REVELAÇÃO[kanodgaluth/Gilyahna]

 

ÍNDICE   -  HOME

Curso: As Revelações do Apocalipse - I

Lição 21 - O Mistério de Babilônia, a Grande Meretriz

INTRODUÇÃO - Cadastro

1 - O Apocalipse, um Livro Aberto

2 - O Personagem Central do Apocalipse

3 - O Grande Traidor Desmascarado

4 - As Boas Novas do Apocalipse

5 - As Sete Cartas do Apocalipse

6 - O Apocalipse Diz que Yaohushua Voltará

7 - A Prisão de satanás no Abismo

8 - As  Promessas do Apocalipse

9 - Os Sete Selos do Apocalipse

10 - O Selo do ETERNO no Apocalipse

11 - Por que se observa o Domingo

12 - O Apocalipse Revela o Segredo da Morte

13 - O Apocalipse Fala de um Santuário

14 - Chegou a Hora do Seu Juízo

15 - A Profecia que Revela a Hora do Juízo

16 - O Apocalipse, Visões e Profetas

17 - Uma Mulher Vestida de Sol

18 - A Besta do Apocalipse 13 e o 666

19 - A Marca da Besta e a União das Igrejas

20 - Quando o ETERNO de Amor Castiga

21 - O Ministério da Grande Meretriz

22 - Quem Habitará na Santa Cidade

23 - As Duas Testemunhas e os 3 Anjos

24 - O Soar da Sétima Trombeta

25 - ...e Têm a Fé de Yaohushua - I

26 - ...e Têm a Fé de Yaohushua - II

CLIC AQUI para uma Versão de Impressão do Curso Completo ou Siga On-Line

 
 

RESPONDA as perguntas a seguir e nos envie por e-mail [SELECIONE E COLE EM UM DOC (WORD), DEPOIS NOS ENVIE] para receber as demais lições ou continue on-line...

O Apocalipse contém o último chamado do ETERNO de amor para os moradores da Terra (Ap 14:6-14), expõe-nos as artimanhas de satanás e descreve a organização que ele tem para o seu trabalho. Nenhum outro livro ostenta um conteúdo de tanta importância como este, para o homem moderno. Sua mensagem é tão crucial e imperativa que o CRIADOR pronunciou uma terrível sentença sobre todo aquele que tentar alterar sua mensagem (Ap 22:18, 19). Uma das tremendas revelações que o CRIADOR nos faz neste livro é a respeito do que Ele chama o Mistério* de Babilônia, a grande meretriz, e como o conteúdo dessa mensagem pode afetar nossa salvação. Vamos analisá-lo neste estudo.

NOTA: Mistério... é como se define a trindade!

1 – Que tragédia deixa a descoberto a proclamação das três mensagens angélicas?

 ___________ , ___________ a grande _________________ . Ap 14:8.

Aqui está falando de uma babilônia mística, pois a literal já havia sido destruída nos tempos do Antigo Testamento e Is 13:19-21 declara que nunca mais seria habitada. É interessante notar que a Bíblia de Jerusalém - BJ (tradução católica impressa com a autorização das autoridades eclesiásticas), comentando o Apocalipse 17:5 diz que “Babilônia é o nome simbólico de Roma”. Devido ao sentido eminentemente religioso da mensagem dos três anjos (Estudo 9, 18 – Ap 14), devemos interpretar esta babilônia caída como sendo espiritual e religiosa. O  comentário (rodapé) da BJ diz que Roma arrastou todas as nações à idolatria; sem “pereceberem” que o papado é seu herdeiro...

2 – Que ordem do CRIADOR aos sinceros que ainda estão em Babilônia demonstra que sua posição religiosa é grave?

Ouvi outra voz do céu, dizendo: _________ dela,_______ Meu, para não serdes__________ em seus pecados e para não __________ dos seus flagelos; (Ap 18:2-4).

Esta solene declaração divina demonstra que há pessoas bem intencionadas dentro de Babilônia, os quais demonstrarão sua sinceridade obedecendo à ordem do ETERNO de sair dela...

OUTRA FIGURA DE DEGRADAÇÃO RELIGIOSA DA BABILÔNIA MÍSTICA

3 – Sob que outra figura de degradação O CRIADOR apresenta a igreja caída?

...Vem, mostrar-te-ei o julgamento da grande ____________ ...vi uma _____________ montada numa __________ escarlate, besta repleta de nomes de____________ ,  com ________________ e _______________ ...Na sua fronte, achava-se escrito um nome, um mistério: _______________ , ______________ , A MÃE DAS ________________ ... (Ap 17:1-5).

Assim como em Apocalipse 12 uma mulher pura é símbolo adequado da igreja fiel, aqui aparece uma meretriz como símbolo de uma igreja que se prostituiu – desviou-se; que teve uma queda doutrinária. A BJ comenta que a prostituição é o símbolo da idolatria. Um antecedente bíblico que ajuda a entender este ponto de vista encontra-se em Ez 16:15 - Mas confiaste na tua formosura e te entregaste à lascívia, graças à tua fama; e te ofereceste a todo o que passava, para seres dele.  Outro exemplo: ...com seus ídolos adulteraram ...Ainda isto me fizeram:  ...e profanaram os meus sábados. (Ez 23:37-38).

4 – Onde a igreja caída teria a sua sede? (Ap 17:15).

 ...e vi uma mulher montada numa _____________  escarlate ...com ________ ___________  e ________ _____________ .    (Apocalipse 17:3-4, 7, 9, 15 RA) ...as sete cabeças são sete ______________ , nos quais a mulher está sentada.  As águas que viste, onde a meretriz está assentada, são __________ , __________ , __________ e _________  .

“As sete cabeças são as sete colinas de Roma” – Comentário da BJ, Ap 17:3. A besta (Roma) leva sentada sobre si uma igreja prostituída, o que dá a entender claramente que teria sua sede em Roma, a cidade dos sete montes. Outra impressionante revelação que nos faz o CRIADOR neste capítulo de Apocalipse é que essa igreja de Roma é “católica” (esta palavra significa universal), pois está escrito que ela estava sentada sobre muitas águas (povos, multidões, nações, línguas) mostrando assim a sua universalidade.

5 – Do ponto de vista do ETERNO, qual seria a influência religiosa negativa que exerceria a Igreja de Roma sobre a Humanidade?

...e com o ______________ de sua devassidão, foi que se _________________ os que habitam na Terra. ...pois todas as _____________ tem _________ do _____________ do furor da sua _______________ Ap 17:2, 4; 18:2-4.

A igreja caída serve às nações o vinho do cálice de suas doutrinas adúlteras. Com elas tem-se embriagado os crentes, os quais não percebem os seus erros mencionados. Estes não são compungidos a ler a Escritura, pois isto a desmascararia. Vejamos alguns dos muitos exemplos do que, lamentavelmente, lá existem. Contrastaremos a doutrina pura com a adulterada para facilitar a compreensão.

(a) A Doutrina Pura: A Escritura é a Palavra do Criador, regra de Fé e de Doutrina (II Tm 3:15-17); II Pe 1:19). O Vinho Adulterado: a Tradição condenada pela Escritura (Mc 7:6-13; Gl 1:6-9; Ap 22:18, 19) e livros apócrifos e de falsos profetas (Chico Xavier, EGW, etc).

(b) A Doutrina Pura: Cristo é o único e suficiente Salvador (At 4:10-12); Cristo é o único e suficiente Mediador (I Tm 2:5; Jo 14:6). O Vinho Adulterado: a mediação de outros. Ex: sacerdotes, santos, papas, Maria, o “deus” espírito santo, etc.

(c) A Doutrina Pura: Somos salvos pela graça (Ef 2:8, 9) e justificados pela fé, gratuitamente (Rm 3:24). O Vinho Adulterado: as penitências, as indulgências, as promessas, as ações meritórias (obras) e o dízimo, etc.

(d) A Doutrina Pura: A fé não anula a Lei (Rm 3:31), mas descreve a conduta ética cristã que vive aquele que foi perdoado e justificado pela fé na graça (Jo 8:3-11; I Jo 3:4; Ef 4:28; I Jo 2:3-5). O crente guarda a Lei como fruto da Nova Vida em Cristo; como expressão de amor a Cristo (à Sua vontade). A Lei não foi mudada pelo Messias e Ele não autorizou mudança alguma (Mt 5:17, 18). Por isso o crente guarda os mandamentos (Ap 14:12). O Vinho Adulterado: Ensina que se pode mudar a Lei e adulterá-la...

(e) A Doutrina Pura: O segundo mandamento da Santa Lei do ETERNO proíbe adorar ou venerar e/ou render culto a imagens – idolatria (Ex 20:4-6). Há muitas declarações bíblicas que falam que é irracional pedir auxílio e render culto a objetos inanimados (Is 44:9-20; 46:8-10). O ETERNO disse que não quer ser adorado através de imagens (Is 42:8, 17). Ele é espírito e pede um culto espiritual (Jo 4:23, 24).  O Vinho Adulterado: Fazer imagens, acender velas diante de imagens, pedir-lhes alguma graça, fazer promessas, orar ajoelhado diante de imagens (Lc 4:7 RA), etc. Tirar este mandamento ao ensinar o povo por meio do catecismo. Mas na Escritura o mandamento está escrito e é claro.

(f) A Doutrina Pura: O quarto mandamento ensina observar o santo sábado (Ex 20:8-11). O Messias guardou o sábado (Lc 4:16), a bem-aventurada, a jovem Maria/Maoro’hem e outras piedosas mulheres o guardaram (Lc 23:54-56); o Messias disse que não se pode mudar a Lei (Mt 5:17, 18). O anticristo mudaria (Dn 7:25). Mas os fiéis guardariam os mandamentos do ETERNO (Ap 14:12), por isso durante o Seu governo messiânico, continuaremos guardando o sábado (Is 66:22, 23). O Vinho Adulterado: Deixaram de guardar o sábado e ensinaram a guardar o domingo (Tg 2:10; Lc 6:46); inclusive o domingo dos domingos: o natal em 25 de dezembro!

(g) A Doutrina Pura: Os mortos estão dormindo (Jo 11:1-14), inconscientes (Ec 9:5, 6) até a ressurreição (Jo 5:28, 29) quando receberão a vida eterna (I Co 15:20-23). Não há outra oportunidade depois da morte (Hb 9:27) nem pode alguém ser salvo por méritos de outra pessoa que está fazendo penitencia ou missa (Rm 14:12). O Vinho Adulterado: as doutrinas do purgatório, indulgências, etc. derivadas da idéia errônea de que os mortos vivem (imortalidade da alma). Existem muitos outros exemplos...

(h) Mas, a mais nefasta mudança foi realizada no primeiro mandamento alterando a crença em um único UL’HIM [CRIADOR ETERNO] para três outros deuses... Dt 6:4; I Co 8:4up, 5-6.

BABILÔNIA TEM IGREJAS-FILHAS

6 – Que palavras escritas na testa de Babilônia demonstram que há igrejas-filhas que partilham de parte dos seus erros religiosos? 

Na sua fronte, achava-se escrito um nome, um mistério: BABILÔNIA, A GRANDE, A ____________ DAS ________________ E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA. (Ap 17:5 RA).

A visão do Apocalipse revela que Roma é a igreja-mãe. Esta tem filhas que a deixaram e filhas que saíram dela, mas apesar de havê-la abandonado conservam muito de seus vícios e da sua conduta religiosa equivocada. Saíram da casa da mãe meretriz, mas embriagadas com o vinho doutrinário que ela havia adulterado. Este versículo nos ajuda a entender que evidentemente Babilônia é uma espécie de sobrenome ou nome de família e que a grande Babilônia inclui Roma e as outras igrejas guardadoras do domingo e da trindade; etc. Isto pode causar admiração, mas o Croador o revela com clareza. Leia Is 4:1.

O CHAMADO MISERICORDIOSO DE UM O ETERNO AMORÁVEL

7 – Por que razões específicas diz o CRIADOR que castigará Babilônia?

...que tem dado a _________ a todas as _________ do ________ da fúria da sua _____________. Ap 14:8.

Isto realça indiscutivelmente a tremenda importância que tem para o CRIADOR a necessidade de manter as doutrinas puras, como Ele as deu e respeitá-las.

8 – Há muitos que crêem que devemos reformar (permanecer dentro para mudá-las) as igrejas que têm caído. Que diz o CRIADOR aos que estão em Babilônia?

Ouvi outra voz do Céu, dizendo: ______________ dela, povo Meu... Ap 18:4.

NOTA: Evidentemente a palavra chave aqui não é reformar, mas sim restaurar, pois a igreja que Cristo fundou (Mt 16:18) jamais foi substituída por outra... Hoje, qualquer denominação chamada de “cristã” é uma igreja concorrente à igreja Verdadeira!

9 – Quais as razões pelas quais UL (Criador) nos ordena a sair das igrejas caídas no erro?

...para não serdes _________________ em seus _______________ e para não participarem os seus __________ Ap 18:4.

A razão pela qual há sinceros dentro das igrejas equivocadas é porque ignoram o que temos descoberto ao estudar a revelação do CRIADOR que está no Apocalipse. Mas permanecer nestas igrejas depois de conhecer a vontade do Messias seria um ato de desobediência e rebelião que identificaria essas pessoas com os pecados de Babilônia pelo que o CRIADOR Se vê obrigado a castigá-los com as pragas ou flagelos destinados a Babilônia. Por isso o Salvador diz: Sai dela, povo Meu para que não... Leia At 17:30.

SENDO LEAIS À VOZ DO MESSIAS

10 – Que instrução divinamente inspirada deu Pedro/Kafos àqueles que descobriam que estavam em uma igreja equivocada?

Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Kafos e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?  Respondeu-lhes Kafos:  _____________ , e cada um de vós seja ___________ em ___________ de Yaohushua hol’Mehushkyah para  _______________  dos vossos   ________________ , e recebereis o dom do santo Espírito. (Atos 2:37-38 RA).

 

Minha Decisão: Tomei consciência de que o Criador tem uma igreja na face da Terra e que esta igreja é a que Ele próprio fundou; e não homens ou mulheres. Vou seguir o Seu conselho e sair de babilônia para entrar na igreja do primeiro século. Solicitarei a verdadeira imersão que é em Nome de Yaohushua e ensinarei aos meus irmãos a Verdade restaurada!

 

Minha Assinatura: _____________________________ Data ____/____/____.

www.cyocaminho.com.br

cyocaminho@gmail.com

 

 

SAIR