REVELAÇÃO[kanodgaluth/Gilyahna]

 

ÍNDICE   -  HOME

Curso: As Revelações do Apocalipse - I

Lição 4: As Boas Novas do Apocalipse

INTRODUÇÃO - Cadastro

1 - O Apocalipse, um Livro Aberto

2 - O Personagem Central do Apocalipse

3 - O Grande Traidor Desmascarado

4 - As Boas Novas do Apocalipse

5 - As Sete Cartas do Apocalipse

6 - O Apocalipse Diz que Yaohushua Voltará

7 - A Prisão de satanás no Abismo

8 - As  Promessas do Apocalipse

9 - Os Sete Selos do Apocalipse

10 - O Selo do ETERNO no Apocalipse

11 - Por que se observa o Domingo

12 - O Apocalipse Revela o Segredo da Morte

13 - O Apocalipse Fala de um Santuário

14 - Chegou a Hora do Seu Juízo

15 - A Profecia que Revela a Hora do Juízo

16 - O Apocalipse, Visões e Profetas

17 - Uma Mulher Vestida de Sol

18 - A Besta do Apocalipse 13 e o 666

19 - A Marca da Besta e a União das Igrejas

20 - Quando o ETERNO de Amor Castiga

21 - O Ministério da Grande Meretriz

22 - Quem Habitará na Santa Cidade

23 - As Duas Testemunhas e os 3 Anjos

24 - O Soar da Sétima Trombeta

25 - ...e Têm a Fé de Yaohushua - I

26 - ...e Têm a Fé de Yaohushua - II

CLIC AQUI para uma Versão de Impressão do Curso Completo ou Siga On-Line

 
 

RESPONDA as perguntas a seguir e nos envie por e-mail [SELECIONE E COLE EM UM DOC (WORD), DEPOIS NOS ENVIE] para receber as demais lições ou continue on-line...

Você já ouviu falar do Evangelho do Apocalipse? Embora não haja nenhum livro com esse nome, existe esta realidade!

Evangelho significa Boas Novas, as quais se aplicam à proclamação de boas notícias salvadoras da parte do ETERNO. Pois bem, o Apocalipse nos revela toda a beleza do amor do ETERNO ao salvar o pecador. Assim como os três primeiros capítulos da Escritura (Gn 1-3) nos relatam como entrou o pecado no mundo, os três últimos capítulos (Ap 20-22) nos anunciam como o pecado será desarraigado deste planeta em rebelião. Todo o resto da Santa Escritura nos revela a maneira do ETERNO lidar com esta tragédia horrível.

O EVANGELHO NO APOCALIPSE

1 – Como é chamado no Apocalipse o plano de salvação previsto pelo ETERNO?   Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um _______________ ___________  para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a  cada nação, e tribo, e língua, e povo, (Ap 14:6 RA).

2 – Por que foi necessário trazer um plano para redimir ou salvar o homem? Rm 5:12 _________________________________________________________ .

As consequências do pecado não são apenas perigosas; são trágicas! O pecado nos separa do ETERNO (Is 59:1, 2), e descarrega sobre o ser humano a fatídica condenação de morte (Rm 6:23) e a destituição da Glória do ETERNO (Rm 3:23). Em outras palavras: o pecador está irremediavelmente perdido.

3 – Que sente O ETERNO pela humanidade e que fez por ela? (a) Porque O ETERNO __________ ao mundo de tal maneira ...que ______  o Seu __________  unigênito, para que todo o que _______ ______  não pereça, mas tenha a __________ ______________ . (Jo 3:16 RA). (b) ...Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a _____________ ___ _________. (Ap. 2:10 RA).

4 – Desde quando existe o plano do ETERNO para salvar o homem? Ap 13:8 (Ali fala dos adoradores da besta apocalíptica, mas a última parte do versículo responde a pergunta). ________________________________________________________________ .

Todo o que se salvar, será salvo pelo Messias (Jo 14:6). Não houve um plano de redenção para o Antigo Testamento e outro para o Novo Testamento, pois o sacrifício que o Messias faria já estava disponível desde o princípio do mundo. E Pedro/Kafos declara que Ele, já estava destinado desde antes da fundação do mundo (I Pe 1:18-20).

O MESSIAS É O ÚNICO SALVADOR

5 – Ao morrer na cruz, que fez o Messias por nós, pecadores? ...Àquele que nos _______ , e, pelo Seu ____________ , nos libertou dos nossos ______________ , (Ap 1:5 RA).

Os crentes do Antigo Testamento se salvaram por meio do sangue que Cristo haveria de derramar na Cruz (simbolizado pelo sangue dos sacrifícios desde os dias de Adão/Adan, incluindo os serviços no Santuário), e os neotestamentários são salvos pelo mesmo sangue de Cristo que já foi derramado na cruz (At 15:10, 11). Porque é impossível que sangue de touros e bodes remova pecados – Hb 10:4 ...e Ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro. (I Jo 2:2 RA) ...o sangue do Messias, Seu Filho, nos purifica de todo pecado. (I Jo 1:7 RA).

6 – De acordo com a Palavra do ETERNO, quantos salvadores existem à disposição do pecador? (a) Este, o Messias...  E não há _____________  em ______________  outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro _____________ , dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos _____________ . (At 4:11-12 RA). (b) ... que _______ , e ninguém fechará, e que fecha, e _________ __________ (Ap 3:7).

A profecia do Antigo Testamento escrita por Isaías/Yahshua’yaohuh, já dizia que embora Ele nunca tenha praticado maldade (Is 53:9), nossos pecados seriam postos sobre Ele (Is 53:6), e que Sua morte seria expiatória (Is 53:10). A Sua ressurreição, realizada pelo Pai, garantir-lhe-ia Sua vitória sobre o pecado e a morte, pois, ao morrer inocentemente (sem pecados – Hb 4:15) foi julgado merecedor da ressurreição (como nós, ao confessarmos os nossos pecados, morreremos inocentemente). Por isso é que quando Cristo abre a porta da salvação ao crente, ninguém a pode fechar, e quando a fecha por falta de fé do pecador nos méritos dEle, não há quem possa abri-la!

7 – Que devo fazer para receber a salvação que o Messias oferece?  (a) Responderam-lhe: ______ no  __________ __________ e serás  __________ , tu e tua casa. (At 16:31 RA). (b)  ____________ , pois, e ___________  para serem cancelados os vossos ___________ , (At 3:19 RA). (c) Se ____________  os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos ____________ os pecados e nos ______________  de toda ___________. (I Jo 1:9 RA).

Quando as Santas Escrituras falam sobre a confissão de pecados, referem-se aos mesmos termos ensinados pelo Messias no Pai Nosso: Pai nosso que estais nos Céus, ... Perdoa-nos... 

Na linguagem bíblica, arrepender-se significa mudar de opinião. Da mesma maneira, converter-se significa dar meia volta e caminhar em sentido contrário. Arrependimento significa uma mudança genuína da mente e atitude para com O ETERNO e para si mesmo e também para com os demais. A pessoa arrependida por meio do Poder do ETERNO (em espírito, que é Santo), começa a ver as coisas como Ele vê. Conversão, portanto, significa dar uma volta e retroceder no caminho da vida de pecado, avançando agora em direção ao ETERNO... Importante notar que a humanidade TODA foi remida pelo sacrifício do Messias, naquele dia. Os que aceitaram este sacrifício receberam a Salvação e hoje, todos nascem salvos por este sangue. Uma criança, tão logo comece a tomar consciência do mundo (mundanismo), começa a caminhar em direção ao pecado, só restando, um dia, o caminho de volta (conversão)!

O MESSIAS É O ÚNICO MEDIADOR

8 – Segundo o que o CRIADOR revela em sua palavra, quantos mediadores existem que podem interceder diante do ETERNO a favor do pecado? Porquanto há um só ________ e um só ____________  entre O ETERNO e os homens,_________ ___________ , homem, (I Tm 2:5).

NOTA: Em vez de usar o nome paganizado “Jesus Cristo”, acostume-se a chamá-Lo de o Messias ou de CRIADOR cf. explica Jo 1:3...

As razões para uma declaração tão enfática e contundente são claras e estão na Escritura. Só o Messias possui agora a natureza divino-humana. Era divino por ser Filho do ETERNO – Hb 1:8 (Rm 9:5), e para redimir-nos tomou a natureza humana (Fl 2:6-8; Gl 4:4; Hb 2:14, 16, 17). Não cometeu pecado, portanto não merecia morrer (I Pe 2:21, 22). Quer dizer que quando morreu pagou a dívida dos nossos pecados. Não existe outro que reúna estas características como falar ao homem das coisas do ETERNO (porque é Filho do ETERNO) em linguagem de homens (pois Se fez humano) e que possa apresentar-se ao ETERNO (I Jo 2:1) e falar com Ele de igual para igual a respeito dos problemas do homem, pois bem nos conhece; já que nos criou e viveu entre nós, à nossa semelhança [Hb 2:18; 7:25]...

NOTA: A passagem de Rm 8:26 não é uma contradição bíblica uma vez que sabemos que devemos apenas orar em nome do Messias, ou seja, Ele, em espírito, nos assiste (vs 34) perante o Pai (Fl 1:19; Hb 7:25).

9 – O que disse o Messias que deseja fazer no coração do ser humano quando este se converte? Ap 3:20 ___________________________________________ .

NOTA: Mais uma vez vemos aqui a explicação de quem é o espírito que habita em nós... I Co 3:16. (O Messias, em espírito, é onipresente!). Veja Atos 20:28

10 – Quando o Messias, representando o  Pai, entra no coração do convertido, que dois frutos são produzidos?  ...porque O ETERNO é quem efetua em vós tanto o ____________  como o  ______________ , segundo a Sua boa _____________. (Fl 2:13 RA).

Minha Decisão: Óh! Messias: reconheço que sou fraco ante às tentações e pecados. Mas também aceito que Tu és poderoso e que morreste para salvar-me, e hoje estás disposto a interceder por mim diante do ETERNO, o Pai. Perdoa meus pecados, e lava-me com Teu sangue, porque Te aceito como meu único e suficiente Salvador e Mediador.

Minha Assinatura: ___________________________ Data ____ /____ /______ .

www.cyocaminho.com.br

 

 

SAIR