ESN - As Escrituras Sagradas segundo oNome

www.cyocaminho.com.br

Mobirise Website Maker

TENHA A VERSÃO IMPRESSA: ADOTE EM SUA CONGREGAÇÃO

Yao’nah 1

1. O CRIADOR ENVIOU esta mensagem a Jonas/Yao’nah, filho de um homem chamado Amitai: 

2. Vá à grande cidade de Nineveh e anuncie a seus habitantes esta mensagem do CRIADOR: Vou destruir vocês por causa de sua grande maldade: seus pecados são tão horríveis que chegam até a cheirar mal. Daqui de cima Eu vejo tudo o que acontece!

3. Jonas/Yao’nah, porém, ficou com medo e preferiu fugir do CRIADOR. Foi até ao mar, ao porto de Jope/Yaffó/Yaffó, onde descobriu um navio que ia para Társis/Tarshish. Comprou sua passagem, embarcou e desceu para o escuro porão do navio, para se esconder do CRIADOR.

4. Mas, durante a viagem, de repente, o CRIADOR mandou um Vento terrível que agitou o mar e formou uma grande tempestade. Tão grande que o navio estava quase se partindo ao meio. 

5. Com muito medo de morrer, os marinheiros, desesperados, gritavam pedindo ajuda aos ídolos deles. Para o navio ficar mais leve, começaram a jogar a carga ao mar. Enquanto tudo isso acontecia, Jonas/Yao’nah dormia tranquilamente no porão.

6. O capitão do navio desceu para falar com ele e disse: O que há com você, gritou com raiva, Como é que você fica dormindo numa hora dessas? Levante-se e fale com o seu UL, para ver se ele tem pena de nós e nos salva! 

7. Enquanto isso, os marinheiros decidiram tirar a sorte para ver quem havia ofendido os ídolos e provocado aquela tremenda tempestade. Jonas/Yao’nah foi o homem indicado!

8. O que foi que você fez, perguntaram, para provocar essa tempestade que está quase nos destruindo? Quem é você? Qual é o seu trabalho? De onde é que você vem? Qual é sua terra e sua raça?

9-10. Jonas/Yao’nah respondeu: Eu sou judaico; adoro ao CRIADOR, o UL do céu, que fez a terra e o mar. Então Jonas/Yao’nah contou aos marinheiros que estava fugindo do CRIADOR. Quando os marinheiros ouviram isso, ficaram apavorados. Mas por que você fez uma coisa dessas? ...gritaram.

11. O que vamos fazer com você para a tempestade parar? E o mar estava ficando cada vez mais bravo.

12. Joguem-me ao mar, disse Jonas/Yao’nah, e ele ficará calmo de novo. Eu sei que sou o culpado dessa horrível tempestade.

13. Enquanto isso, os marinheiros remavam com todas as suas forças, tentando alcançar a terra, mas nada conseguiam. Era impossível lutar contra a tempestade! 

14. Então fizeram uma oração ao CRIADOR, o UL de Jonas/Yao’nah. Ó CRIADOR, pediram, não nos mate por causa do pecado deste homem, não nos condene pela morte dele, pois disso nós não temos culpa: porque essa tempestade caiu sobre ele por razões que o CRIADOR mesmo sabe.

15. Depois disso agarraram Jonas/Yao’nah e o lançaram ao mar, que estava muito bravo: e a tempestade parou!

16. Os marinheiros ficaram espantados, sentindo ao mesmo tempo medo e respeito pelo CRIADOR. Adoraram a Ele e juraram servi-LO.

17. Mas, o CRIADOR tinha levado até aquele lugar um grande peixe para engolir Jonas/Yao’nah. E durante três dias e três noites, Jonas/Yao’nah ficou dentro do peixe.

Yao’nah 2

1. ENTÃO, LÁ DENTRO do peixe, Jonas/Yao’nah orou ao CRIADOR, seu UL: 

2. Num aperto terrível gritei ao CRIADOR pedindo ajuda e Ele me respondeu. Quando eu já estava às portas da morte, chamei, e o Criador, meu UL, me ouviu! 

3. O CRIADOR me lançou ao fundo do oceano; afundei até ficar completamente coberto pelas grandes ondas do mar. 

4. Foi ai que eu disse: ‘Ó UL, me rejeitou e me expulsou. Será que algum dia voltarei a ver o Seu Santo Templo?’

5. Afundei sob as ondas e a morte quase me pegou. As águas se fecharam sobre mim. As algas se enrolaram na minha cabeça. 

6. Cheguei até à base das montanhas, ao fundo do mar. Fui separado do mundo dos vivos e fiquei prisioneiro na terra da morte. Porém, meu UL me arrancou das garras da morte!

7. Quando eu já tinha perdido toda a esperança, lembrei-me mais uma vez do CRIADOR e a minha oração mais sincera foi ouvida por Ele em seu santo Templo. 

8. Os que adoram ídolos perdem a oportunidade de receber todas as provas de bondade que o CRIADOR oferece!

9. Jamais adorarei nenhum ídolo; somente adorarei ao CRIADOR! Como poderia agradecer tudo o que o CRIADOR fez por mim? Prometo cumprir todas as promessas que Lhe fiz, pois só UL é capaz de me salvar.

10. Então UL ordenou ao peixe que vomitasse Jonas/Yao’nah na praia, e assim aconteceu.

Yao’nah 3

1-2. DEPOIS DISSO, o CRIADOR falou mais uma vez a Jonas/Yao’nah dizendo: Vá à grande cidade de Nineveh e avise seus habitantes do castigo que virá contra eles, como Eu já havia ordenado a você.

3. Dessa vez Jonas/Yao’nah obedeceu e foi para Nineveh. Ora, Nineveh era uma cidade muito grande, com grandes bairros, tão grande que uma pessoa levaria três dias para atravessá-la, a pé.

4. Mas no primeiro dia, depois de Jonas/Yao’nah ter entrado na cidade e começado a pregar, os habitantes da cidade se arrependeram. Jonas/Yao’nah gritava à multidão, que se juntou em volta dele: Daqui a quarenta dias Nineveh será destruída. 

5. O povo acreditou em Jonas/Yao’nah e decidiu fazer um jejum. Todos os habitantes, desde o rei até o mendigo mais pobre, vestiram-se de panos de saco, roupas grosseiras usadas em ocasiões de grande tristeza.

6. Isso porque quando o rei de Nineveh ouviu o que Jonas/Yao’nah estava falando, desceu do trono, trocou suas roupas reais por pano de saco e sentou-se sobre cinza. 

7. O rei e seus ministros mandaram a seguinte mensagem para toda a cidade: Ninguém, nem mesmo os animais, poderá se alimentar ou beber água. 

8. Todos devem estar cobertos de pano de saco e gritar de arrependimento diante do ETERNO e deixar seus maus caminhos, suas violências e seus roubos.

 9. Assim, quem sabe o CRIADOR permita que continuemos a viver e não ficará tão furioso a ponto de querer nos destruir.

10. E quando UL viu que haviam deixado de lado seus maus costumes, abandonou Seu plano de destruir os habitantes de Nineveh e não o realizou.

Yao’nah 4

1. ESTA MUDANÇA NOS planos deixou Jonas/Yao’nah muito aborrecido. 

2. Ele reclamou com o CRIADOR por causa disso: Foi isso mesmo que eu pensei que o CRIADOR ia fazer, meu UL, quando eu ainda estava na minha terra e o CRIADOR me disse, pela primeira vez, que viesse até aqui. Foi por isso que fugi para Társis/Tarshish. Eu sabia que o CRIADOR é um UL bondoso, que gosta de perdoar, que demora a perder a paciência e é cheio de amor. Eu sabia que o CRIADOR mostraria misericórdia a Nineveh e os Seus planos de destruir esse povo seriam facilmente modificados.

3. Por favor, UL, mate-me. Eu prefiro estar morto a viver, porque nada do que eu disse vai acontecer.

4. Então UL perguntou a Jonas/Yao’nah: Há alguma boa razão para você ficar desse jeito?

5. Jonas/Yao’nah saiu da cidade e, resmungando, se assentou a leste de Nineveh. Ali ele construiu um abrigo com ramos e folhas e ainda ficou esperando para ver se ia acontecer alguma coisa à cidade. 

6. Quando as folhas de seu abrigo murcharam com o calor, o CRIADOR fez com que uma planta crescesse bem depressa e com suas grandes folhas desse um pouco de sombra para Jonas/Yao’nah. Isso fez com que ele se sentisse muito feliz.

7. Mas o CRIADOR também mandou umas lagartas! E na manhã seguinte, as lagartas roeram a raiz da planta, que foi murchando e acabou morrendo.

8. Então, quando o sol começou a esquentar, o CRIADOR mandou um vento muito quente, vindo do deserto: e o sol forte bateu na cabeça de Jonas/Yao’nah, que já quase desmaiando, pediu para morrer! Ele falou, A morte é muito melhor que isso! 

9. E o CRIADOR perguntou a Jonas/Yao’nah: Você tem razão de ficar tão aborrecido por causa de a planta ter morrido? Sim, respondeu Jonas/Yao’nah, tenho razão de ficar aborrecido a ponto de querer morrer! 

10. Então UL disse: Você fica com pena de si mesmo porque o seu abrigo foi destruído, embora nem tenha trabalhado para consegui-lo e ele não passa de uma planta de pouca duração. 

11. E por que você acha que Eu não deveria sentir compaixão de uma cidade grande como Nineveh, com 120 mil pessoas vivendo em completa escuridão espiritual, e todos os seus animais?

ADICIONANDO UM ATALHO PARA O NOSSO SITE NA TELA DO SEU MOBILE
Primeiro, acesse o navegador da sua preferência e entre na nossa página para você adicionar o atalho na home do seu Android. Em seguida, pressione o botão de Opções do aparelho e escolha a alternativa “Mais”... 

Então, pressione a opção “Adic. Atalho à tela inicial”. Em alguns aparelhos, a opção de adicionar à página inicial pode ser exibida diretamente no primeiro menu de contexto presente na tela, sem a necessidade de ter que passar pela opção “Mais”.
Prontinho! 

Feito isso, o seu atalho já aparece devidamente adicionado à tela inicial do aparelho. 

OBS: Se necessário, renomeie o atalho para "CYC"

ENDEREÇO
Rua Cel Bento Pires, 1001 - Centro
18.275-040 - TATUÍ/SP

CONTATO
E-mail: cyocaminho@gmail.com
Celular: (15) 9 8800-1763 [OI]
                      9 8121-3482 [TIM]
                  9 9781-0294 [VIVO]
             9 9191-8612 [CLARO]
 

LINKS or PC

www.cyocaminho.com.br

[...e conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará - Jo 8:32]

  • CYC Editora
  • [ESN - Escrituras Sagradas segundo oNome]
  • FATCYC
  • [Faculdade de Teologia by CYC]

© oCaminho - 2005-2017d.Y                  .


Shua'oleym! Em breve responderemos; acesse a sua caixa de e-mail... Rosh Yaosh Edisom