ESTUDANDO AS ESCRITURAS

Curso Adulto Básico

LIÇÃO 3

O Santo Espírito

   
   

 [HOME]

ÍNDICE

...e conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará.

Jo 8:32

 

1 - As Sagradas Letras

&  Apoc 1:3;João 8:32

 

2 - O DEUS das Escrituras

& Êxo20:3

 

3 - O Santo Espírito

&  Atos 20:28

 

4 - A Origem do Mal

& I Jo 4:8

 

5 - A Salvação

& Mar 16:16

 

6 - A Confissão e o Perdão

& I Tim 1:15

 

7 - O Estado do Homem na Morte

&  Gên 2:7

 

8 - Sinais dos Tempos

&  Mat 16:3

 

9 - O Juízo do Criador

&  Apoc 22:12

 

10 - Um Dia para o Messias

& Êxo 16:25

 

11 - A Igreja do Messias

& Jo 10:16

 

12 - O Milênio

&  Isa 65:9

 

13 - A Imersão

&  Atos 22:16

 

14 - Como nos Conduzir Perante o ETERNO

&  João 8:29

 

15 - Mordomos do Messias

& Sal 24:1

 

16 - Realmente Seremos Arrebatados

&  I Tes 4:14-17

 

17 - o Nome

&  Êxo 3:15

 

 

 

SOLICITE-NOS UMA VERSÃO PARA IMPRESSÃO DA SÉRIE COMPLETA!

 

 

SAIBA MAIS EM TEMAS DVS

CLIC!!!

Bereshiyt 1
O Começo
Quando o Criador começou a criar o firmamento e a terra, estes eram de início um caos; como uma massa amorfa, com o RUK’HA-UL’HIM (UL’HIM, em Espírito onipresente) imerso entre os vapores que enchiam as trevas. GN 1:1-2

E, segundo João/Yaohu'khanan:

Yaohu’khanan 1
Hol’Mehushkyah (O Messias), a Palavra eterna
No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com YAOHUH, e a Palavra era com UL’HIM. Aquele que é a Palavra sempre esteve com YAOHUH. Criou tudo o que existe e nada existe que não tenha sido feito por ele (Jo 1:1-3). E, João/Yaohukhanan identifica QUEM é o Verbo, no vs 14 - A Palavra tornou-se homem e viveu aqui na terra entre nós, cheio de amor e perdão, cheio de verdade. E vimos a sua glória, a glória como ha’Bor, único de YAOHU’ABI. Portanto, podemos discernir que o Pai, a fonte, exprime a Vontade; O Filho, o mediador, é a Palavra que Faz e o que chamamos de Espírito Santo, é a Gloria manifesta dEles... II Pe 1:17.

Relembrando: UL = Criador (o Filho, Yaohushua); UL'HIM = um superlativo de Criador [o ETERNO] aplicado somente ao Pai (YAOHUH).

PERGUNTA: 1 – Este espírito é em carne e osso? Não, mas o ETERNO também não é em carne e osso cf. João 4:24. Somente o Messias que antes era um ser espiritual (Miguel/Mika'ul), passou a ter um corpo como o nosso quando aqui veio pela primeira vez (Hb 10:5). Porém, subiu aos céus com o Seu corpo humano revestido de toda a divindade para todo o sempre (Atos 1:11 [Ap 1:7]). E assim, O esperamos de volta!!!. Jo 20:19, 26e27; Lc 24:37, 41-43. At 1:11. Leia atentamente Atos 20:28 e responda: Quem derramou o Seu sangue por nós?

Mas pouco antes de Sua ascensão o Messias (Hol’Mehushkyah) dissera: Fiquem certos de que estou sempre convosco até ao fim dos tempos. Mt 28:20 (Jo 14:21-23). Pois o Messias/hol’Mehushkyah também afirmara que: Não, não vos abandonarei nem vos deixarei na orfandade; antes virei até vocês. Jo 14:18. E então veio a condição: Jo 16:7.

E sobre Este Consolador Ele disse: ...Se eu for, poderei voltar a vocês (em espírito onipresente). E quando voltar, poderei convencer o mundo do pecado, de que tens de contar com a justiça de UL'HIM, e de que haverá um juízo Jo 16:8. E concluiu: Mas, quando o RUK’HA (espírito) da Verdade vier, vos guiarei em toda a verdade. Não vos apresentarei as minhas próprias idéias, antes irei transmitir aquilo que ouvi [do YAOHU’ABI]. Vos revelarei o futuro. Louvar-me-á ao trazer grande honra, mostrando-vos a Minha Glória. Toda a Glória de YAOHU’ABI Me pertence; é isto que quero dizer ao afirmar que vos mostrarei a Minha Glória - Jo 16:13-15. (e isto se deu no Pentecostes, 50 dias depois).

E quem é este Consolador? Leia Jo 14:23. Fl 1:19. VEJA, o Messias/hol’Mehushkyah sempre falava de Si próprio na terceira pessoa (Lc 9:56 – o Filho do Homem)... Portanto, o Consolador é Ele mesmo, agora em espírito vivificado!!!

Nota de o Caminho: acostume-se a identificar, pelo contexto, de QUEM se fala ao citar ESPÍRITO SANTO - o correto é "santo espírito" uma vez que foi na Vulgata que se introduziu esta expressão, conotando uma 3º pessoa - já que AMBOS, HOJE (após a cruz, Yaohushua tornou-se espírito vivificado, ou seja, com um corpo puro, espiritual) são ESPÍRITOS (Ruk'ha)!!! No NT: O Pai - Jo 4:24; o Filho - At 20:28. No VT, é mais difícil, porém, João/Yaohukhanan nos dá a "dica": Nunca ninguém viu YAOHUH. Mas, o Seu Único ha’Bor (Filho Único ou Unigênito), que vive na intimidade de YAOHU’ABI, no-lo revelou. Portanto, em todas as passagens que na sua bíblia paganizada (almeidas, fiel, viva, king-james, niv, etc) onde no VT se lê SENHOR, em sua grande maioria trata-se do Verbo, o nosso Criador (Yaohushua)!

PS: Para saber se a sua bíblia é "mais do que corrompida", leia Jo 1:18 e se ali estiver escrito "deus unigênito", jogue-a fora, porque no original está escrito FILHO UNIGÊNITO!

Veja agora a unidade divina: I Co 8:6; Mt 11:27; João 10:30; 17:1. Paulo/Sha'ul também nos disse que somos o Seu templo (Não aprenderam já que o vosso corpo é a morada do RÚKHA HOL’KODSHUA (YAOHUH, o Santo) que UL vos deu e que vive portanto em vocês. Por isso o vosso corpo não vos pertence. I Co 6:19) e João/Yaohukhanan nos diz QUEM é este Espírito: Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e tomaremos juntos uma refeição, em íntima companhia. Ap 3:20 cf. Jo 14:17, 20-21, 23. AMBOS (Pai e Filho) habitam em nós, não uma terceira pessoa...

E foi no Pentecostes – 10 dias depois da ascensão – que o espírito Santo (o Messias/hol’Mehushkyah, em espírito glorificado e agora onipresente) veio sobre os apóstolos: At 2:1-4 (vs. 6-8, 11). Cumpriu-se Joel/Yao'ul 2:28e29.

Desde então o espírito Santo (YAOHUSHUA onipresente - Mt 18:20) capacitou e ainda capacita homens santos (Atos 2:38) para a edificação da Igreja/Kehilah, o Corpo do Messias - Ef 4:11e12.

Em outra carta Paulo/Sha'ul complementa: I Co 12:28 (leia vs. 7-10). Mas como o espírito Santo é toda a manifestação divina, cabe ao Criador “escolher” as pessoas que Ele julga ser digno de receber tais dons, não somos nós que o solicitamos ou “compramos” tais dons (veja Atos 8:18-24).

Nota de o Caminho: Nos dias de hoje é dado muito valor ao dom de língua (Veja em Atos 2:5-11 o VERDADEIRO Dom de Língua) e ao dom de profetizar. Mas veja que a igreja de Qorintyah era uma igreja “problema” para Paulo/Sha'ul – queriam a todo custo receber o dom do espírito, achando que só os “verdadeiramente” salvos falavam em línguas – como muitos ainda hoje, crêem – por isso ele precisou intervir amorosamente impondo uma certa ordem: I Co 14:27e28, 32. Leia o vs. 10 e veja que não existe língua estranha (um Anjo tem tão pouco poder que não consegue falar com você na sua língua pátria; precisando de interprete? No Pentecostes simples pescadores falaram em todas as línguas conhecidas daqueles dias, pelo poder espiritual de Yaohushua - At 2:4, 7-12, 16-18, 22; ou melhor: leia o cap. todo).

PS: ...e o vs. 38 derruba a imersão trinitariana de Mt 28:19. Você, nas Escrituras, já viu uma imersão que não tenha sido feita APENAS no Nome do Messias (Yaohushua)? Teriam os discípulos desobedecido ao Mestre? Não!!! Mt 28:19 é apócrifo, não consta dos originais...

E então como o Messias/hol’Mehushkyah habitará em nós? Como vimos, Ap 3:20 responde [Jo 14:21, 23]. Portanto, o Criador pede permissão, Ele não entra sem o nosso consentimento, pois temos o Livre Arbítrio (Dt 30:19)!

Mas, cuidado! Não peques contra o santo Espírito [aqui, YAOHUH UL, o Pai - Jo 4:24]... Mt 12:18, 24, 31e32. (Mt 12:22-24, 28). Veja então que rejeitar completamente o poder do Messias/hol’Mehushkyah, que provém do Pai, e ATRIBUÍ-LO a satanás (ou a outrem ou mesmo à “um terceiro deus”), é cometer o pecado imperdoável contra aquEle que O enviou... Jo 14:12, 13.

Saiba que o santo Espírito (agora Yaohushua - At 20:28) tem testificado, instruído, convertido e concedido dons aos seres humanos (I Co 12:8, 10) e intercedido por nós, perante o Pai (Hb 7:25 cf I Tm 2:5). No entanto, muitos lendo Rm 8:26 dizem que existe um terceiro deus intercedendo por nós perante o Pai...

Mas, ignoram o contexto de Romanos 8 e não lêem o vs. 34 que diz: Quem, pois é que nos condenaria? Ninguém o poderia fazer visto que foi mesmo hol-Mehushkyah quem morreu e ressuscitou por nós, e se encontra sentado no mais honroso lugar junto de YAOHUH, ali intercedendo em nosso favor; cf At 20:28.

Minha Decisão: Creio em YAOHUH UL, o Pai; em Seu Filho, Yaohushua – o nosso Messias/hol’Mehushkyah – e em Suas manifestações em Glória e em Espírito. Prometo amá-Los!

Minha Assinatura: ________________________ Data: ____/____/_____.

 

OBSERVAÇÕES:

& -  USE A SUA BÍBLIA!

@ - Envie-nos a sua decisão...  No fim de TODAS as DECISÕES, enviaremos um Certificado de Conclusão que pode ser impresso e colocado em uma moldura!

 

CYC - Congregação Yaoshorul'ita o Caminho

            

      [INÍCIO]                [PRÓXIMO]