O Livro de Daniel[Dayan'ul]

 

 

HOME

TEMAS DVS

ÍNDICE

Curso: As Profecias de Dayan'ul

Estudo 17 - O Chifre Pequeno Pode Mudar a Lei?

Introdução & Cadastro

01 - A Guerra Universal entre o Bem e o Mal

02 - A Importância da Obediência ao ETERNO

03 - O Sonho de Nebucha-dnezar

04 - Adorar ou Não Adorar!

05 - Conversão Após a Queda

06 - O Mistério de Bavel

07 - Dayan’ul na Cova dos Leões

08 - Os animais e a Bavel Espiritual

09 - O Tempo Está Cumprido

10 - As 2300 Tardes e Manhãs e as 70 Semanas

11 - O Santuário

12 - O Julgamento já se Iniciou para os Ímpios

13 - Por que o Santuário Precisa ser Purificado?

14 - Um Tempo de Paz

15 - Há Vida após a morte?

16 - O Destino dos Ímpios

17 - O Chifre Pequeno Pode Mudar a Lei?

18 - O Sábado Pode Ser Mudado?

19 - O Sábado ou Domingo?

20 - O Criador e a Hostilidade Humana

21 - A Segunda Vinda de Yaohu’shua

22 - O Verdadeiro Yaoshor’ul

23 - Lealdade ao Criador

24 - Quem é o Povo do ETERNO nos Últimos Dias?

25 - O Último Chamado do Criador

26 - O dom de Profecia

27 - A Cruz de Yaohu’shua hol’Mehushkyah

28 - Dayan’ul e a Nova Terra

 

CLIC AQUI para baixar uma versão de impressão do Curso Completo

ou

Siga On-Line

 
 

O chifre pequeno emerge como um dos antagonistas da Grande Tribulação, porque ele é um instrumento pelo qual a apostasia tem entrado na igreja cristã. Veremos brevemente que ha’satan, através do chifre pequeno [os Sete Reis do Apocalipse 17], tem tentado cortar o relacionamento entre o Criador e Seu povo. Ha’satan sabe que se nós tivermos um profundo relacionamento com o Criador e estivermos bem fortalecidos com a Verdade bíblica [livre das falsas doutrinas dos pentecostais], não seremos afetados por seus ataques. Ele tem usado o chifre pequeno na tentativa de mudar a lei do ETERNO a qual tem a ver com nosso relacionamento com o Criador. PENSE: Se a Lei pudesse ser mudada, bastaria o Criador ter feito isto e assim, não precisaria cumprir os reclames da lei, na cruz!

1. O que especificamente o chifre pequeno cuidaria de mudar? (Dn 7:25).

“...e ____________ em mudar os _________ e a ______;”.

Nota de oCaminho: O poder do chifre pequeno sabe que tem grande poder para mudar os tempos e a lei do ETERNO. Apesar do texto não dizer que ele vai fazer isto, ele praticamente o fez – para os seus seguidores. Um dos pontos chave que percebemos em Dayan’ul é a necessidade de reservarmos tempo para o Criador, em orações e na leitura de Sua Palavra...

2. Quantos mandamentos tem a lei do ETERNO e o que é tão especial nestes mandamentos? (Ex 34:28 e 31:18).

“...e escreveu nas tábuas as palavras da Aliança, as _____ palavras...”.

“...deu a Mehu’shua as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo ________ do Criador...”.

Nota de oCaminho: Podemos ver a presunção do chifre pequeno em tentar mudar a parte da Bíblia que  o Criador escreveu com Seu próprio dedo, em tábuas de pedra (símbolo de eternidade), os quais permanecem até hoje – Mt 5:17-19. O restante da Escritura foi escrito pelos profetas com os quais o Criador falava [não o ETERNO, como querem os trinitarianos; leia Jo 1:18]. Teria de ser uma mudança sutil, pois tentar atacar a lei do ETERNO e mudá-la encontraria prontamente resistência dos VERDADEIROS cristãos. Pelo menos assim deveria ser!!!

OS DEZ MANDAMENTOS

Os dez mandamentos é a transcrição do caráter do ETERNO. A lei do ETERNO é o reflexo dEle próprio. A tentativa de mudar a lei do ETERNO seria na verdade uma tentativa de mudar o próprio Criador.

3. Quais são os três primeiros mandamentos? (Ex 20:3-7).

Primeiro:  “Eu Sou UL, o vosso Criador ... Não prestem cultos aos falsos criadores, senão a mim”. (Ex 20:3).

Segundo:  “Não façam imagens nem esculturas de ídolos. Não se inclinem perante elas nem lhes prestem adoração”. (Ex 20:4-6).

Terceiro:  “Não façam uso do SHUAM (Nome) de UL’HIM de uma forma irreverente, jurando...”. (Ex 20:7).

Nota de oCaminho: Estes três mandamentos defendem a supremacia do Único Criador verdadeiro; o Único merecedor da sua adoração, honra e respeito.

4. O que o quarto mandamento requer e por que ele é importante? (Ex 20:8-11).

“...Lembra-te do dia de ___________, para o santificar...mas o __________ dia é o ___________ do Criador, teu UL...”.

Nota de oCaminho: Quão maravilhoso é o Criador! Enquanto as pessoas que se dizem cristãs se dedicam a trabalhar incessantemente, e quando muito Lhe reserva poucas horas, em um dia qualquer (o domingo, por excelência), Ele solicita apenas um dia inteiro da semana [o último, ou seja, o sétimo dia] para fortalecer a sua relação com Ele. E,  observe, o maior beneficiado somos nós mesmos!!!

5. Que mandamento o Criador deu para proteger a família? (Ex 20:12).

“..._________ teu pai e tua mãe...”.

Nota de oCaminho: Este mundo de pecado tem apagado muito do que foi dado à nós no jardim do Éden. De fato existem duas bênçãos deixadas à nós daquela residência perfeita do Éden: o sábado e o lar. Os mandamentos 4 e 5 foram dados para proteger estes dois legados sagrados. E, note, na criação APENAS dois sexos foram criados e isto com a função de se completarem mutuamente e assim, procriarem (Crescei e Multiplicai – Gn 1:28). Porém, a perversão sexual tomou conta da raça caída a ponto da primeira relação homossexual registrada, ocorrer logo após o dilúvio – daí Nokh amaldiçoar seu filho Can. Porém, observe que isto é uma DOENÇA (tem cura – basta fazer a reposição hormonal que se desequilibrou na puberdade) e as consequências desta má escolha vemos em Ap 22:15!

6. Que padrão moral o Criador nos dá, nos 5 mandamentos finais? (Ex 20:13-17).

Sexto: “...Não ______________...”.

Sétimo: “...Não __________________...”.

Oitavo: “...Não ______________...”.

Nono: “...Não dirás ________ testemunho contra o teu próximo...”.

Décimo: “...Não ______________...”.

LEI E GRAÇA

Uma das maneiras mais sutis que ha’satan tem procurado para desacreditar a lei do ETERNO hoje tem sido através de sugerir que desde que somos salvos pela graça, não precisamos cumprir a lei do ETERNO. Se é assim temos licença para pecar? O que a Bíblia diz sobre isto?

7. O que é pecado? Por qual padrão o pecado é percebido? (I Jo 3:4 e Rm 7:7).

  “.…Todo aquele que ___________ o pecado também _______________ a lei, porque o pecado é a ________________ da lei...”.

“...Que diremos pois? É a lei __________? De modo ___________! Mas eu não teria conhecido o ___________ senão por intermédio da _____…”.

Nota de oCaminho: A lei do ETERNO destaca ou revela o pecado. Citando os dez mandamentos Sha’ul mostra que está falando da Lei dos Dez Mandamentos.

8. Qual é o propósito da lei do ETERNO? (Rm 3:20).

“...em razão de que pela lei vem o pleno ________________ do _________...”.

Nota de oCaminho: A lei não salva; ela revela o que o pecador precisa para ser salvo. A lei não justifica, ou purifica, ela somente mostra nossa necessidade de purificação. Ela é um grande espelho do ETERNO, refletindo a necessidade do pecador de purificar e ser redimido.

9. Pelo que somente o cristão pode ser purificado? (I Jo 1:7).

“...e o _________ de Yaohu’shua Seu Filho nos purifica de todo pecado...”.

Nota de oCaminho: A santa lei do ETERNO mostra a nós a necessidade de purificação, mas não pode purificar. Só Yaohu’shua pode. Ele nos providencia o poder para viver uma vida de obediência. I Jo 1:9.

10. Por qual ato do amor do ETERNO as pessoas podem ser salvas? Este ato do amor do ETERNO pode excluir o pecado? (Ef 2:8, 9 e Romanos 6:1, 2).

“...Porque pela ________ sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de _______; não de ________, para que ninguém se glorie…”.

“.…Que diremos, pois? ___________________ no pecado, para que seja a ________ mais abundante? De modo __________…”.

Nota de oCaminho: As pessoas são salvas somente pelo que Yaohu’shua fez por elas (graça). Guardar a lei e boas obras é o RESULTADO de ter um relacionamento de salvação com Yaohu’shua, mas NUNCA um meio de obtenção deste relacionamento. Uma pessoa salva pela graça do ETERNO viverá uma vida obediente. A graça não é uma desculpa para quebrar a lei de UL. De fato, o oposto é verdadeiro. Uma pessoa salva pela graça não mais deseja pecar ou viver em desobediência a lei do ETERNO.

A SALVAÇÃO NO ANTIGO TESTAMENTO

O Novo Testamento deixa claro que o Criador salva as pessoas pela graça e espera que elas vivam uma vida de obediência por causa de seu relacionamento para com Ele. Muitas pessoas não percebem que o Antigo Testamento ensina exatamente o mesmo conceito. Em ambos os testamentos, o povo do ETERNO é salvo pela graça, e então, por causa de que o Criador os redimiu, eles guardam Sua lei. Na cruz, Cristo saldou a velha dívida da humanidade – antes da cruz – imputada á ele nos cerimoniais do santuário e, nos deixou créditos suficientes para TAMBÉM pagar a dívida de seus futuros filhos – nós! Cl 2:4.

11. O Criador deu a Yaoshor’ul os dez mandamentos antes ou depois de os ter libertado do Egito? (Ex 19:4, 5; 20:1, 2).

“...Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia, e vos ___________ a mim. ________, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha ________________ peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é _________...”.

“...Eu sou UL, teu Criador, que te _______ da terra do Egito, da casa da servidão...”.

Nota de oCaminho: o Criador libertou Yaoshor’ul do Egito, e depois Ele pediu sua obediência. Nada nas escrituras nos revelam que o Criador pediu ao povo para obedecer como  condição para salva-los [seguir a Lei para obter a salvação]!

12. Qual o motivo no Antigo Testamento para obedecer ao ETERNO? (Dt  6:4, 5).

“...__________, pois, o Criador, teu Criador, de todo o teu coração, de toda a tua vida e de toda a tua força...”.

Nota de oCaminho: Muitos cristãos perceberão que este mandamento para amar ao ETERNO é o mesmo que Yaohu’shua repetiu em Mt 22:37. O segundo grande mandamento de Yaohu’shua, é amar o seu próximo, que se encontra em Lv 19:18. Estes dois grandes mandamentos resumem a lei que Yaohu’shua nos dá nos mandamentos do Antigo Testamento. O amor era o motivo da obediência ao ETERNO também no Antigo Testamento. Quem AMA segue suas orientações!

13. A religião do Antigo Testamento era legalista? (Mq 6:8).

“...Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o Criador pede de ti: que __________a justiça, e_______ a misericórdia, e _______humildemente com o teu o Criador...”.

Nota de oCaminho: Isto não é religião legalista, é uma vida obediente com uma relação de amor com o Criador.

14. O novo nascimento aparece também no Antigo Testamento? (Ez 36:26, 27).

“...Dar-vos-ei __________ novo, e porei dentro de vós __________ novo... Porei dentro de vós do meu Espírito, e _______ que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos e os observeis...”.

Nota de oCaminho: A fim de servir ao ETERNO, as pessoas devem receber um novo coração. O Santo Espírito vivendo no coração e morando nas pessoas, obterá delas obediência. No Antigo e no Novo Testamento, o Criador sempre salva as pessoas somente pela graça, através da fé, e nunca pelas obras.

15. O Criador, Sua lei ou Seu plano de salvação mudam? (Ml 3:6; Hb 13:8 e Mt 5:17).

“...Pois Eu, o Criador, não _________...”.

“...Yaohu’shua hol’Mehushkyah, _________ e _______, é ___________ e o será para ____________...”.

“...Não penseis que vim __________ a lei ou os profetas...”.

Nota de oCaminho: O que o Criador disse nos tempos do Antigo Testamento é o mesmo que Ele disse nos tempos do Novo Testamento. O plano de salvação foi mais revelado no Novo Testamento, mas ele não é diferente. A relação entre lei e graça é a mesma nos dois Testamentos. A lei do ETERNO é eterna e imutável como o próprio o Criador. Mudar a lei do ETERNO seria mudar o caráter do ETERNO, um CRIADOR ETERNO que nunca muda. Não servimos a um Criador inconstante que muda por qualquer capricho que tenha, mas um Criador imutável com poder para nos libertar.

MINHA DECISÃO:  Yaohu'shua, descobri hoje que a Tua a lei é verdadeira e nunca muda, ajuda-me a guarda-la no meu  coração e fortalecer o meu relacionamento contigo.

 

Preencha o Formulário abaixo para solicitar um estudo sobre um tema específico ou dar a sua opinião sobre este estudo...

Não fique com dúvidas!!!

ATENÇÃO: Verifique se o seu  email está certo; pois não teremos como responder [veja em sua caixa de email, a resposta]!

CONTATOS

[15] 9 9191-8612 (CLARO)

         9 9781-0294 (VIVO)

         9 8121-3482 (TIM)

         9 8800-1763 (OI)

falecom@cyocaminho.com.br

Horário de atendimento: 9:00/19:00hs -  Exceto das 17:00hs/sexta às 15:00hs/sábado [Reuniões do Shabbos] Horário de Brasília

 

DÚVIDAS

 
 

  

ESTE QUADRO AO FICAR EM BRANCO É PORQUE O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO

AGUARDE A NOSSA RESPOSTA EM SUA CAIXA DE EMAIL!

 

 

SAIR