O Livro de Daniel[Dayan'ul]

 

 

HOME

TEMAS DVS

ÍNDICE

Curso: As Profecias de Dayan'ul

Estudo 22 - O Verdadeiro Yaoshor’ul

Introdução & Cadastro

01 - A Guerra Universal entre o Bem e o Mal

02 - A Importância da Obediência ao ETERNO

03 - O Sonho de Nebucha-dnezar

04 - Adorar ou Não Adorar!

05 - Conversão Após a Queda

06 - O Mistério de Bavel

07 - Dayan’ul na Cova dos Leões

08 - Os animais e a Bavel Espiritual

09 - O Tempo Está Cumprido

10 - As 2300 Tardes e Manhãs e as 70 Semanas

11 - O Santuário

12 - O Julgamento já se Iniciou para os Ímpios

13 - Por que o Santuário Precisa ser Purificado?

14 - Um Tempo de Paz

15 - Há Vida após a morte?

16 - O Destino dos Ímpios

17 - O Chifre Pequeno Pode Mudar a Lei?

18 - O Sábado Pode Ser Mudado?

19 - O Sábado ou Domingo?

20 - O Criador e a Hostilidade Humana

21 - A Segunda Vinda de Yaohu’shua

22 - O Verdadeiro Yaoshor’ul

23 - Lealdade ao Criador

24 - Quem é o Povo do ETERNO nos Últimos Dias?

25 - O Último Chamado do Criador

26 - O dom de Profecia

27 - A Cruz de Yaohu’shua hol’Mehushkyah

28 - Dayan’ul e a Nova Terra

 

CLIC AQUI para baixar uma versão de impressão do Curso Completo

ou

Siga On-Line

 
 

Conflito após conflito foi registrado por todo o livro de Dayan’ul. O que aconteceu na Bavel antiga é uma previsão do que o povo do ETERNO poderá esperar: ser maltratado, aprisionado, ou enfrentar a morte, mas finalmente ele será livrado. As boas novas do livro de Dayan’ul são que o Criador finalmente vencerá este conflito!

O DIA DO LIVRAMENTO

1. Que três coisas acontecerão ao povo do ETERNO no tempo do fim? (Dn 12:1).

“...Nesse tempo se levantará ____________... e haverá tempo de _______________, qual nunca houve... mas, naquele tempo, será __________ o Teu povo...”.

Nota de oCaminho: Esta mensagem de segurança foi enviada ao judaico Dayan’ul. Isto significa que somente os judaicos serão livrados no conflito final? A fim de compreender o significado desta profecia, precisamos examinar cuidadosamente o termo “Yaoshor’ul” em toda a Escritura. A IASD e os pentecostais dizem que “Yaoshor’ul” muda de significado dependendo de quem é o povo do ETERNO em um determinado tempo.

YAOSHOR’UL NO NOVO TESTAMENTO

2. O que o Criador prometeu a Abrul’han? (Gn 13:14-16, Gl 3:16 e Hb 11:10,16).

“...porque toda esta terra que vês, eu ta darei, à ____, e à tua __________________, para sempre. Farei a tua _________________ como o pó da terra; de maneira que se alguém puder contar o pó da terra, então se _______________também a tua ___________________...”.

“...E aos seus descendentes, como se falando de muitos, porém como de ____________: E ao teu descendente, que é ___________...”.

“...Mas agora aspiram a uma pátria superior, isto é, a _______________...”.

Nota de oCaminho: As promessas feitas a Abrul’han da terra e da semente, não se referiram só a ter muitos descendentes e a  herança da Canaã terrestre.  Foram promessas espirituais para ele ser o progenitor do Messias e herdar o reino – Hb 11:39-40. Usando Hb 11:10, 16 os cristãos paganizados pela doutrina de “ir para o céu” deturpam a passagem, se esquecendo que REALMENTE a Cidade Santa, encontra-se nos céus e que DEPOIS de Tudo Feito Novo, ELA vem até nós... Ap 21:1-3. Porém, somente seriam dadas a pessoas espirituais (santas), por isso, nem todos seus descendentes as receberam. Yaohutz’kaq as recebeu, mas Yshama’ul não. Yaohu’kaf as recebeu, mas Essáv não... Releia Mt 7:21-23 e medite nisto!

3. Qual foi o novo Nome dado a Yaohu’kaf depois de ter lutado com o anjo [o Criador]? (Gn 32:27, 28).

“...Já não te chamarás Yaohu’kaf, e sim __________...”.

Nota de oCaminho: O termo “Yaoshor’ul” significa, “aquele que triunfou com o Criador – um vencedor”. O povo que saiu do Egito com Mehu’shua foi chamado israelita quando assumiu a aliança com o Criador no Monte S’neah. Daoud e Shua’olmoh, constituíram uma poderosa nação. Como foram fiéis ao ETERNO, o termo “Reino de Yaoshor’ul” foi aplicado a eles e suas terras. Mais tarde, contudo, o Reino se dividiu e as 10 tribos, ao norte, levaram o nome de “Casa de Yaoshor’ul”. Mas se tornaram infiéis ao ETERNO, porque diziam ser yaoshorul’itas, mas não eram; e por isto, o Criador os espalhou pela Terra. Estes, então, passaram a ser conhecidos como ‘gentios” – Is 9:1. O reino do sul recebeu o nome Yaohu’dah, e  mesmo fiéis [por certo tempo], não foram  chamados de yaoshorul’itas, mas sim de yaohudins (judaicos). Porque? Porque o Criador os haveria de castiga-los e depois decerto tempo, os reuniria novamente. As Escrituras é farta em anunciar tal união e em Yaohushua isto se tornou possível  - Ed 2:14, 16.

4. Dê o nome de duas pessoas que não foram filhos de Abrul’han e se tornaram yaoshorul’itas e ancestrais da Semente Prometida, Yaohu’shua? (Js 6:25; Rt 4:13-22; Mt 1:5).

“...Shua’olmoh gerou de _________ a Bo’oz; este, de _______, gerou a Awód; e Awód (que teve por mãe Ruth), Yaoshai

Nota de oCaminho: Bo’oz foi descendente de Raabe. Ele casou-se com Ruth e se tornou avô de Daoud. Estas nobres mulheres se tornaram ancestrais de Yaohu’shua e aparecem em Sua genealogia. Então, nos tempos do Antigo Testamento se tornaram yaoshorul’itas mesmo não tendo nascido  yaoshorul’itas.

PROFECIA CONDICIONAL?

5. Se o Criador anunciar que uma nação será destruída e ela se arrepender: o Criador lhe infligirá um desastre? Em caso contrário, o Criador trará o bem a este povo? (Jr 18:7-10).

“...se tal nação se _____________ da maldade contra a qual eu falei, também Eu me ________________ do mal que pensava fazer-lhe... se ele fizer o que é mal perante Mim e não der ___________ à minha voz, então me _________________ do bem que houvera dito lhe faria...”.

Nota de oCaminho: As grandes profecias de Dayan’ul e Apocalipse que nos são dadas para os eventos humanos são incondicionais; não existem profecias condicionais! Observe os textos acima e veja que não são profecias, mas sim, alertas!!!. Quando o Criador escolheu Abrul’han, mostrou-lhe um glorioso futuro para a nação étnica de Yaoshor’ul  a ser formada a partir dele; e isto aconteceria de qualquer maneira, apesar das vezes que foi necessário castiga-los por suas más escolhas ou condutas. Is 55:11.

6. O que o Criador previu que aconteceria a Yaoshor’ul se eles fossem desobedientes e sobre que condições eles estariam aptos a retornar a sua terra? (Dt 4:27-30).

“...o Criador vos ______________ entre os povos... de lá ____________ ao Criador, teu UL, e O acharás ...e te voltares para o Criador, teu UL, e lhe ____________ a voz...”.

7. Yarmi’yaohuh previu o cativeiro babilônico. Yarmi’yaohuh também deu uma previsão sobre o retorno à terra da Palestina do povo? (Jr 30:3, 11).

“...pois eis que vêm os dias, diz o Criador, em que mudarei a sorte do meu povo de Yaoshor’ul e de Yaohu’dah, diz o Criador; fá-los-ei ___________ para a terra que dei a seus pais, e a possuirão...”.

Nota de oCaminho: Yarmi’yaohuh não só previu 70 anos de cativeiro na Bavel, mas que uma grande multidão de judaicos voltaria à Palestina quando o cativeiro acabasse (Jr 31:8, 9).

8. Após os judaicos voltaram da Bavel, quanto tempo o Criador deu a eles? (Dn 9:24).

“...____________ semanas estão determinadas sobre o teu povo...”.

Nota de oCaminho: Quando o Criador permitiu aos judaicos retornarem do cativeiro babilônico, deu a eles uma oportunidade final de 490 anos. No fim deste tempo, eles rejeitaram o Messias, crucificaram-No, e iniciaram uma perseguição sistemática de Seus seguidores pelo apedrejamento de Esteban. Novamente apostataram e então aconteceu a diáspora [espalhados por entre as nações].

A MENSAGEM DE YAOHU’SHUA PARA O YAOSHOR’UL ÉTNICO

9. O que Yaohu’shua disse que aconteceria a figueira (Yaoshor’ul). se ela não desse frutos? Por que Ele foi incapaz de ajuntar Yaoshor’ul? O que aconteceria se Yaoshor’ul se recusasse a aceitá-Lo?  (Lc 13:6-9, 34, 35 e Mt 21:43-45).

“...se vier a dar fruto, bem está; se não, mandarás _____________...”.

“...Quantas vezes quis Eu reunir teus filhos, como a galinha ajunta os do seu próprio ninho debaixo das asas, e vós não _____________! Eis que a vossa casa vos ficará  ______________...”.

“...Portanto eu vos digo que o reino do ETERNO vos será ___________, e será entregue a um povo que lhe produza os respectivos ___________...”.

O YAOSHOR’UL DO NOVO TESTAMENTO

10. De acordo com Sha’ul, quem é o real judaico após a cruz? Quem são os filhos do ETERNO no Novo Testamento? Os filhos da carne [étnicos] ou os filhos da promessa? (Rm 2:28, 29 e 9:6-9).

“...Porém judaico é aquele que o é _________________, e circuncisão, a que é do _____________, no ___________, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas do ETERNO...”.

“...estes filhos do ETERNO não são propriamente os da ________ , mas devem ser considerados como descendência os filhos da _____________...”.

Nota de oCaminho: Sha’ul diz que depois da cruz o real judaico não é mais o judaico étnico, mas todo aquele que aceitou a Yaohu’shua, o Messias.

11. Como somente, então, pode um judaico étnico se tornar um judaico espiritual, de acordo com o Novo Testamento? (Rm 11:14, 15, 19-21, 23).

 “...se não permanecerem na ___________________, serão enxertados; pois o Criador é poderoso  para os enxertar de novo...”.

Nota de oCaminho: Romanos 11 iniciou com a AFIRMAÇÃO de que o ETERNO não errou e, portanto,não mudou, ao escolher o Seu povo... Na sequência nos mostra que mesmo este povo estando apostatado, continuam sendo o Seu povo, e que ainda HOJE, existe um remanescente! Este remanescente é constituído por NOVAS pessoas (nós) enxertadas na árvore. Quanto àqueles [judaicos], basta eles mudarem o seu procedimento quanto ao Messias, que novamente participarão da árvore... Portanto o conceito pentecostal de um “yaoshor’ul espiritual”, ou seja, da SUBSTITUIÇÃO da “igreja” pela tal de “igreja gentílica”, não é escriturístico!!!

 12. Há divisão entre judaicos, gentios e não israelitas no Novo Testamento? Como Sha’ul a chama aqueles que pertencem a Yaohu’shua? (Ef 2:14, 16, 19-22 e Gl 3:28, 29).

“...e _________________ ambos em um só ________ com o Criador, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade...”.

“...se sois de Cristo, também sois ________________ de Abrul’han, e ______________ segundo a promessa...”.

Nota de oCaminho: A união das duas Casas [Yaoshor’ul/reino do Norte & Yaohu’dah/Reino do Sul] finalmente foi juntada.... Par isto o apóstolo Sha’ul foi comissionado – Rm 11:6 – juntamente com os demais apóstolos que permaneceram juntos à Casa de Yaohu’dah. Com a entrada do primeiro estrangeiro (Cornélius – At 10:17, 20), os 144.000 mil [yaoshorul’itas, como nação] fora selados, abrindo o Caminho para Grande Multidão, nós, os estrangeiros... Não mais existem mais 3 grupos separados [judaicos, gentios e estrangeiros]. Sha’ul afirma que todos os crentes em Yaohu’shua hol’Mehushkyah, são agora parte de um corpo – a Igreja/Kehiláh cristã, o renovado Yaoshor’ul. Todas as promessas feitas para Yaoshor’ul que tiveram seu cumprimento depois da cruz são cumpridas na renovação do Yaoshor’ul étnico com a união das duas Casas mais o  estrangeiros (não gentios, conforme o deturpado conceito dos atuais cristãos que desconhecem quem verdadeiramente as Escrituras chama de gentios). Qualquer referência, portanto, para o Yaoshor’ul do tempo do fim não deve se referir à nação dos judaicos étnicos exclusivamente, mas para o novo Yaoshor’ul trazido à existência pela cruz – a igreja cristã. Negar isso, significa negar totalmente o ensinamento do Novo Testamento sobre a nação de Yaoshor’ul.

Portanto, também estão errados os que se dizem judaico-messiânicos e se juntam mediante rezas e aparatos judaicos [kipá, talit sobre a cabeça, circuncisão, etc], além do idioma moderno, longe portanto, da Verdade!!!

O ÚLTIMO YAOSHOR’UL

13. Os 144.000 serão selados para a volta de Yaohu’shua ou isto já ocorreu? De quem fazem parte e quem eles seguem?  (Ap 7:4  e 14:4).

“...ouvi o número dos que foram selados, que era cento e quarenta e quatro mil de _________ as tribos dos filhos de ___________...”.

“...são eles os seguidores do ______________ por onde quer que vá...”.

Nota de oCaminho: Como vimos acima, os 144.000 é que seguem a Yaohu’shua, em Seu reino terreal. Vindos das tribos de Yaoshor’ul [as duas Casas unidas] foram selados até a entrada do primeiro estrangeiro na Igreja/Kehiláh de Yaohu’shua!

14. O que acontecerá à terra quando os servos do ETERNO estiverem sendo selados? Quem Dayan’ul diz que será livrado neste tempo? (Ap 7:3 e Dn 12:1).

“...Não _______________ nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso o Criador...” (Ap 7:3).

“...Nesse tempo se levantará Mikha’ul, o grande príncipe, o defensor dos __________do teu povo...” (Dn 12:1).

Nota de oCaminho: O grande final do tempo de tribulação começará. Mas antes disso o Criador selará Seu último seguidor (Rm 11:25). Então no final, o Criador os livrará. Dayan’ul indica que este é o seu povo. Yaohu’khanan nos diz em Apocalipse que estes serão livrados. Somando-se a eles, Yaohu’khanan viu uma grande multidão [nós] que não podia ser contada (Ap 7:9).

15. O que o Dragão tentará fazer ao povo remanescente do ETERNO? (Ap 12:17).

“...Irou-se o _________ contra a mulher e foi __________ com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos do ETERNO, e têm o testemunho de Yaohu’shua...”.

Nota de oCaminho: Esta é a batalha final que procurará destruir o povo remanescente do ETERNO, o que guarda os mandamentos do ETERNO e tem a fé em Yaohu’shua. Esta é a batalha final predita por Dayan’ul.

MINHA DECISÃO:  Santo PAI, eu quero fazer parte do Yaoshor’ul verdadeiro, aquele que guarda os Seus  Mandamentos e tem o Testemunho de Yaohu’shua [as Escrituras – Jo 5:39].

 

Preencha o Formulário abaixo para solicitar um estudo sobre um tema específico ou dar a sua opinião sobre este estudo...

Não fique com dúvidas!!!

ATENÇÃO: Verifique se o seu  email está certo; pois não teremos como responder [veja em sua caixa de email, a resposta]!

CONTATOS

[15] 9 9191-8612 (CLARO)

         9 9781-0294 (VIVO)

         9 8121-3482 (TIM)

         9 8800-1763 (OI)

falecom@cyocaminho.com.br

Horário de atendimento: 9:00/19:00hs -  Exceto das 17:00hs/sexta às 15:00hs/sábado [Reuniões do Shabbos] Horário de Brasília

 

DÚVIDAS

 
 

  

ESTE QUADRO AO FICAR EM BRANCO É PORQUE O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO

AGUARDE A NOSSA RESPOSTA EM SUA CAIXA DE EMAIL!

 

 

SAIR