REVELAÇÃO[kanodgaluth/Gilyahna]

 

ÍNDICE   -  HOME

Curso: As Revelações do Apocalipse - I

Lição 2: O Personagem Central do Apocalipse

INTRODUÇÃO - Cadastro

1 - O Apocalipse, um Livro Aberto

2 - O Personagem Central do Apocalipse

3 - O Grande Traidor Desmascarado

4 - As Boas Novas do Apocalipse

5 - As Sete Cartas do Apocalipse

6 - O Apocalipse Diz que Yaohushua Voltará

7 - A Prisão de satanás no Abismo

8 - As  Promessas do Apocalipse

9 - Os Sete Selos do Apocalipse

10 - O Selo do ETERNO no Apocalipse

11 - Por que se observa o Domingo

12 - O Apocalipse Revela o Segredo da Morte

13 - O Apocalipse Fala de um Santuário

14 - Chegou a Hora do Seu Juízo

15 - A Profecia que Revela a Hora do Juízo

16 - O Apocalipse, Visões e Profetas

17 - Uma Mulher Vestida de Sol

18 - A Besta do Apocalipse 13 e o 666

19 - A Marca da Besta e a União das Igrejas

20 - Quando o ETERNO de Amor Castiga

21 - O Ministério da Grande Meretriz

22 - Quem Habitará na Santa Cidade

23 - As Duas Testemunhas e os 3 Anjos

24 - O Soar da Sétima Trombeta

25 - ...e Têm a Fé de Yaohushua - I

26 - ...e Têm a Fé de Yaohushua - II

CLIC AQUI para uma Versão de Impressão do Curso Completo ou Siga On-Line

 
 

RESPONDA as perguntas a seguir e nos envie por e-mail [SELECIONE E COLE EM UM DOC (WORD), DEPOIS NOS ENVIE] para receber as demais lições ou continue on-line...

A Palavra “Apocalipse” [Kanodgaluth] significa “revelar ou descobrir” no grego. No hebraico é escrito assim: Gilyahna - Revelação. O livro começa dizendo que é “a revelação do nosso Messias” (Ap 1:1), e expõe um terrível conflito que alcança dimensões cósmicas, no qual existe um vilão implacável e um herói que impressiona. Muitos ignoram este herói que é o Messias, identificado por 38 nomes e títulos descritivos diferentes. Nos primeiros três capítulos é mencionado 137 vezes e em todo o livro existem umas 250 referencias à Sua sublime pessoa. Apesar disto, ao falarmos do Apocalipse, surge o nome de alguém que até aqui quer roubar a cena: o diabo...

1 – Como descreve o Apocalipse a grandiosidade do Messias? Ap 1:13-16

a) Sua roupa –1:13 ______________________ b) Seu cinto – 1:13 ____________________

c) Seus cabelos – 1:14 ___________________ d) Seus olhos – 1:14 ___________________

e) Seus pés – 1:15 ______________________ f) Sua voz – 1:15 ______________________

g) Seu rosto – 1:16 ______________________

Lendo Dn 10:5-9 e comparando com Ap 1:17, você notará o tremendo impacto que causou ao profeta Daniel/Dayan’ul e ao apóstolo João/Yaohukhanan a magnificência do Messias.

NOSSO AMÁVEL E PODEROSO SALVADOR: Nas visões de Apocalipse aparecem diversos livros, os quais afetam diretamente nosso destino, como podemos observar através dos seguintes exemplos: (a) Ap 3:5 fala do livro _____________________ (b) Ap 21:27 se refere ao livro da ___________________  (c) Ap 20:12 menciona outros livros no plural...

Todos os livros são mencionados em conexão com o juízo. Os que são salvos têm seus nomes no livro da vida e, por outro lado, serão apagados deste livro os nomes dos que, depois, rejeitam-No!

Nos capítulos 4 e 5 de Apocalipse encontramos uma cena de angústia vivida por João/Yaohukhanan ao descobrir que ninguém tinha poder legal para abrir os selos do misterioso livro escrito por dentro e por fora, que estava na mão do anjo. Aparentemente, aparecem neste livro as obras dos seres criados...

2 – Quem foi o único ser em todo o universo, capaz de abrir o livro dos sete selos? Ap 5:6-9. __________________________________________________ .

Segundo o Apocalipse 5, somente o Messias sabe quem será salvo e quem irá perder-se. Ele, somente Ele, pode ler os corações e compreender quem em verdade é Seu. É necessário que entreguemos a vida à Ele. Só o Messias pode limpar-nos do pecado (I Jo 1:9). Somente Ele é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da glória do ETERNO – Jd 24. Na verdade. Abaixo do Céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos – Atos 4:12.  Por isso é que João/Yaohukhanan em Apocalipse 5 chorava sem consolo e sem nenhuma esperança até que apareceu o Messias. E, também, é explicado por que os 24 anciãos exclamam com regozijo: Digno és, quando o Messias interveio em favor daqueles pelos quais morreu...

3 – Segundo os 24 anciãos de Ap 5:8, 9, 12 – o que qualificou o Messias como o único digno de abrir o livro selado?   ...porque foste _________ e com o Teu sangue compraste para O ETERNO os que procedem de toda _________  , __________   , ___________   e ____________  (Ap 5:8-9, 12 RA). Leia At 20:28.

O título “Cordeiro” é mencionado 26 vezes em Apocalipse e se refere ao Messias. Assim o declara João/Yaohukhanan, o imersor, em Jo 1:29. No ritual simbólico do santuário do Antigo Testamento, o cordeiro era sacrificado no lugar do pecador e seu sangue limpava-o do pecado. No Novo Testamento nos é ensinado que o Messias é a realidade daquela simbologia...

 4 – Qual a força motivadora que impulsionou o sublime sacrifício do Messias? ... Àquele que nos _____________ , e, pelo Seu __________ , nos libertou dos nossos pecados, (Ap 1:5 RA).

5 – Por que tem valor substituinte (Ele morreu em nosso lugar) a morte do Messias?

a) Rm 6:23 ______________________________________________________ .

b) Hb 4:15 ______________________________________________________ .

c) I Co 15:3 _____________________________________________________ .

6 – Que outro grande privilégio recebemos da parte de nosso Salvador ao aceitar Seu sacrifício?    ...e nos __________  reino,  _____________  para o Seu ________ e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém! (Ap 1:6 RA).

No Antigo Testamento, o ser humano se dirigia ao ETERNO através do sumo-sacerdote. Pela graça divina e através dos méritos do Messias, cada crente nEle, é feito sacerdote (I Pe 2:5, 9), permitindo-lhe ir ao ETERNO diretamente.

sua origem e a sua fonte de poder:

Com séculos de antecipação, o Antigo Testamento profetizou que o Messias haveria de nascer de uma jovem (Is 7:14), na pequena cidade de Belém (Mq 5:2). O Novo Testamento confirma que, quando o Messias nasceu, estas profecias se cumpriram (Mt 1:22, 23; 2:5, 6). Mas este nascimento só foi possível por ter o Filho do ETERNO aberto mão de sua divindade para tornar-se plenamente humano – Fl 2:5-8

7 – Desde quando existia o Messias? a)  __________ que _____________ mundo. (Jo 17:5 RA). (b) ...desde os _________ __________ , desde os ________ ____ _____________ . (Mq 5:2 RA).

Nota: De acordo com Pv 8:22-30 vemos que o Messias apesar de ser gerado do Pai, é anterior ao tempo – sua primeira obra – e por isto, é eterno (palavra de conotação temporal)...

8 – Qual era a natureza de Cristo antes da Sua encarnação?   ...O qual é sobre todos, _______ _____________  para todo o sempre. Amém! (Rm 9:5).

Devido a Sua natureza divina espiritual (Filho do ETERNO) é que Pedro/Kafos disse que foi o Messias quem inspirou os profetas (I Pe 1:10, 11); portanto a Escritura é de Sua autoria: II Tm 3:16. E, é por isto que Apocalipse 22:6 confirma que o CRIADOR, é o CRIADOR dos espíritos dos profetas. A Escritura proclama que o Messias é o Verbo e é o Unigênito do Pai (Jo 1:1-3, 14, 18). As Escrituras, ao chamar o Messias de “DEUS”, o faz devido à Sua procedência divina e por deferência do próprio ETERNO (Hb 1:5-8). Por isto é que nas Escrituras ouvimos falar sobre o Anjo do ETERNO (Miguel/Mikha’ul) que se fez carne e hoje, em espírito (o Consolador) voltou para habitar, em espírito (onipresença), em nós... Mt 18:20 cf Jo 14:21-23.

Mas, a Escritura deixa-nos claro que o Messias encarnado assumiu a nossa natureza pecaminosa (pós queda de Adão/Adan – Fl 2:6-11) para que assim como Ele venceu e VERDADEIRAMENTE morreu em meu lugar, eu possa também vencer! Rm 8:3-4; Hb 2:14-17.

 

o nosso eterno salvador:

9 – Desde quando estava decidido que quando o ser humano pecasse, o Messias o resgataria? I Pe 1:18-20 ________________________________ .

A ressurreição de Cristo demonstra que Ele recebeu poder sobre a vida e a morte (Ap 2:8) e nos dá a garantia do Seu poder para salvar (Jo 10:17). Como morreu inocente (sem pecado) foi declarado justo e ressuscitado pelo Pai... Assim como seremos, por Seu sangue!

10 – Quão abrangente é a capacidade salvadora do nosso Messias?   ... pode __________  totalmente os que por Ele se chegam ao ETERNO, vivendo __________  para _____________  por eles. (Hb 7:25 RA).

Minha Decisão: Aceito ao Messias como meu Salvador. (I Co 8:5, 6)

Minha Assinatura: _________________________ Data ____ /____ /______ .

 

www.cyocaminho.com.br

cyocaminho@gmail.com

 

 

SAIR