ESTUDANDO AS ESCRITURAS

Curso Adulto Básico

LIÇÃO 13

A Imersão

   
   

 [HOME]

ÍNDICE

...e conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará.

Jo 8:32

 

1 - As Sagradas Letras

&  Apoc 1:3;João 8:32

 

2 - O DEUS das Escrituras

& Êxo20:3

 

3 - O Santo Espírito

&  Atos 20:28

 

4 - A Origem do Mal

& I Jo 4:8

 

5 - A Salvação

& Mar 16:16

 

6 - A Confissão e o Perdão

& I Tim 1:15

 

7 - O Estado do Homem na Morte

&  Gên 2:7

 

8 - Sinais dos Tempos

&  Mat 16:3

 

9 - O Juízo do Criador

&  Apoc 22:12

 

10 - Um Dia para o Messias

& Êxo 16:25

 

11 - A Igreja do Messias

& Jo 10:16

 

12 - O Milênio

&  Isa 65:9

 

13 - A Imersão

&  Atos 22:16

 

14 - Como nos Conduzir Perante o ETERNO

&  João 8:29

 

15 - Mordomos do Messias

& Sal 24:1

 

16 - Realmente Seremos Arrebatados

&  I Tes 4:14-17

 

17 - o Nome

&  Êxo 3:15

 

 

 

SOLICITE-NOS UMA VERSÃO PARA IMPRESSÃO DA SÉRIE COMPLETA!

 

 

SAIBA MAIS EM TEMAS DVS

CLIC!!!

Criou Yaohushua hol'Mehushkyah o homem e logo depois a mulher... E estes eram com o ETERNO! Gn 21:28. Porém ao escolherem o pecado foram expulsos de Sua presença! Gn 3:23. E a raça humana chegou a tal ponto de perversão que o ETERNO sentiu em Seu coração de refazer a sua obra, purificando-a nas águas do dilúvio. Gn 6:11; 7:4. Desde então, a água tem sido sinônimo de purificação...

Responda: 1 - Quais foram as instruções finais dadas por o Messias aos Seus discípulos? Mc 16:15, 16. 2 – E quem deu origem à forma moderna de imersão? Mt 3:1-6.

Observe que hoje, o mundo segue uma formula "batismal" (segundo Mt 28:19) que não é a que foi usada pelos discípulos (At 2:38) apenas dez dias depois... Você nunca se perguntou por que isto aconteceu (desobedecerem ao Mestre/Maoro'eh)? A resposta é simples: Mateus/Man'yaohu 28:19 é apócrifo* (veja o rodapé da BJ) e isto para poder-se provar a existência da trindade, como também usam I Jo 5:7-8 (entre colchetes na suas Escrituras)!

MAIS: 3 – Por que disse o Messias que era necessário ser imerso por João/Yaohukhanan? Mt 3:13-15. 4 – Como foi o Messias imerso por Jo? Mc 1:9e10. 5 – Quantas espécies de imersões são reconhecidas nas Escrituras? Ef 4:5.

Nota do Caminho: O que será que Paulo/Sha'ul quis dizer com “uma só imersão”? Isto significa que não poderemos ser imersos novamente? Muitos pensam que sim, mas, no entanto, Paulo/Sha'ul estava dizendo que só existe um único TIPO de imersão. Veja em Atos 19:5 Paulo/Sha'ul REBATIZANDO... Na realidade se a nossa imersão não foi na forma correta (em nome de Yaohushua), deveremos solicitar a nossa “verdadeira” imersão! Veja no fim deste compendio um Voto para Imersão segundo o Nome...

6 – De que maneira, disse Pedro ao povo no Dia de Pentecostes, deviam demonstrar seu arrependimento? At 2:38. 7 – No caso do tesoureiro etíope, como emergiu Felipe/Fylyp? At 8:26-39. 8 – Quão essencial que a pessoa seja imersa em água? Jo 3:5.

Caro irmão, após lermos estes textos, pode ter-nos surgidas certas dúvidas acalentadas por diversas denominações cristãs... Por exemplo: O “batismo” tem que ser por imersão ou por aspersão? Veja que a palavra batismo vem do grego baptizo ou bapto que significa imergir, mergulhar, afundar em água e jamais “aspergir” – no português temos palavras que delas derivam tais como batiscafo e batisfera, ambos equipamentos de mergulho para grandes profundidades. Muitas destas denominações adotam a imersão por aspersão (derramar água sobre a cabeça) por simples comodismo, apesar dos textos bíblicos não apoiarem esta forma batismal. Chegam mesmo a usarem textos bíblicos para se oporem ao batismo por imersão tais como o de Paulo/Sha'ul quando diz: Porque não esqueçamos, irmãos, o que aconteceu aos nossos antepassados yaoshorul'ítas, no deserto, onde YAOHUH os guiou, enviando uma Nuvem que se movia à frente deles; e assim os conduziu com segurança através do Mar Vermelho. Isto podia considerar-se a sua imersão - uma imersão tanto na água como na nuvem - na qualidade de seguidores de Moisés/Mehu'shua (I Co 10:1-2). Como é dito nas Sagradas Escrituras que eles atravessaram o mar de pés enxutos (Ex 14:15-22,29) isto significa que não foram mergulhados... É claro que não; foi uma forma de imersão espiritual tanto no mar – símbolo da ressurreição – como na nuvem – símbolo do Messias/ hol’'Mehushkyah, presente em espírito. E, ademais, também não saíram com as cabeças molhadas, não é? E tem mais, querem substituir palavras (sinônimos) em textos escritos em línguas diferentes – lembre-se que o Novo Testamento foi escrito parcialmente em grego (Matt'yaohuh e Hebreus foram escrito em hebraico e possivelmente Luka e Marcus) enquanto que o Antigo Testamento foi escrito em hebraico e aramaico; línguas não tão prolixas quanto o grego...

9 – Quanto às crianças, podem ser imersas? Usar textos como o de Mc 16:16 para alegar que as crianças podem e devem ser imersas é um pouco prematuro, pois um outro texto no evangelho correspondente nos diz com mais clareza quais são as condições essenciais para se receber a imersão, veja: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, imergindo-os...[*]; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado... (Mt 28:19-20). Percebeu?

Como ensinar as crianças que ainda não tem discernimento para aprender, entender ou escolher!?! E, alem do mais, supor que as famílias, no Novo Testamento, que foram imersas tinham crianças e que, portanto, teriam sido imersas, como eu disse é mera suposição (inferência) sem falar que "supor" é humano e não divino! Os que aceitam este tipo de imersão precoce, na realidade querem sim é aumentar o número de membros em suas denominações (visando o dízimo), não é? Será que é isto que o Messias quer? Mas, nas Escrituras temos uma outra situação que estas denominações sequer tocam: a outra ordenança do Messias – O lava-pés fazendo parte da Santa Ceia. João 13:4-17. Perceba o quanto é essencial este pequeno ato de rebatismo – que a princípio não foi compreendido por Pedro/Kafos (vs 6-10), mas o Messias lhes disse: ...quem já se banhou – a imersão – não necessita de lavar senão os pés – que continuam a pisar este mundo de pecados!!!

Este ato de humilhação (ato próprio dos servos) o Messias fez para que todos se esvaziassem do seu orgulho; para só então participarem da Sua Ceia. Por isso Ele concluiu dizendo: ...bem aventurados sois se as praticardes. (vs 17). At 8:36-38; 2:38; Pv 28:13; Mt 28:20; 7:21.

Minha Decisão: CREIO NO SENHOR YAOHUSHUA E NO SANTO BATISMO POR IMERSÃO, DESEJO SER IMERSO(A) SEGUINDO O EXEMPLO DE o Messias; em SEU NOME!

 

Minha Assinatura: ________________________ Data: ____/____/_____.

*Segundo Bíblia de Jerusalém (BJ), a formula trinitariana de imersão (Mt 28:19) é um acréscimo feito em 196 d.Y. (por Diocleciano) e isto explica as imersões somente em Nome de hol’'Mehushkyah, em Atos!

 

OBSERVAÇÕES:

& -  USE A SUA BÍBLIA!

@ - Envie-nos a sua decisão...  No fim de TODAS as DECISÕES, enviaremos um Certificado de Conclusão que pode ser impresso e colocado em uma moldura!

 

CYC - Congregação Yaoshorul'ita o Caminho

             

      [INÍCIO]             [PRÓXIMO]