23 - As Duas Testemunhas e os 3 Anjos

24 - O Soar da Sétima Trombeta

25 - ...e Têm a Fé de Yaohushua - I

26 - ...e Têm a Fé de Yaohushua - II

CLIC AQUI para uma Versão de Impressão do Curso Completo ou Siga On-Line

 
 

RESPONDA as perguntas a seguir e nos envie por e-mail [SELECIONE E COLE EM UM DOC (WORD), DEPOIS NOS ENVIE] para receber as demais lições ou continue on-line...

O Santo, o Verdadeiro, Aquele que tem a chave de Dao’ud, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá” (Ap 3:7) ...nos revela no Apocalipse que há uma hora de juízo - Ap 14:7.

Em Apocalipse 14 estão as mensagens dos três anjos, a qual estudamos nesta lição. O primeiro anuncia a hora do juízo. Deixaremos para outro momento, a segunda e a terceira mensagens. Estes anjos evidentemente são simbólicos, pois lhes foi confiada a tarefa de pregar o Evangelho eterno às multidões. Essa tarefa não foi confiada pelo CRIADOR a anjos literais, mas aos seres humanos. Portanto, deve ser entendida como símbolo de um grupo de crentes anunciadores dessas mensagens.

Quando haveria de ocorrer o juízo final? Os autores bíblicos falaram dele como algo que aconteceria em suas épocas. (Mt 10:15; 11:21-24; At 17:31; 24:25; Rm 2:16; II Co 5:10; Tg 2:12; II Pe 2:4; Jd 6).

Também, devemos entender que quando a Escritura fala do juízo final se refere pelo menos a três etapas, fases ou aspectos: 1 -  Juízo de selamento, antes da segunda vinda de Cristo, o qual tem a ver somente com os Seus fiéis; 2 – Juízo Milenial, que será realizado pelos santos – nós – durante o Milênio, em relação às pessoas que ali nascerem... 3 – Juízo Executivo, que será aplicado sobre os ímpios de todos os tempos, no fim do Milênio.

1 – Qual é a solene mensagem proclamada pelo anjo que tinha o Evangelho eterno?  ...Temei ao ETERNO e dai-Lhe glória, pois é ______________________________________________ ; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. (Ap 14:7).

Esta mensagem tem a ver com dois acontecimentos relacionados entre si: Um que ocorre no Céu e outro na Terra. O juízo mencionado aqui ocorre no santuário celestial, pois ao concluir-se, sai do templo do ETERNO, um anjo com uma foice para ceifar (Ap 14:14-16; Rm 11:25). Este acontecimento já aparecia profetizado na purificação do santuário terrestre. O outro acontecimento deveria, segundo as Escrituras, ocorrer na Terra onde havia um chamado para adorar aquele que fez os Céus e a Terra nos termos do mandamento que ordena respeitar o Sábado como dia de repouso (Ex 20:8-11). A restauração da adoração ao ETERNO e ao CRIADOR, por meio do respeito ao santo sábado, seria proclamada quando chegasse a hora do juízo.

Há uma profecia do Antigo Testamento referente aos dois acontecimentos e que assinala quando será a hora do juízo. Um estudo da purificação do santuário do Antigo Testamento nos permitirá compreender melhor a profecia do Juízo de Selamento que ocorrerá no santuário celestial. Julgamento no Santuário: No estudo nº 13 vimos que no santuário terrestre se realizavam três classes de ofertas ou sacrifícios: 1 – O Contínuo (Ex 29:38-42), que era para benefício do povo, assim como Cristo morreu por todos (II Co 5:15); 2 – Ofertas individuais diversas que, quando eram para a remissão de pecados, deviam ser com derramamento de sangue (Hb 9:22; Lv 1:2-4), símbolo da aceitação pessoal a Cristo (Jo 3:16). 3 – O Dia da expiação (Lv 16:27-30, 34).

Também vimos que os sacrifícios se agrupavam em dois serviços: 1 – Serviço diário realizado no átrio e no lugar santo a cada dia do ano (Hb 9:6) e 2 – Serviço anual, realizado no lugar santíssimo somente um dia no ano, ao final do ano litúrgico (Hb 9:7); no dia da expiação, que era símbolo do juízo e da erradicação do pecado.

2 – Como fazia o pecador do Antigo Testamento para conseguir o perdão de seus pecados?  ...trará por sua oferta uma ___________ sem defeito.

Em outros versículos fala-se de outros animais, sempre sem defeitos. ...E porá a mão sobre a _________ da oferta pelo pecado e a ___________. Símbolo da transferência de nossos pecados para o “Cordeiro do ETERNO”, Cristo, causando-Lhe a morte ...Então, o sacerdote ...o sangue da oferta e o porá sobre  __________ do altar do holocausto... Ali ficavam registrados como pecados perdoados (Lv 4:27-30). Estes ritos eram simbólicos que não tinham valor em si mesmo. O Sangue de Cristo, representados pelos animais, é o único que tem poder redentor (Hb 9:9-14).

3 – Que evidencia bíblica nos permite entender que esses pecados perdoados ficavam registrados no santuário e o contaminavam? O pecado de Yaohu’dah está ______________ ...e nas ___________  dos seus altares. (Jr 17:1).

Quando o sacerdote aspergia o sangue, simbolicamente o pecado era transferido para o santuário. O pecador era perdoado mas ficava um sangrento registro no santuário. Essa cerimônia ajuda a compreender por que no Apocalipse e em outras partes da Escritura se fala dos livros de registros no Céu (Ap 3:5; 20:12, 15; Ml 3:16; Hb 13:12).

4 – Depois do acúmulo dos pecados dos penitentes durante um ano, que se faziam no dia da expiação (10º dia do 7º mês)?  ...fará ____________ pelo_________________ , pela tenda da congregação e pelo__________ ; também a fará pelos sacerdotes e por todo o___________ da congregação ...para fazer expiação uma vez por__________ pelos filhos de Israel... (Lv 16:29-34).

Lv 16:1-28 descreve as cerimônias que se realizavam no dia em que o santuário era purificado. Com esta cerimônia o santuário era purificado (simbolicamente) do registro dos pecados dos arrependidos que haviam confessado sua culpa, dos sacerdotes oficiantes que comiam a carne dos animais sacrificados e do altar onde era derramado o sangue e também aspergido... A purificação do altar era realizada com o sangue do bode “para o ETERNO” (Lv 16:9, 15, 16, 20, 21), símbolo do pecado imputado sobre o Messias, dentro do arraial - julgamento. (Hb 7:27; 9:23-26). Como diz Is 53:6: “O ETERNO fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos”. (I Jo 2:12; 4:10) pois “sem derramamento de sangue não há remissão de pecados” Hb 9:22.

5 – Como era ilustrada, no serviço do dia da expiação, a erradicação final do pecado? ...e os porá sobre a ___________ do bode e enviá-lo-á ao ___________ ... Assim, aquele bode levará sobre si todas as iniquidades deles para terra solitária... (Lv 16:10, 20-22).  

O segundo bode representaria a segunda parte do sacrifício do Messias que era realizado (crucificado) fora do arraial... Por isto dois bodes SEM MÁCULA eram usados neste ritual. Alguns dizem que o segundo bode seria satanás, o causador do pecado, mas perguntamos: Satanás sem mácula?

6 – Que sentença recaía sobre aqueles que neste dia não estavam com as vidas acertadas com o ETERNO, símbolo de juízo? ...Porque toda alma (pessoa) que, nesse dia, se não afligir será ____________ do seu __________ . (Lv 23:27-29).

Com essa cerimônia, encerrava-se o ciclo religioso do ano, símbolo do fim dos pecados sobre a face da Terra. Cremos que o juízo apresentado aqui é aquele ao qual se refere o Novo Testamento, como por exemplo: I Pe 4:17, onde se fala do juízo da Casa do ETERNO em harmonia com Lv 16:34. Este juízo de selamento precede a segunda vinda de Cristo.

7 – Que declaração do Novo Testamento demonstra que essa cerimônia era símbolo de um juízo que haveria de realizar-se no Céu? ...Porque Cristo não entrou em _____________ feito por mãos, figura do _____________ , porém no mesmo ______ ... assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o ___________ ,  assim também Cristo... aparecerá _______________  vez... (Hb 9:23-28).

 

JUÍZO de SELAMENTO: primeira fase do juízo do Criador; precede a segunda vinda...

8 – O que se realizaria no Céu justamente antes de vir o Messias? Daniel/Dayan’ul viu que: foram postos uns  _____________ , e o _______ __ ______ Se assentou (depois de descrever o Messias, diz:) assentou-se o ____________ , e se abriram os ____________ . (Dn 7:9-10).

Esta fase do juízo de selamento diz respeito ao povo do ETERNO (Ap 7:1-4), começando pelos primeiro habitantes da Terra até os que estiverem vivos ao vir o Messias. Serão julgadas as obras, sejam boas ou más (Ec 12:14), na base da Lei Moral (Tg 2:12), de acordo ao que está registrado nos livros do Céu (Ap 21:12). O acusador é satanás (Ap 12:10; Zc 3:1, 2). Cristo, nosso advogado, que perdoa a todo aquele que O aceita como Messias, apaga o pecado dos registros do Céu. I Jo 1:7, 9 diz que o Seu sangue perdoa e limpa ou purifica. Ele prometeu em Ap 3:5 não apagar do livro da vida o nome dos vencedores. Note que este juízo ocorre no Céu (Dn 7:13), na época em que o profeta está impressionado com a obra que o anticristo (apostasia) está procurando fazer na Terra (Dn 7:8-10). No final do juízo de selamento, estará decidida a sorte de todo ser vivente e Cristo virá em seguida. (Ap 22:11e12).

 

JUÍZO MILENIAL (julgamento realizado pelos santos): segunda fase do juízo; durante o milênio, na Terra...

9 – Quem são os que serão julgados na segunda fase do juízo final? Então vi uns ____________ ; e aos que se assentaram sobre _______ foi dado o __________  de julgar... (Ap 20:4-7).

Esta fase do juízo abrange aqueles [poucos] que sobreviveram ao Armagedom e adentraram o milênio terreal. Haviam sidos selados por satanás em suas mãos... Será realizado pelo Messias, junto com os redimidos, durante o milênio aqui na Terra (Ap 20:4; I Co 6:2e3). Portanto, este juízo é para as pessoas que nascerem durante o milênio e que são filhos de ímpios convertidos durante o milênio (Is 66:19).

 

JUÍZO EXECUTIVO: terceira fase; no final dos Mil Anos, aqui na Terra...

10 – Como descreve o Apocalipse a maneira como se cumprirá a última parte do juízo profetizado no simbolismo do santuário? E os mortos foram ____________ , segundo as ______ _________ , conforme o que se achava escrito nos livros... E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo. (Ap 20:11-15).

Esta é a fase executiva e final do juízo. Note que antes do milênio (Ap 14:15, 16); no fim do juízo de Selamento saiu do santuário o anjo com a ordem de ceifar a messe (juntar os fiéis remidos); nos vs. 17 a 20 sai do templo a ordem de completar a purificação pela erradicação do pecado (e dos pecadores rebeldes) para sempre. As uvas são lançadas no lagar da cólera do ETERNO. Agora, no fim do milênio, todos os ímpios ressuscitam para o horror eterno que é a segunda morte. Note que o diabo, seus anjos e os seus adeptos (povos que foram corrompidos após a soltura de satanás) foram destruídos no lago de fogo, antes da ressurreição dos ímpios (Ap 20:14) e agora é a vez destes ímpios (de todos os tempos, exceto os que surgiram durante o milênio e ficaram ao lado de satanás contra a cidade querida e que foram mortos pelo fogo eterno, durante a satânica rebelião contra a Cidade Querida, Jerusalém/Yah’shua-oleym terreal). A morte (e o inferno – sepultura) é o último a ser lançado neste lago, que agora perde a sua utilidade: Juízo! ...pois a promessa é que o mal não se levantará novamente (Naum 1:9; Ap 21:1-6 cf I Co 15:26).

RESUMINDO:

QUEM É Antes do Milênio Durante o Milênio Após o Milênio
No Juízo do CRIADOR JUSTOS NAÇÕES ÍMPIOS

Juiz

O ETERNO

Sl 50:6

O MESSIAS

Jr 23:5

O Messias

 Jo 5:22, 23

ADVOGADO O Messias – I Jo 2:1 Justos – Ap 20:4* Não Haverá
Acusador satanás – Ap 12:9, 10 A Lei – Jo 5:45 satanás – Ap 20:3
Testemunhas Anjos – Ap 5:11 Anjos** Anjos
Réus Igreja/Santos – Ap 7 Nações que se formam durante o milênio – Is 66:17 Nações e ímpios de todas as épocas – Mt 25:34, 41
Qual Lei? 10 Mandamentos*** 10 Mandamentos 10 Mandamentos

* I Co 6:2, 3 - Ap 14:12 (justos);   ** Sl 34:7;  *** Ex 20:1-17 

 

Minha Decisão: Sendo que o meu nome será considerado no juízo do ETERNO, rogo ao Messias, meu advogado e defensor, que me defenda e cubra com os méritos de Seu sangue e que me ajude a ser fiel súdito de Seu novo reino.

Minha Assinatura:_________________________  Data:____ /_____ /_____.

www.cyocaminho.com.br

ocaminho@ig.com.br

 

 

SAIR