O Livro de Daniel[Dayan'ul]

 

 

HOME

TEMAS DVS

ÍNDICE

Curso: As Profecias de Dayan'ul

Estudo 07 - Dayan’ul na Cova dos Leões

Introdução & Cadastro

01 - A Guerra Universal entre o Bem e o Mal

02 - A Importância da Obediência ao ETERNO

03 - O Sonho de Nebucha-dnezar

04 - Adorar ou Não Adorar!

05 - Conversão Após a Queda

06 - O Mistério de Bavel

07 - Dayan’ul na Cova dos Leões

08 - Os animais e a Bavel Espiritual

09 - O Tempo Está Cumprido

10 - As 2300 Tardes e Manhãs e as 70 Semanas

11 - O Santuário

12 - O Julgamento já se Iniciou para os Ímpios

13 - Por que o Santuário Precisa ser Purificado?

14 - Um Tempo de Paz

15 - Há Vida após a morte?

16 - O Destino dos Ímpios

17 - O Chifre Pequeno Pode Mudar a Lei?

18 - O Sábado Pode Ser Mudado?

19 - O Sábado ou Domingo?

20 - O Criador e a Hostilidade Humana

21 - A Segunda Vinda de Yaohu’shua

22 - O Verdadeiro Yaoshor’ul

23 - Lealdade ao Criador

24 - Quem é o Povo do ETERNO nos Últimos Dias?

25 - O Último Chamado do Criador

26 - O dom de Profecia

27 - A Cruz de Yaohu’shua hol’Mehushkyah

28 - Dayan’ul e a Nova Terra

 

CLIC AQUI para baixar uma versão de impressão do Curso Completo

ou

Siga On-Line

 
 

Em Dayan’ul 3, o rei Nebuchadnezar tentou forçar três jovens à falsa adoração pela insistência de que eles deveriam reverenciar a estátua dourada, sob pena de morte se não o fizesse. Mas, ele não teve sucesso em coagi-los. Agora, no capítulo 6, há uma tentativa de proibir a adoração verdadeira. Nos últimos dias, como o livro de Apocalipse revela, o povo do ETERNO vai primeiro ser tentado à falsa adoração e então serem proibidos de adorar ao ETERNO verdadeiramente; quando descobrirem a farsa da sua atual adoração. Mas o povo do ETERNO não vai se render. A razão para sua fidelidade vai ser a mesma que foi para Dayan’ul e seus amigos – eles vão desenvolver um forte relacionamento pessoal com o seu Criador, chamando-O pelo Seu Verdadeiro Nome. Este relacionamento, que é mais importante que qualquer coisa, nós teremos somente quando entrarmos nas cenas finais da história; derrubando assim, as falsas doutrinas enraizadas em nosso ser. E, só faremos isto, confrontando tais doutrinas com as Escrituras, ao abrirmos o coração (sem colocar um pé à traz; nos trancando na defensiva) e desejar conhecer a Verdade!

1.  O que aconteceu a Dayan’ul sobre o domínio Medo-Persa? (Dn 6:1, 2, 3).

“...Pareceu bem a Dario constituir sobre o reino... e sobre eles, três _______________, dos quais Dayan’ul era um...”. “...Então o mesmo Dayan’ul se _____________ destes presidentes e aos sátrapas; porque nele havia um ___________ excelente...”.

Nota de oCaminho: Dayan’ul com 70 anos, foi designado como um dos três governadores sobre 120 sátrapas (superintendentes) que dominavam o país. Sem dúvida, a reputação de Dayan’ul como profeta e fiel administrador era conhecida muito além da Bavel. A prudência e a instrução de Dayan’ul que o Criador concedia a ele, colocavam-no no bom favor para com o rei.

2. Quando Dayan’ul foi colocado como um dos presidentes, que fizeram a ele os outros líderes da Medo-Pérsia? (Dn 6:4).

“...procuravam ocasião para _________ a Dayan’ul a respeito do reino; mas ______ puderam acha-la, _______ culpa ___________; porque ele era fiel, e ______ se achava nele __________ erro ______ culpa...”.

Nota de oCaminho: Vivendo pelas leis do ETERNO ninguém poderia reprová-lo. Em muitas instâncias, viver pelas leis do ETERNO significa viver bem dentro das leis de qualquer governo humano [ Mt 22:21].

3. Qual foi a única maneira pela qual eles poderiam colocar uma cilada para Dayan’ul? (Dn 6:5).

“...Nunca ____________ ocasião alguma para acusar a este Dayan’ul, se não a procurarmos contra ele na _____ do seu o Criador...”.

Nota de oCaminho: Somente por deliberação de novas leis humanas que fossem contra a lei do ETERNO, poderiam fazer Dayan’ul parecer ser corrupto. Este é a maneira como vai acontecer no fim dos tempos. O povo do ETERNO vai se confrontar com a escolha de permanecer leal as leis do ETERNO ou prometer lealdade para a nação ou mesmo ao credo (paganizado, dissimulado como Verdade) das mais diversas denominações ditas cristãs.

“...todo homem que, por espaço de trinta dias, fizer uma __________ a qualquer ídolo ou a qualquer homem, e não a ti, ó rei, seja ___________ na cova dos leões...”.

Nota de oCaminho: Pela apelação ao ego do rei, eles propuseram uma lei acima de Dayan’ul. Esta lei tentava substituir a adoração verdadeira do ETERNO com a falsa adoração do homem. Sua aparência de solidariedade cobriria sua intriga, e o rei não suspeitaria de seus reais motivos.

5.  O que fez Dayan’ul quando ele ouviu a nova lei? (Dn 6:10).

“...entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas __________ da banda de Yah’shua-oléym, ______ vezes no dia, se punha de joelhos, e ________ , e dava graças diante do seu o Criador, como costumava fazer...”.

Nota de oCaminho: Dayan’ul não mudou seus hábitos de oração. Orar foi a razão da grande força de Dayan’ul na Bavel e Medo-Persia. Se Dayan’ul tivesse mudado seus hábitos de oração sobre pressão, ele estaria negando o seu relacionamento com o Criador. Mas, para Dayan’ul, obediência ao ETERNO foi mais importante que sua própria vida.

6.  Que disse o rei sobre a infração do decreto aos líderes dos Medos e Persas? (Dn 6:12).

“...Esta palavra é certa, segundo a lei dos medos e dos persas, que se ______ pode ___________ ...”.

Nota de oCaminho: Eles foram tão ansiosos para se verem livres de Dayan’ul que não confiaram em ninguém, então eles próprios foram contar ao rei; cientes de que estavam corretos em suas razões tacanhas e egoístas.

7. Qual foi a reação do rei ao saber que Dayan’ul não obedecera ao seu decreto e o que ele tentou fazer? (Dn 6:14).

“...Tendo o rei ouvido estas coisas, ficou muito ____________ e determinou consigo mesmo __________ a Dayan’ul; e, até ao _____ do ____ sol se empenhou em fazê-lo...”.

Nota de oCaminho: O rei ficou mortificado ao descobrir como ele havia sido manipulado por aqueles homens. O poder de seu reinado tinha sido usado contra ele. Se ele perdoasse Dayan’ul rebaixaria seu poder; se ele perdesse Dayan’ul, perderia o único homem que sabia que podia confiar. A saída foi confiar no UL de Dayan’ul.

8.  O que os acusadores de Dayan’ul falaram sobre este deslize e que ordem deu então, o rei? (Dn 6:15,16).

“...______ , ó rei, que é lei dos medos e dos persas que nenhum ____________ ou ___________ que o rei sancione, se pode _______ ...Então o rei ordenou que trouxessem a Dayan’ul, e o ____________ na cova dos leões...”.

Nota de oCaminho: Os homens retornaram para ter certeza de que o rei cumpriria a lei. Estavam muito firmes e não deixariam passar este assunto em branco. O rei não teve chance. Ele devia atirar Dayan’ul aos leões.

9.  Embora Dario tenha sido forçado a lançar Dayan’ul na cova, que extraordinária declaração ele fez? (Dn 6:16).

“...Disse o rei a Dayan’ul: O teu _______ , a quem tu continuamente ________ , que Ele te _________ ...”.

10.  Que fez o rei durante aquela noite? (Dn 6:18).

“...passou a noite em ________ e ______ deixou trazer à sua presença instrumentos de música, e fugiu dele o _______...”.

11.  O que o rei fez no outro dia? (Dn 6:19,20).

“...ao _________ do ______ , levantou-se o rei e foi com pressa à cova dos leões. Chegando-se ele à cova, chamou Dayan’ul com voz triste; disse o rei a Dayan’ul: Dayan’ul, ________ do _______ vivo! Dar-se-ia o caso que o teu ______ , a quem tu continuamente ________ , tenha podido livrar-te dos leões?”.

12.  Houve resposta de dentro da cova? (Dn 6:21, 22).

“...Ó rei, vive eternamente! O meu _______ enviou o Seu ______ , e fechou a _______ dos leões, para que não me fizessem ______...”.

13. O que aconteceu para aqueles que conspiraram contra Dayan’ul? (Dn 6:24).

“...Ordenou o rei , e foram __________ aqueles homens que tinham __________ a Dayan’ul, e foram ___________ na cova dos leões, eles, seus filhos e suas mulheres; e ainda não tinham chegado ao ________ da cova, e já os leões se _____________ deles, e lhes _______________ todos os ossos...”.

Nota de oCaminho: A justiça é grande e rápida. Aqueles homens sem coração condenaram Dayan’ul para a morte, mereceram seu prêmio pessoal. Não houve misericórdia para eles e suas famílias.  Assim também agirá o Criador durante o Armagedom para com aqueles que insistirem em suas crenças pessoais  – Mt 7:21-23 nos mostra o resultado após a segunda ressurreição...

14.  Que decreto fez o rei? (Dn 6:26).

“...Faço um decreto pelo qual, em todo o __________ do meu _______ , os homens __________ e _________ perante o _______ de Dayan’ul; porque Ele é o _____________ e que ______________ para __________; e o Seu reino _______ será destruído; e o Seu domínio não terá ______ ...”.

A IMPORTÂNCIA DO RELACIONAMENTO COM CRIADOR

15.  Como é importante o relacionamento com o Criador? (Jo 17:3).

“...E a vida _______ é esta: que te conheçam a ___ , O único _______ verdadeiro, e a _________________ , aquele que Tu enviaste”.

Nota de oCaminho: A vida eterna é conhecer a Yaohu’shua. Não existe nada mais importante que um relacionamento com o Criador. O segredo do sucesso de Dayan’ul, a razão pela qual ele tinha um profundo relacionamento pessoal com o Criador, era porque três vezes por dia ele reservava tempo em especial para comunhão com Ele. Nos últimos dias quando as forças apóstatas proibirem a verdadeira adoração do ETERNO e procurarem impor falsa adoração e desobediência para a Lei do ETERNO, somente aqueles que tem, como Dayan’ul teve, desenvolvido este relacionamento pessoal com o Criador vão ser capazes de desmascarar [as falsas doutrinas] e resistir às provas desta época. Aplicar-se-á então Mt 24:24.

16.  Como pode o cristão manter relacionamento com o Criador e como ele poderá tirar proveito disso? (II Tm 3:15-17).

 “...e que, desde a infância, sabes as sagradas ________ , que podem tornar-te ________ para a salvação pela fé em Yaohu’shua hol’Mehushkyah. Toda Escritura é inspirada pelo Criador e útil para o _________ , para a _____________, para a ___________ , para a  ___________ na justiça, a fim de que o homem do ETERNO seja perfeito, e perfeitamente _____________ para toda boa obra”.

Nota de oCaminho: O cristão que está construindo um relacionamento com o Criador vai reservar mais tempo para estar estudando as Sagradas Palavras do Criador. O cristão não vai somente estudar, mas seguirá os princípios das Escrituras e obedecerá os mandamentos do ETERNO. Não existe uma maneira de crescer espiritualmente exceto através do estudo das Escrituras e da oração. Qualquer cristão que é sério está sendo preparado para o fechamento das cenas da história da terra porque vai estar reservando muito tempo para desenvolver um relacionamento com o Criador através do estudo das Escrituras [agindo como o s bereanos – At 17:11] e da oração.

MINHA DECISÃO:  Yaohu'shua, meu Criador, quero me dedicar mais à oração e ao estudo de Sua Palavra para aprender mais de Ti.

 

Preencha o Formulário abaixo para solicitar um estudo sobre um tema específico ou dar a sua opinião sobre este estudo...

Não fique com dúvidas!!!

ATENÇÃO: Verifique se o seu  email está certo; pois não teremos como responder [veja em sua caixa de email, a resposta]!

CONTATOS

[15] 9 9191-8612 (CLARO)

         9 9781-0294 (VIVO)

         9 8121-3482 (TIM)

         9 8800-1763 (OI)

falecom@cyocaminho.com.br

Horário de atendimento: 9:00/19:00hs -  Exceto das 17:00hs/sexta às 15:00hs/sábado [Reuniões do Shabbos] Horário de Brasília

 

DÚVIDAS

 
 

  

ESTE QUADRO AO FICAR EM BRANCO É PORQUE O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO

AGUARDE A NOSSA RESPOSTA EM SUA CAIXA DE EMAIL!

 

 

SAIR