SHEMA YSRAEL, YAOHUSHUA ELOHENU UL, YAOHUH  ECHAD! Dt 6:4.

Escuta Yaoshor'u! Yaohushua é o nosso Criador; o Eterno é um Só!

Dia das Mães...

(UCDB - Universidade Católica Dom Bosco)

Exclua o item que desejar, chegando o mause no canto esquerdo, no doc que abrir!

Imprimir

Pesquisa: Qual é a Origem do Dia das Mães?

...Estamos no mês de MAIO, o "mês das mães". Ao aproximar o segundo domingo de maio [imposto pela ICAR] as pessoas se mobilizam para o que é mundialmente considerado um dia de comemoração à todas as mães. 

A Igreja Católica e as igrejas protestantes sempre festejam (com missas; cultos e distribuição de rosas) e comemoram esta data fazendo alguma homenagem especial para as mães de suas comunidades religiosas. Mas o mais interessante é que pessoas que guardam o 4º mandamento (judaico-messiânicas; adventistas; etc), é que quando chega o sábado que antecede o 2º domingo do mês de maio, todas as programações de muitas congregações que professam seguir as Escrituras são voltadas para as mães, assim como também acontece com as igrejas protestantes.

No sábado pela manhã, o programa da Escola Sabática que é preparado pelas instituições superiores (liderança) traz preparada toda uma homenagem às mães; os hinos especiais falam sobre as mães e as orações também. Durante o culto divino o pregador apresenta uma mensagem especial para as mães e à tarde, é preparada toda uma programação especial, voltada aos jovens, cujo tema central são as mães ou/e o dia das mães... Entre os evangélicos, rosas vermelhas são distribuídas!

Mas afinal qual será a origem do dia das mães? Temos acostumado por muito tempo, a seguir a maioria, a fazer algo porque todos os outros fazem e, aparentemente, não faz mal, "não tem nada haver" como dizem! Mas será realmente que "não tem nada haver" ou tem muito haver com nossa salvação? Nós, como cristãos, ainda mais como unitarianos que somos, devemos examinar as coisas antes de as colocá-las em prática em nossa vida. Não podemos ser simples marionetes manipuladas pelo impulso da maioria. A nossa salvação está em jogo...

Leia a seguir pesquisas feita via internet e entenda o real significado do "dia das mães" e como agir nesta data.

OBS: Resultado obtido no site da UCDB - Universidade Católica Dom Bosco, MT.

 

DIA DAS MÃES? QUAL A SUA ORIGEM E OBJETIVO?

2º DOMINGO DE MAIO - DIA DAS MÃES

DEFINIÇÃO – Em numerosos países civilizados, o segundo domingo de maio é consagrado à comemoração do “Dia das Mães”, daquelas mulheres que, tendo dado vida a outros seres humanos, consagram sua própria existência a fazer a felicidade de seus filhos.

HISTÓRICO – O “Dia das Mães”, nasceu pequeno e, humilde, em 1907, numa cidadezinha do interior americano, chamado Grafton, no Estado de West Virginia, graças ao persistente esforço de uma moça do povo. Chamava-se ela Anne Jarvis e perdera sua mãe, a quem amava com profundo amor, a 9 de maio de 1906.

No ano seguinte, ao comemorar o primeiro aniversário da morte da mãe, portanto, em maio de 1907, Anne Jarvis lhe prestou sentida homenagem. Mas ficou, também, a pensar nas outras mães JÁ falecidas, que nem sempre tinham um filho que pudesse visitar no cemitério...

Anne Jarvis tomou, então, a iniciativa de escrever uma carta ao governador de seu Estado, Sr. William Glassock, sugerindo que organizasse anualmente uma comemoração especial para as mães, mortas ou vivas.

O governador de West Virginia achou a idéia magnífica e baixou um decreto, já em 1910, instituindo oficialmente o “Dia das Mães” no território daquele Estado.

E como homenagem a Anne, que tinha levantado a maravilhosa idéia, determinou que as comemorações se dessem no segundo domingo do mês de maio, data mais próxima do falecimento da mãe de Anne. Por uma coincidência felicíssima, o mês de maio é, desde muitos séculos atrás, dedicado a Maria, Mãe de Deus. Nada mais justo e acertado, portanto, do que comemorar o Dia das Mães no mês de maio, o mês de Maria, a mãe por excelência.

Nota de o CaminhoCertamente alguém superior ao próprio DEUS, já que é SUA MÃE!?! Isto sem falar no erro do trinitarianismo que coloca o FILHO de "deus" como sendo Ele mesmo...

Quatro anos depois, em 1914, a comemoração do Estado de West Virginia já se estendera pelo país todo, e eis que então o presidente da República Woodrow Wilson baixa um ato oficializando o “Dia das Mães” em todo território norte-americano.

Decorridos outros quatro anos, a comemoração chegou ao Brasil: em maio de 1918, pela primeira vez em nosso país, se festeja o “Dia das Mães”, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A iniciativa coube a um grupo de moças e senhoras patrocinado pela Associação Cristã de Moços (uma Associação da Igreja Católica) da capital gaúcha, que convidaram o distinto escritor Alvaro Moreyra (já falecido) para presidir a comemoração. A data passou a ser festejada em nosso país, mas sem nenhuma expressão. Somente no ano de 1932, por ocasião de um “Congresso Feminista” foi o assunto trazido à baila, cabendo à senhora Alice Tibiriçá, à frente de uma comissão de damas, dirigir-se ao então Presidente da República Getúlio Vargas, pedindo a oficialização do “Dia das Mães” no Brasil. O chefe do Governo concordou e baixou o Decreto lei n.º 21.366, de 5 de maio de 1932, determinando a comemoração oficial do “Dia das Mães” em nossa Pátria.

Mais cinco anos se passaram e, em 1947 o Cardeal Dom Jaime Câmara determinou que na arquidiocese do Rio de Janeiro, se incluísse oficialmente no calendário da Igreja Católica a comemoração do “Dia das Mães”, sempre no segundo domingo do mês de maio. Desde então tem sido dias emocionantes, tão caros ao coração de todas as criaturas humanas, o “Dia das Mães”. E como uma das melhores formas de mostrarmos nossa amizade ou consideração por uma pessoa é dar-lhe presentes, tornou-se um hábito – extremamente simpático – todos darem presentes à suas mães, nesse dia.

"Manda a verdade dizer que o comércio soube aproveitar bem a idéia de dar um presente às mães e passou a fazer enorme publicidade em torno; e, com a força da publicidade ganha muito, naturalmente, o comercio lojista". Fonte: Livro Didático Para Professores do Ensino Fundamental

Na realidade a comemoração do Dia das Mães não passa de uma comemoração pagã/católica criada nos EUA e firmada pela Igreja Católica mundialmente para homenagear as mães mortas e vivas, tendo como objetivo uma adoração disfarçada à "Virgem Maria". Nós como reformistas não devemos copiar este exemplo católico, pois temos que nos manter separados de todos os costumes e práticas do mundo.

Lembre-se: Aniversários, Natal e festas do Dia de Ações de Graças (EUA), são não raro devotados a satisfações egoístas, quando a mente devia ser dirigida para a amorável bondade e misericórdia do ETERNO. É desagradável ao Criador que Sua bondade, Seu constante cuidado, Seu incessante amor, não sejam trazidos à mente nas ocasiões de aniversário. Nas Escrituras, a únicas comemorações de aniversários foram de um faraó e de um rei ímpio [Herodes]... A causa do Redentor, em primeiro Lugar!

DAR PRESENTES? 

Devem os que participam da natureza divina sair das influências mundanas, das festividades ocas, e assentar-se com o ETERNO, em comunhão de coração com o seu Redentor... Se todo o dinheiro usado extravagantemente, para coisas desnecessárias, fosse colocado no tesouro do ETERNO (dando aos pobres - Mt 19:21), veríamos homens, mulheres e jovens entregarem-se a Yaohushua e fazerem sua parte para cooperar com Ele e seus anjos. As mais ricas bênçãos do ETERNO adviriam às nossas congregações e muitas almas se converteriam à Verdade.

Foi associando-se com os idólatras e unindo-se às suas festas que os hebreus foram levados a transgredir a Lei do Criador, e trazer Seus juízos sobre a nação. Assim, agora, é levando os seguidores de Cristo a associar-se com os ímpios e unir-se às suas diversões que satanás é mais bem-sucedido ao induzi-los ao pecado. Saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Criador; e não toqueis nada imundo." II Co 6:17 cf Ap 18:4. O ETERNO requer hoje de Seu povo uma distinção tão grande do mundo, nos costumes, hábitos e princípios, como exigia de Yaoshor'ul antigamente - Ef 5:27.

Devemos evitar toda a aparência do mal. “Aparte-se do mal, e faça o bem;”. I Pd 3:11 “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado”. Hb 13:17.

 

Nota Final de o Caminho: Fica evidente que não estamos desmerecendo o amor daquela que nos permitiu a vida...

 

Veja Também:

Feriados Pagãos Adotados pelos Cristãos

Nascimento Virginal?

Natal em 25 de dezembro?

 

 

VOLTAR

FINALMENTE!

CTA: Curso de Teologia Aplicada

   SAIBA MAIS...

Agora com Novos Cursos

 

Preencha o Formulário abaixo para solicitar um estudo sobre um tema específico ou dar a sua opinião sobre este estudo... Não fique com dúvidas!!!

ATENÇÃO: Verifique se o seu  email está certo; pois não teremos como responder [veja em sua caixa de email, a resposta]!

CONTATOS [015]

9 9191-8612

(CLARO)

 

9 9781-0294 

(VIVO)

9 8121-3482

(TIM)

 

falecom@cyocaminho.com

Horário de atendimento: 9:00/19:00hs -  Exceto das 17:00hs/sexta às 15:00hs/sábado [Reuniões do Shabbos] Horário de Brasília

 

 

DÚVIDAS

 
 

  foxyform

 

Pregue a Verdade; Presenteie uma ESN!!!

 A Verdadeira e única edição das Escrituras Sagradas segundo o Nome [ESN - EUC by CYC; Edição Unitariana Corrigida], totalmente sob a ótica de Jo 1:3 onde TUDO foi criado por Yaohushua, está disponível! ... Nesta edição, muitas passagens onde os judaicos [e trinitarianos] não identificam Yaohushua, Ele está claramente identificado... Além disto, TODOS os nomes de profetas, personagens e locais geográficos estão no Hebraico Arcaico, a língua original das Escrituras. Solicite o seu exemplar e livre-se do paganismo que impera nas bíblias trinitarianas!!!

Veja mais informações, modelos; e, solicite a sua sem Cartão de Crédito!

Com Cartão de Credito - Clic Aqui!

ADOTE ESTA ESCRITURA EM SUA CONGREGAÇÃO

 

CONHEÇA NOSSOS HINÁRIOS: ADVENTUS & A HARPA YAOSHORUL'ITA

LANÇAMENTO: AGENDA 2018 - EVANGELIZE PRESENTEANDO UMA AGENDA QUE CONTÉM O NT COMPLETO [CLIC]

- Lições trimestrais: Juvenil & adultos -

Use Nossos Materiais Evangelísticos e Divulgue a Verdade

 CLIC AQUI  para fazer o seu pedido!

 

Temas DVs

HOME

CYC

CONGREGAÇÃO

YAOSHORUL'ITA

O CAMINHO