O Livro de Daniel[Dayan'ul]

 

 

HOME

TEMAS DVS

ÍNDICE

Curso: As Profecias de Dayan'ul

Estudo 04 - Adorar ou Não Adorar!

Introdução & Cadastro

01 - A Guerra Universal entre o Bem e o Mal

02 - A Importância da Obediência ao ETERNO

03 - O Sonho de Nebucha-dnezar

04 - Adorar ou Não Adorar!

05 - Conversão Após a Queda

06 - O Mistério de Bavel

07 - Dayan’ul na Cova dos Leões

08 - Os animais e a Bavel Espiritual

09 - O Tempo Está Cumprido

10 - As 2300 Tardes e Manhãs e as 70 Semanas

11 - O Santuário

12 - O Julgamento já se Iniciou para os Ímpios

13 - Por que o Santuário Precisa ser Purificado?

14 - Um Tempo de Paz

15 - Há Vida após a morte?

16 - O Destino dos Ímpios

17 - O Chifre Pequeno Pode Mudar a Lei?

18 - O Sábado Pode Ser Mudado?

19 - O Sábado ou Domingo?

20 - O Criador e a Hostilidade Humana

21 - A Segunda Vinda de Yaohu’shua

22 - O Verdadeiro Yaoshor’ul

23 - Lealdade ao Criador

24 - Quem é o Povo do ETERNO nos Últimos Dias?

25 - O Último Chamado do Criador

26 - O dom de Profecia

27 - A Cruz de Yaohu’shua hol’Mehushkyah

28 - Dayan’ul e a Nova Terra

 

CLIC AQUI para baixar uma versão de impressão do Curso Completo

ou

Siga On-Line

 
 

Agora no capítulo 3, estamos introduzimos o outro assunto principal no livro de Dayan’ul sobre o qual existe um conflito, o assunto da adoração. Aqui temos que atentar para os poderes que exigem falsa adoração. Veremos três jovens permanecendo firmemente com o Criador, quando o mundo inteiro adorava falsamente. Os três amigos de Dayan’ul foram tentados, mas resistiram: igualmente o povo do ETERNO nos últimos dias vai ser obrigado a fazer falsa adoração, mas vão se recusar. Por terem um sólido relacionamento com o Criador não poderão ser compelidos a adorar falsamente.

A IMAGEM DOURADA

1.  Descreva a estátua que Nebuchadnezar construiu. (Dn 3:1).

“...O rei Nebuchadnezar fez uma estátua de ____ ... ____ que tinha ___________ côvados de alto e _______ de largo; levantou-a no campo de ________ , na província da Bavel...”.

“...Então o rei Nebuchadnezar mandou ajuntar os ___________ , os ____________ , os _______________ , os ____________ , os ________________ , os _________________ , os ________________, e todos os _____________________ , para que viessem à consagração da imagem...”.

Nota de oCaminho: A história nos conta que pouco antes na Bavel houvera uma rebelião e o rei questionou a  lealdade de seus subordinados. A dedicação da imagem seria uma oportunidade para todos no reino empenharem sua lealdade ao governante. Quem lá não estivesse seria considerado traidor. Agora, observe as dimensões cúbicas da estátua: altura X largura X profundidade = 666!

“...vos ____________ e _____________ a imagem de ouro que o rei Nebuchadnezar levantou. Qualquer que não se prostrar e não a adorar será, no mesmo instante, ____________ na ____________ de ________ ardente...”.

4. Que acusação fizeram os Caldeus com relação àqueles judaicos que não se curvaram para a estátua? (Dn 3:12).

“... Há uns homens judaicos, que tu constituíste sobre os negócios da província de Bavel: ____________ , _____________ e _____________ ; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus __________ não __________ , nem ___________ a estátua de ouro que levantaste...”.

Nota de oCaminho: Teria sido muito fácil racionalizar que eles deveriam adorar realmente a imagem, simplesmente mostrando sua lealdade ao rei. Mas eles sabiam que a lealdade ao ETERNO estava envolvida, por isso não se atiraram para reverenciar a imagem. Leia At 5:29.

5.  Que mandamento proíbe a falsa adoração? (Ex 20:4-6).

“... Não farás para ti __________ de escultura, nem ________________ alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as ___________ , nem lhes darás ________ ; porque Eu sou o __________ teu _______, _______ zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos...”.

6. Quando Khanan’yah, Mishua’ul e Ozor’yah foram entregues ao rei Nebuchadnezar para responder as acusações contra eles, qual tratamento seria dado a eles? (Dn 3:15).

“... sereis, no mesmo instante, ____________ na ___________ de _______ ardente...”.

Nota de oCaminho: Nebuchadnezar deu aos três homens uma segunda chance. Eles poderiam ter mudado de idéia na sua primeira recusa de adoração, diante das consequências fatais de suas escolhas!

7.  O que aqueles homens responderam a Nebuchadnezar quando este lhes ofereceu uma segunda chance? (Dn 3:16-18).

 “... Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego ao rei: Ó Nebuchadnezar, quanto a isto não _____________ de te ____________. Se o nosso o Criador, a quem servimos, _______  __________ , Ele nos _________ da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica ___________ , ó rei, que não ___________ a teus Criadores nem _____________ a imagem de ouro que levantaste...”.

Nota de oCaminho: Que tremendo testemunho de fé! Antes de virem ao campo de Dura, eles já haviam decididos a não se render, não importando como seriam tratados. Se o Criador os protegesse, eles estariam bem, mas se assim Ele não o fizesse, eles ainda assim O serviriam.

A FORNALHA ARDENTE

8. O que fez Nebuchadnezar para responder a defesa daqueles Hb? (Dn 3:19).

 “...ordenou que se acendesse a fornalha sete ______ mais do que se ____________...”.

9. O que aconteceu aos soldados que atiraram Khanan’yah, Mishua’ul e Ozor’yah dentro da fornalha ardente? (Dn 3:22).

“... e a fornalha estava sobremaneira ______ , as chamas do fogo _________ os homens que lançaram de cima para dentro a Sadraque, Mesaque e Abednego...”.

“... E estes três, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram _______ dentro da fornalha sobremaneira acesa...”. “...Tornou ele e disse: Eu, porém, vejo ________ homens ______ , que andam passeando dentro do fogo, sem ________ dano...”.

11. Como era o aspecto do Quarto Homem que estava com eles no fogo? (Dn 3:25).

 “... e o aspecto do quarto é semelhante a um _____ dos ________ ...”.

Nota de oCaminho: o Criador não só libertou os três jovens, Ele caminhou através do fogo com eles! Que maravilha o UL que nós temos. Podemos ter muitos dissabores em nossas vidas, mas o Filho do ETERNO Caminha conosco através do fogo.

12. Como Nebuchadnezar  chamou a Khanan’yah, Mishua’ul e Ozor’yah quando eles saíram do fogo e depois de ver essa mostra do poder do ETERNO, que decreto fez Nebuchadnezar? (Dn 3:26-30).

“... Sadraque, Mesaque e Abednego, _______ do Criador ___________, saí e vinde!”.

“...todo ______ , _______ e ________ que disser blasfêmia contra o ______ de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja _____________ , e as suas casas sejam feitas em monturo; porquanto ____ há outro _____ que possa ________ como Este...”.

APOCALIPSE 13 E A IMAGEM  DA BESTA

O que aconteceu a Khanan’yah, Mishua’ul e Ozor’yah na Bavel antiga é comparável aos eventos que vão transcorrer nos últimos dias. Apocalipse 13 enquadra para nós uma cena paralela a Dayan’ul 3.  Vamos perceber as similaridades.

13. O que fizeram os habitantes da terra comandados pela besta de dois chifres? (Ap 13:11, 12).

“...Vi ainda outra besta emergir da terra, possuía dois ________ parecendo __________, mas falava como ________...”.   “...faz com que a terra e os seus habitantes ___________ a primeira besta, cuja ferida mortal fora curada...”.

14. Depois de fazer descer fogo do céu e operar outros milagres, o que esta besta declara que o povo deveria fazer? (Ap 13:13, 14).

“...dizendo aos que habitam sobre a terra que façam uma ________ à besta, aquela que, ferida à espada, sobreviveu...”.

15. O que foi concedido à primeira besta fazer à imagem da besta e o que vai acontecer para aqueles que se recusarem a adorar a imagem da besta? (Ap 13:15).

“.…e lhe foi dado comunicar  _______ à imagem da besta...”.

“...fizesse _________ quantos não adorassem a imagem da besta...”.

16. Quais outras restrições vão ter lugar para aqueles que são contrários em adorar a besta e receber a sua marca? (Ap 13:16, 17).

“...para que ninguém pudesse ________ ou _______ , senão aquele que tivesse o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome...”.

Nota de oCaminho: Restrições econômicas e finalmente ameaças de penalidade de morte serão impostas àqueles que se recusarem a adorar a imagem da besta ou receber a marca da besta. Podemos já ver que os assuntos são idênticos entre Ap 13 e Dn 3. Em ambos os capítulos, o povo está sendo obrigado a adorar uma imagem, e ser ameaçado com a morte, mas eles permanecerão fiéis aos mandamentos do ETERNO. Porém, observe que a GRANDE maioria não tem problema algum em adorar tal ‘imagem’ uma vez que para elas, esta imagem é a “verdade” – Veja o vs. 8 de Ap 13 e depois responda: Qual é o nome mais adorado por entre as nações ditas cristãs? Este nome adorado não é um falso (imagem) nome?

17. Quando a besta chamar o povo para adorar esta imagem, quem o Criador pede a eles que adorem? (Ap 14:7).

“... Temei a _____ , e dai-lhe ________; pois é chegada a hora do seu _____; e adorai _________ que ____ o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas...”. Qual é o Seu Nome, se é que o sabes? Leia Pv 30:4.

18. Onde vão estar aqueles que terão vitória sobre a besta e sua imagem no momento final? (Ap 15:2).

“...e os vencedores da besta, da sua imagem e o número do seu nome que se achavam em ___ no _____ de _______, ...”.

Nota de oCaminho:  Como o Criador teve um povo vitorioso nos dias de Dayan’ul, vai ter um povo vitorioso no tempo do fim. Sua preocupação não vai ser a proteção do ETERNO, mas a fidelidade para com o Criador. Eles vão permanecer verdadeiros para o Criador, como foram Khanan’yah, Mishua’ul e Ozor’yah. Vão servir ao ETERNO mesmo em face da morte.

MINHA DECISÃO. Criador o Criador, quero adorar-Te do fundo do meu coração, obedecendo o seu Segundo Mandamento.

 

Preencha o Formulário abaixo para solicitar um estudo sobre um tema específico ou dar a sua opinião sobre este estudo...

Não fique com dúvidas!!!

ATENÇÃO: Verifique se o seu  email está certo; pois não teremos como responder [veja em sua caixa de email, a resposta]!

CONTATOS

[15] 9 9191-8612 (CLARO)

         9 9781-0294 (VIVO)

         9 8121-3482 (TIM)

         9 8800-1763 (OI)

falecom@cyocaminho.com.br

Horário de atendimento: 9:00/19:00hs -  Exceto das 17:00hs/sexta às 15:00hs/sábado [Reuniões do Shabbos] Horário de Brasília

 

DÚVIDAS

 
 

  

ESTE QUADRO AO FICAR EM BRANCO É PORQUE O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO

AGUARDE A NOSSA RESPOSTA EM SUA CAIXA DE EMAIL!

 

 

SAIR