O Livro de Daniel[Dayan'ul]

 

 

HOME

TEMAS DVS

ÍNDICE

Curso: As Profecias de Dayan'ul

Estudo 19 - O Sábado ou Domingo?

Introdução & Cadastro

01 - A Guerra Universal entre o Bem e o Mal

02 - A Importância da Obediência ao ETERNO

03 - O Sonho de Nebucha-dnezar

04 - Adorar ou Não Adorar!

05 - Conversão Após a Queda

06 - O Mistério de Bavel

07 - Dayan’ul na Cova dos Leões

08 - Os animais e a Bavel Espiritual

09 - O Tempo Está Cumprido

10 - As 2300 Tardes e Manhãs e as 70 Semanas

11 - O Santuário

12 - O Julgamento já se Iniciou para os Ímpios

13 - Por que o Santuário Precisa ser Purificado?

14 - Um Tempo de Paz

15 - Há Vida após a morte?

16 - O Destino dos Ímpios

17 - O Chifre Pequeno Pode Mudar a Lei?

18 - O Sábado Pode Ser Mudado?

19 - O Sábado ou Domingo?

20 - O Criador e a Hostilidade Humana

21 - A Segunda Vinda de Yaohu’shua

22 - O Verdadeiro Yaoshor’ul

23 - Lealdade ao Criador

24 - Quem é o Povo do ETERNO nos Últimos Dias?

25 - O Último Chamado do Criador

26 - O dom de Profecia

27 - A Cruz de Yaohu’shua hol’Mehushkyah

28 - Dayan’ul e a Nova Terra

 

CLIC AQUI para baixar uma versão de impressão do Curso Completo

ou

Siga On-Line

 
 

O estudo anterior revelou o assombroso fato de que alguém tentou mudar o original sétimo dia de sábado do nosso Criador. Foi revelado que o Criador não fez nenhuma mudança com relação ao sábado. Ele é parte da eterna, imutável, lei dos Dez mandamentos . O sábado foi originado no jardim do Éden, será guardado durante o Milênio; e, é o sinal especial de um relacionamento com o Criador. O chifre pequeno teria autoridade para mudar o sábado para o domingo? Neste estudo queremos examinar toda possível evidência no Novo Testamento que mesmo remotamente sugira a possibilidade dessa mudança pseudo autorizada. Examinaremos todos os textos do Novo Testamento que mencionam o primeiro dia da semana. Existem apenas oito.

O DOMINGO NO NOVO TESTAMENTO

1. O chifre pequeno realmente mudaria os tempos e as leis do ETERNO? (Dn 7:25).

“..._____________ em mudar os tempos e a lei...”.

2. . Examinemos todos os 8 textos do Novo Testamento que mencionam o 1° dia da semana:

Mc16:9 –  “...havendo Ele (Yaohu’shua) ________________ , de manhã cedo, no primeiro dia da semana...”.

Nota de oCaminho: Este texto é usado para JUSTIFICAR a guarda do domingo, por supostamente declarar que Yaohu’shua ressuscitou no primeiro dia da semana. MAS, o sincero estudante das Escrituras verá que se trata de uma má tradução do texto (mais uma questão da colocação correta da vírgula, como no caso do ladrão na cruz), pois ao chegarem na sepultura – lembre-se, o pôr-do-sol indica o início do período que as Escrituras chama de  “manhã”; portanto, “bem cedo” indica o início do dia, que o “chifre pequeno” denominou de “noite” –  o ANJO dissera: JÁ RESSUSCITOU, ou seja, o evento acontecera instantes antes; nos últimos minutos do Sábado, completando assim, o sinal de Yao’nah [´três dias e três noites...]. Yaohushua NÃO ressuscitou no domingo e portanto, nada justifica a guarda deste dia por uma suposta honra à Sua ressurreição.

Mc 16:1, 2; Lc 24:1; Mt 28:1; Jo 20:1 – “...Passado o ____________, Maoro’hem de Magdalit, Maoro’hem, mãe de Yaohu’kaf, e Shua'olem, compraram aromas para irem embalsama-Lo...”.

Nota de oCaminho: Como vimos anteriormente, este sábado não era o sábado do sétimo dia...Tanto a quarta-feira como a quinta, foram sábados festivos conf. descritos em Lv 23.

Jo 20:19 – “...Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com _________ dos judaicos...”.

Nota de oCaminho: Os discípulos não estavam reunidos para honrar a ressurreição de Yaohu’shua, porque não acreditaram nisto naquela ocasião. Eles se mantiveram trancados e escondidos por medo de lhes acontecer o que aconteceu a Yaohu’shua. Nada indicava aqui uma mudança no dia ou adoração; não estavam realizando nenhum culto dominical como querem os apostatados da Verdade!

I Co 16:2 – “...No primeiro dia da semana, cada um de vós ___________ de _________, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando...”.

Nota de oCaminho: Sha’ul estava arrecadando dinheiro para os cristãos de Yah’shua-oléym que sofriam de fome (Atos 11:27-30; Rm 15:26). Ele estava instruindo os cristãos coríntios a prepararem e reservarem certa quantia em dinheiro a cada semana como presente especial aos mais necessitados. Porém, o texto é mais um apoio à santidade do sábado, uma vez que os ‘assalariados’ recebiam semanalmente... Veja, na sexta-feira, no fim do “expediente” recebiam o salário a que tinham direito. Na sequência vinha o sábado e tão logo o sábado passasse (primeiro dia) a primeira coisa que devia fazer era separa a oferta!!! E você, faz isto quando recebe seus proventos? II co 9:7.

Atos 20:7-11 – “...No ____________ dia da semana, estando nós reunidos com o fim de ___________ o pão, Sha’ul, que devia seguir viagem no dia imediato...”.

Nota de oCaminho: Esta reunião aconteceu na noite do 1° dia da semana. Nos tempos bíblicos o dia era contado do pôr-do-sol ao pôr-do-sol (Gn1:5; Mc 1:32). Isto significa que a parte escura do 1° dia da semana é chamado – atualmente – como sábado a noite. Sha’ul estava tendo uma reunião de despedida com os membros da igreja. Ele estava ansioso em colocá-los a par de todos os conselhos do ETERNO. Na manhã de domingo, o apóstolo Sha’ul e seus companheiros partiram para sua viagem. Por que eles não permaneceram na manhã de domingo adorando ao ETERNO se eles guardavam de fato o domingo? Não há nada neste texto que mostre um costume regular da primeira igreja cristã em se reunir no 1° dia da semana. Só porque Sha’ul pregou e partiu o pão neste dia não faz deste dia um dia sagrado. A igreja primitiva partia o pão diariamente (Atos 2:46 – distribuir aos pobres não representa uma Santa Ceia, como querem os pentecostais), bem como pregava diariamente.

Portanto, analisamos todos os textos do novo testamento que mencionam o 1° dia da semana e não encontramos nenhuma fraca indicação de qualquer mudança no dia de adoração ao ETERNO. Alguns textos aparentemente indicam que certos sábados não seriam mais guardados na igreja do Novo Testamento, por pura (má) interpretação humana; a exemplo de Cl 2:14 Isto tem confundido as pessoas, levando-as a pensar que o Novo Testamento não se refere mais ao sétimo dia sábado. Contudo, como vimos, existem duas espécies de sábado mencionados na Bíblia: os dias cerimoniais de festa e o 7° dia – todos, sábados. Veja:

3. Como eram chamados os dias de festas cerimoniais? (Lv 23:8, 21, 25, 31, 32).

“...___________ de descanso solene vos será...”.

Nota de oCaminho: O 7° dia, o sábado semanal da criação originou-se no jardim do Éden. Os dias de festas cerimoniais – Festa da Páscoa, Festa dos Pães Asmos, Festa do Molho Movido, Festa das Primícias, Pentecostes, Trombetas, Dia da Expiação e Festa dos Tabernáculos – foram originados todos no S’neah. O 7° dia sábado aponta para a criação e nossa necessidade para um relacionamento com o Criador. Os cerimoniais chamados “sábados” apontavam para a cruz e a segunda Vinda. Eles eram sombras de uma realidade que viria em Yaohu’shua. No após cruz, tais sábados [ordenanças, não mandamentos] assumiram um novo significado pois apontavam para cruz e hoje apontam para Sua 2º Vinda!!!

4. Os cerimoniais chamados “sábados” eram separados dos outros sábados? (Lv 23:37, 38).

“...São estas as _________ fixas do Criador, que proclamareis para santas convocações, para oferecer ao Criador...além dos ____________ do Criador, e das vossas dádivas, e de todos os vossos votos, e de  todas as vossas ofertas voluntárias que dareis ao Criador...”.

Nota de oCaminho: O Antigo Testamento distingue os dias das festas cerimoniais (também chamados de sábados) do sábado do 7° dia. O sábado do 7° dia era separado de todos os outros dias de festas e esta na Lei; enquanto que os demais estão em Levíticos 23 e constam de “ordenanças” – Cl 2:14.

5. Por quais sábados o apóstolo Sha’ul diz que os crentes do novo testamento não serão julgados? (Cl 2:16, 17).

“...Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida ou bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou  ____________, porque tudo isso tem sido _____________ das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo....”.

Nota de oCaminho: Sha’ul explica sobre quais sábados está falando. Há dois tipos de sábados no Antigo Testamento: o 7°dia - sábado da criação, e os sábados cerimoniais que foram sombras apontando à cruz. Sha’ul declara que estes sábados eram sombra das coisas para vir e os cristãos não seriam julgados por eles. Aqui ele não está falando sobre o 7°dia, mas dos sábados cerimoniais, como as Festas do Molho Movido, dos Tabernáculos e Dia da Expiação.

6. Romanos 14:1-6 indica que não faz diferença qual dia é guardado como sábado?

“...Um faz diferença entre ______ e ______;  outro julga iguais todos os ________...”.

Nota de oCaminho: Leia este texto cuidadosamente. O Sábado não é sequer mencionado. O contexto desta mensagem indica que alguns cristãos jejuavam neste ou naquele dia, outros diariamente. Por isto é que o apóstolo Sha’ul estava falando aqui... Sha’ul disse “Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente” (verso 5). Se o faz, faz para o Criador!!! (vs. 6).

O SÁBADO NO NOVO TESTAMENTO

7. O livro de Atos, mostra alguns textos sobre o 7° dia –  sábado, vamos analisá-los:

Atos 13:14 :  “...indo num _____________ à sinagoga, assentaram-se...”.

Atos 13:42 : “...rogaram-lhes que, no ___________ seguinte, lhes falassem estas mesmas palavras...”.

Atos 13:44 :  “...No sábado seguinte, afluiu quase toda a ____________ para ________ a palavra do ETERNO...”.

Nota de oCaminho: Sha’ul tentava alcançar não somente os judaicos (gentios), mas também aos estrangeiros incitando-os a ouvir o que ele pregava aos sábados. Evidentemente, reconheciam o costume de Sha’ul guardar o Sábado.

 Atos 16:13 : “...No sábado, saímos da cidade para  _________ do _____...”.

Nota de oCaminho: Em Filipos não havia sinagoga para Sha’ul atender ao povo no sábado. Ele se encontrava com os crentes, próximo ao rio. Mesmo se não houvesse um lugar judaico para adoração, Sha’ul ainda se reunia no Sábado para adoração cristã.

Atos 17:1-4 : “...e, por _______ sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras...”.

Atos 18:4 : “...todos os __________ na sinagoga, e persuadindo tanto judaicos como gregos...”.

8. Quanto tempo esteve Sha’ul em Corinto? (Atos 18:11).

“...E ali permaneceu um ______ e ______ meses...”.

Nota de oCaminho: Sha’ul pregou por 78 sábados naquele tempo. Nesse tempo, Sha’ul poderia ter introduzido a guarda do domingo para os novos crentes se realmente houvesse ocorrido uma mudança no dia de guarda. Mas ele não se absteve de qualquer mandamento. Encontramos Sha’ul sempre guardando o Sábado em todo o tempo que ele viveu em Corinto.

9. O que o escritor do livro de Hb dá como exemplo do descanso que nós temos em Yaohu’shua hol’Mehushkyah? (Hb 4:4).

“...E descansou o Criador, no ___________ dia, de todas as obras que fizera...”.

Nota de oCaminho: Discutindo sobre o descanso que os cristãos encontram em Yaohu’shua, não existe melhor exemplo que o sábado como o 7° dia.  O Sábado como o 7° dia é o símbolo do Criador para o descanso que temos nEle; é um símbolo do relacionamento que o cristão tem com Ele.

O ASSUNTO DO SÁBADO

O assunto é claro. Não há absolutamente nada ou pequena evidência na Bíblia sobre a mudança do dia de adoração do Sábado para o Domingo. Contudo, o real assunto não é a guarda do Sábado ou a guarda do Domingo. O real assunto é: o chifre pequeno tem autoridade para mudar a lei do ETERNO? Observe esta incrível declaração de uma fonte católica romana: “Foi a igreja católica que… transferiu o descanso para o Domingo... Então a observância do Domingo pelos protestantes é uma homenagem que eles fizeram, eles próprios, à autoridade da igreja católica”. Monsenhor Louise Segur – Plano Verdadeiro Sobre o Protestantismo  de Hoje. p. 213.

Que incrível admissão! A igreja romana clama que quando a pessoa guarda o domingo,  reconhece a autoridade da igreja romana!  É dito claramente que nenhuma pessoa tem autoridade para mudar a lei do ETERNO. Errar sobre isso, sobre o conflito entre Sábado-Domingo é um assunto de autoridade. O Sábado que guardamos revela de quem reconhecemos a suprema autoridade em nossa vida religiosa. Não admira que o Criador disse que o Sábado é um sinal para se CONHECER quem o segue (Ez 20:20).

10. É certo, adorar por tradição, ao invés de obedecer aos mandamentos do ETERNO? (Mc 7:7, 9, 13).

“...E em ________ me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos __________...”.

11. A quem Kafos diz que devemos obedecer? (Atos 5:29).

“...Antes importa obedecer a ________ do que aos homens...”.

12. Por que o cristão deveria obedecer a Yaohu’shua? (Jo 14:15).

“...Se me __________, guardareis os meus mandamentos...”.

Nota de oCaminho: Não podemos esquecer que o motivo de nossa obediência ao nosso PAI é o amor. Os cristãos não podem obedecer por medo ou obrigação, mas somente porque eles amam a Yaohu’shua, por salvá-los de seus pecados.

MINHA DECISÃO:  UL, meu Criador, eu quero guardar os Teus Sábados, reconhecendo que assim o fazendo, estarei adorando a Ti verdadeiramente.

 

Preencha o Formulário abaixo para solicitar um estudo sobre um tema específico ou dar a sua opinião sobre este estudo...

Não fique com dúvidas!!!

ATENÇÃO: Verifique se o seu  email está certo; pois não teremos como responder [veja em sua caixa de email, a resposta]!

CONTATOS

[15] 9 9191-8612 (CLARO)

         9 9781-0294 (VIVO)

         9 8121-3482 (TIM)

         9 8800-1763 (OI)

falecom@cyocaminho.com.br

Horário de atendimento: 9:00/19:00hs -  Exceto das 17:00hs/sexta às 15:00hs/sábado [Reuniões do Shabbos] Horário de Brasília

 

DÚVIDAS

 
 

  

ESTE QUADRO AO FICAR EM BRANCO É PORQUE O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO

AGUARDE A NOSSA RESPOSTA EM SUA CAIXA DE EMAIL!

 

 

SAIR