O Livro de Daniel[Dayan'ul]

 

 

HOME

TEMAS DVS

ÍNDICE

Curso: As Profecias de Dayan'ul

Estudo 15 - Há Vida após a morte?

Introdução & Cadastro

01 - A Guerra Universal entre o Bem e o Mal

02 - A Importância da Obediência ao ETERNO

03 - O Sonho de Nebucha-dnezar

04 - Adorar ou Não Adorar!

05 - Conversão Após a Queda

06 - O Mistério de Bavel

07 - Dayan’ul na Cova dos Leões

08 - Os animais e a Bavel Espiritual

09 - O Tempo Está Cumprido

10 - As 2300 Tardes e Manhãs e as 70 Semanas

11 - O Santuário

12 - O Julgamento já se Iniciou para os Ímpios

13 - Por que o Santuário Precisa ser Purificado?

14 - Um Tempo de Paz

15 - Há Vida após a morte?

16 - O Destino dos Ímpios

17 - O Chifre Pequeno Pode Mudar a Lei?

18 - O Sábado Pode Ser Mudado?

19 - O Sábado ou Domingo?

20 - O Criador e a Hostilidade Humana

21 - A Segunda Vinda de Yaohu’shua

22 - O Verdadeiro Yaoshor’ul

23 - Lealdade ao Criador

24 - Quem é o Povo do ETERNO nos Últimos Dias?

25 - O Último Chamado do Criador

26 - O dom de Profecia

27 - A Cruz de Yaohu’shua hol’Mehushkyah

28 - Dayan’ul e a Nova Terra

 

CLIC AQUI para baixar uma versão de impressão do Curso Completo

ou

Siga On-Line

 
 

O conceito de julgamento encontrado em Dayan’ul surge da questão vital do que acontece a pessoa na morte. Para ser consistente, nosso entendimento da morte deve estar em harmonia com o conceito do julgamento que descobrimos em Dayan’ul. Existem dois ensinamentos básicos com relação à morte. O primeiro sugere que quando as pessoas justas morrem, vão direto para o céu, recebendo vida eterna imediatamente após a morte. Quanto os ímpios, quando morrem, vão direto para o inferno e passam a eternidade queimando lá. O segundo sugere que quando as pessoas [justas] morrem, vão para o túmulo e “dormem” (voltam ao pó – Ec 12:7), e não tem consciência de nada, antes da ressurreição. Após a ressurreição, recebem imortalidade. Quanto aos ímpios, são ressuscitados no fim dos 1000 anos para receber sua punição final. Somente um cuidadoso exame de ambos ensinamentos revelará o conceito que está em harmonia com a percepção de Dayan’ul sobre o julgamento.

O CONCEITO DE DAYAN’UL SOBRE A MORTE

1. O que Dayan’ul disse que aconteceria a ele após sua morte? (Dn 12:13).

“...Tu, porém, segue o teu caminho até o fim; pois ________________e, ao fim dos ________, te __________________ para receber a tua herança...”.

Nota de oCaminho: Dayan’ul disse que descansaria de seus labores até o fim dos dias. No fim de todos os períodos proféticos, na segunda Vinda de Yaohu’shua, ele receberia sua herança na ressurreição. Dayan’ul compreendia muito bem o sentido da morte e também não tinha expectativa nenhuma de “ir ao céu”. Afinal, teria errado o Criador ao criar o ser humano aqui e depois, ter que leva-lo para o céu? Leia Sl 115:16.

2. Com que palavra Dayan’ul descreve a pessoa quando ela morre e quando os justos e ímpios receberão recompensa ou punição? (Dn 12:2)?

“...E muitos dos que _________ no pó da terra _________________, uns para a ______ eterna, e outros para vergonha e horror eterno...”.

Nota de oCaminho: Para Dayan’ul a morte é como ir para a cama à noite e dormir. A próxima coisa que você verá depois de morrer é a manhã da ressurreição. Aqueles que acordam (são ressuscitados), receberão vida ou maldição eterna na ressurreição, não quando morrerem. E note, que para uns, ocorre antes do Milênio e para outros, após o Milênio – I Ts 4:14-17.

A ESPERANÇA DA RESSURREIÇÃO

3. Como é importante a esperança da ressurreição para o cristianismo e se ela não existisse o que aconteceria às pessoas quando elas morrem? (I Co 15:13-18).

“...E, se não há ressurreição de mortos, então Cristo não _________________... E, se Cristo não _________________, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos ___________. E ainda mais: os que _______________ em Cristo ________________...”.

Nota de oCaminho: Se não existe ressurreição, não existe vida eterna. Sem ela não poderíamos virtualmente estar no cristianismo, pois a ressurreição é uma das únicas doutrinas exclusiva da fé cristã. Não a religião, mas o cristianismo ensina sobre a ressurreição da morte. Se as pessoas vão para “o céu” ou para o “inferno” (conceitos advindos do paganismo) quando morrem, não teriam de ser ressuscitadas. O ensinamento que sugere que quando as pessoas morrem, vão “direto para o céu” destrói a necessidade da mais essencial doutrina cristã, a doutrina da ressurreição.

4. Porque Yaohu’shua estará vindo pela segunda vez? (Jo 14:1-3). Leia At 15:16.

“...E, quando Eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para ______ mesmo, para que, onde Eu ________,  estejais _______ também...”.

Nota de oCaminho: Por que Yaohu’shua voltaria pela segunda vez para levar Seu povo para a casa de Seu Pai se o seu povo fosse imediatamente “para lá” quando morresse? Então, não somente o ensinamento de que a consciência desaparece imediatamente após a morte, destrói a doutrina da ressurreição, mas também destrói qualquer necessidade da segunda Vinda de Yaohu’shua. Além de que, este conceito foi desenvolvido pela ICAR justamente parta poder coadunar com suas crenças pagas de “ir para o céu” – o Paraíso é lá, e não na Terra, dizem eles, seguidos pelos pentecostais...

A ALMA É MORTAL OU IMORTAL?

Aqueles que ensinam que as pessoas quando morrem “vão para o céu”, sugerem que toda pessoa é nascida com vida imortal; que enquanto o corpo morre e vai para o pó da terra, a “alma” volta para o Criador. Então, o homem tem uma “alma” imortal? O termo “alma imortal”. foi muito popular no mundo antigo. Os pagãos egípcios, gregos e romanos, ensinavam o conceito e usavam a terminologia “alma imortal”; além do conceito de morar com os deuses [e semi-deuses] imortais... A única literatura religiosa do mundo antigo que não usa a terminologia e concepção da alma imortal é a Bíblia!

5. O adjetivo “.imortal”. é usado somente uma vez na Bíblia. Quem este texto descreve como imortal? (I Tm 1:17 e 6:15-16).

“...Assim, ao Rei eterno, __________, invisível, o Criador único, honra e glória pelos séculos dos séculos...”.

“...e único Soberano, Rei dos reis e Mestre  dos mestres; o único que possui _________________, que habita em luz inacessível...”.

Nota de oCaminho: Esta é a única vez na Bíblia toda que o adjetivo “imortal” é usado, e se refere ao ETERNO. Se o ETERNO [Jo 1:18] é o Único que possui imortalidade, como alguma pessoa pode clamar que tem uma alma imortal?

6. Como a Bíblia define “alma”.? (Gn 2:7).

“...Então, formou o Criador ao _________ do _____ da terra, e lhe soprou nas narinas o ____________ de _________, e o homem passou a ser __________ vivente...”.

Nota de oCaminho: A palavra “ser” é traduzida da palavra do hebraico como “alma”. Esta é a única definição bíblica de vida. Quando o Criador criou o homem, Ele uniu o corpo, (o pó da terra; elementos químicos), com o fôlego da vida (espírito). Quando estes dois elementos se unem, o homem se torna uma “alma vivente”. Perceba o que a Bíblia diz que o corpo é parte da ‘alma’. A ‘alma’ não é uma parte do corpo. A ‘alma’ é o ser inteiro de uma pessoa, não uma entidade separada do corpo.

7. Pode a ‘alma’ morrer? (Ez 18:20).

“A ‘alma’ que pecar, essa _______________...”.

Nota de oCaminho: Desde que toda ‘alma’ [sinônimo de vida] tenha pecado, (Rm 3:23)., todas devem morrer. Portanto, não pode existir coisa semelhante a uma alma imortal.

8. A palavra “imortal” significa “não sujeita à norte”. Quando os cristãos receberão imortalidade? (I Co 15:51-54).

“...num _____________, num ________ e __________ d’olhos, ao ressoar da última trombeta... e que o corpo mortal se revista da imortalidade...”. (na segunda Vinda de Yaohu’shua).

Nota de oCaminho: Os justos não recebem imortalidade quando morrem. Eles não nasceram com ela. Eles a receberão do ETERNO na segunda Vinda de Yaohu’shua.

9. Por que o Criador enviou Seu filho? (Jo 3:16).

“...Porque o Criador amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu _________ unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida ____________...”.

Nota de oCaminho: Se toda pessoa nasceu com alma eterna e imortal, se elas “vão direto ao céu” quando morrem, não haveria necessidade de Yaohu’shua vir a este mundo e morrer na cruz. Incrível! Pense nisto! Isto também elimina a necessidade da doutrina da cruz, da ressurreição e da segunda Vinda de Yaohu’shua. Destruindo estes três grandes pilares da fé cristã, não há a necessidade do cristianismo [redenção]. Infiltrando o conceito da ‘alma imortal’ na igreja cristã as religiões pagãs tem praticamente eliminado o cristianismo. Se bem que elas também aceitaram o conceito de um deus y0tgrino, e como DEUS (imortal) o que o Messias fez, teria sido apenas um teatrinho – um “deus” não pode morrer!!!

ONDE ESTÃO OS MORTOS AGORA?

10. Como Yaohu’shua se refere à morte? (Jo 11:11).

“...Nosso amigo Lázaro _________________, mas vou para __________________...”.

Nota de oCaminho: O termo bíblico para a morte é “sono” e é usado 66 vezes na Bíblia. Yaohu’shua nunca tentou nos dizer que Lázaro/Ul’ozor estava aproveitando a felicidade do céu enquanto estava morto, ao invés, Ele assegurou a Maoro’hém e Martha a grande esperança da ressurreição. (Jo 11:25, 26). E pior, imagine tira-lo do “paraíso” para traze-lo de volta!!! Isto seria mais que um castigo do que um ‘premio’... Mas as Escrituras,são claras: Ninguém nem mesmo Kanoch; Uli’yaohuh ou Mehushua  já ressuscitaram... Todos estão no pó da terra, nos aguardando para a Vinda!!! Hb 11:39-40

OBS: solicite-nos um estudo sobre Kanoch; Uli’yaohuh ou Mehushua  e outro sobre “irmos morar no céu” (mesmo que tão somente um breve período)!

11. As pessoas louvam ao ETERNO enquanto estão mortas? Quanto elas sabem quando estão mortas? (Sl 6:5 e Ec 9:5).

“...Pois na morte, não há _______________ de ti; no sepulcro, quem te dará ____________?”.

“...os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa _______________...”.

Nota de oCaminho: Você imaginaria uma pessoa no céu nem lembrando nem louvando ao ETERNO? Poderia algo ser mais claro do que estes versos? Em nenhum lugar, a Bíblia diz sobre pessoas que “vão ao céu” após a morte (isto inclui o ladrão na cruz). Pelo contrário, a Bíblia diz que quando as pessoas morrem, não sabem nada e dormem até o glorioso momento da ressurreição. Além de que o próprio conceito de “ir para o céu”, repetimos, é paganismo e não tem suporte bíblico... Se tivesse, então porque você ora: “Venha a nós o Teu Reino” e não “Nos leve para o Teu Reino”? Nas Escrituras, o único livro que fala sobre o REINO é o de Man’yaohuh, e diz, ‘reino DOS céus’ e não ‘reino NOS céus’ (cerca de 30 vezes). Pense nisto!!!

A ESPERANÇA CRISTÃ

12. Quem vai para o REINO primeiro, os justos vivos ou os justos mortos? Com o que deveria se sentir confortado alguém que perdeu a alguém que amou? (I Ts 4:16-18).

“...e os mortos em Cristo ressuscitarão _____________; Depois nós, os __________, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens...”.

“...Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas _____________...”.

Nota de oCaminho: Os justos ressuscitados encontram Yaohu’shua ao mesmo tempo que os justos vivos são transladados através das nuvens [um coletivo de anjos] pelo céu, até a posse do Rei, na terreal Yah’shua-oléym. Esta é a esperança da ressurreição na segunda Vinda de Yaohu’shua na qual o cristão se sente confortado quando alguém que ele ama, morre.

13. Quando o apóstolo Sha’ul diz que ambos (os ressuscitados e os arrebatados vivos) receberão imortalidade e encontrarão Yaohu’shua? (I Co 15:51-52).

“.…ao ressoar da última ________________…”.  (na segunda Vinda de Yaohu’shua).

Nota de oCaminho: Que gloriosa esperança o apóstolo Sha’ul nos envia para crermos. A morte será tragada pela vitória. A morte não é algo maravilhoso que nos transporta para um reino de felicidade. De acordo com a Bíblia, a morte é um inimigo que será destruído (I Co 15:26); porém, note que somente após o milênio [Ap 20:14], já que dentro do Milênio, muitos ainda hão de ser salvos – Is 66:19. Quem – destes – não O aceitar, realmente passarão pela primeira morte e TAMBÉM pela segunda! Is 65 14.

14. Após o Milênio, que será eliminado na Nova Terra? (Ap 21:4).

“...já não haverá _________, nem __________, nem __________...”.

15. Que tipo de corpo nós teremos na ressurreição? (Fl 3:21 e Lc 24:36-42). Leia I Co 15:50-53.

“...o qual transformará o nosso _________ de _______________, para ser igual ao corpo da Sua ____________...”.

“...Vede as Minhas mãos e os Meus pés, que sou Eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem ___________ nem _________, como vedes que Eu tenho...”.

Nota de oCaminho: Sim, nossos corpos serão como o corpo glorificado e ressuscitado de Yaohu’shua, o qual não era um corpo em espírito, mas possuía carne e ossos. Ele até comeu com os discípulos. Yaohu’shua tinha um corpo físico na ressurreição, como vão ter os justos; porém, transformados, livres das máculas do pecado... Nossa esperança na ressurreição indica que para o cristão, vida após a morte não é existência espiritual, mas uma real existência com um corpo real – como era na criação, antes da queda – onde os indivíduos farão coisas reais num mundo real.

MINHA DECISÃO: Querido Criador, eu creio nesta maravilhosa esperança de que mesmo se não estivermos vivos, podermos ressuscitar para estar para sempre contigo em Seu Reino sobre a Terra, logo após a Sua segunda Vinda!

 

Preencha o Formulário abaixo para solicitar um estudo sobre um tema específico ou dar a sua opinião sobre este estudo...

Não fique com dúvidas!!!

ATENÇÃO: Verifique se o seu  email está certo; pois não teremos como responder [veja em sua caixa de email, a resposta]!

CONTATOS

[15] 9 9191-8612 (CLARO)

         9 9781-0294 (VIVO)

         9 8121-3482 (TIM)

         9 8800-1763 (OI)

falecom@cyocaminho.com.br

Horário de atendimento: 9:00/19:00hs -  Exceto das 17:00hs/sexta às 15:00hs/sábado [Reuniões do Shabbos] Horário de Brasília

 

DÚVIDAS

 
 

  

ESTE QUADRO AO FICAR EM BRANCO É PORQUE O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO

AGUARDE A NOSSA RESPOSTA EM SUA CAIXA DE EMAIL!

 

 

SAIR