CYC Congregação Yaoshorul'ita o Caminho

SHEMA YSRAEL, YAOHUSHUA ELOHENU UL, YAOHUH  ECHAD! Dt 6:4.

Escuta Yaoshor'u! Yaohushua é o nosso Criador; o Eterno é um Só!

PROFECIAS ESCRITURÍSTICAS

[ESCATOLOGIA] 

          ÍNDICE  -  VOLTAR

1 - Dayan'ul e a Predição da História Mundial                    

Dn 2:16-28

2 - As Quatro Bestas e os Impérios Mundiais                

Dn 7:1-10

3 - A Besta de Ap 13 e a Guerra aos Santos             

Ap 13:1-9

4 - O Trono de Dao'ud e o Messias                                   

Sl 89:28-37

5 - A Restauração de Yaoshor'ul                          

Ez 37:1-14

6 - A Grande Batalha do Armagedom                         

Zc 12:1-10

7 - O Reino Milenar Messiânico                               

Is 11:1-12

8 - Detalhes do Reino Milenar Messiânico                                

Is 65:17-25

9 - Tempo de Recompensa dos Santos                        

Lc 19:11-27

10 - A Igreja do CRIADOR na Profecia                                 

Ap 12:1-17

11 - A Parábola do Trigo e do Joio                                       

Mt 13:24-30

12 - Como Será a Vinda do Nosso  Messias                    

Mt 25:15-35

13 - A Vinda do Messias e o Anticristo                                     

II Ts 2:1-12

14 - As Setenta Semanas de Dayan'ul                                

Dn 9:16-27

15 - Os 144 Mil e a Grande Multidão                            

Ap 7:1-10

16 - Quem Será Levado e Quem Será Deixado?

Mt 24:36-44

17 - Os Justos vão Realmente Morar no Céu?                         

Ap 21:1-8

18 - Yah'shua-oleym: A Cidade do Grande REI            

Sl 48

19 - A Situação da Terra no Milênio                                        

Is 11:1-10

20 - Redenção Completa na Cruz                                          

Hb 10:1-14

21 - Como é a Prisão de satanás?                                  

Ap 20:1-10

22 - Haverá Mesmo um Juízo Investigativo?                        

Ap 20:7-15

23 - Discernindo Profetas e Profecias                            

Ez 13:1-9

24 - Promessas às Nações   

Gl 3:16-20

25 – UL nos Chama para Ser uma Igreja "Avivada"         

Hb 3:2

26 – O Nome do ETERNO - Jeová, Javé ou Yahweh?     

At 4:22

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Curso de Investigação Bíblica Interdenominacional

14 - As Setenta Semanas de Dayan’ul

Verso Áureo: "Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para extinguir a transgressão, e dar fim aos pecados, e expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna... " (Dayan’ul 9:24).

INTRODUÇÃO DA LIÇÃO

As setenta semanas proféticas de Dayan’ul determinou a vinda de hol’Mehushkyah e Seu sacrifício expiatório, que deu fim ao antigo sistema araônico de purificação dos pecados.

Dali por diante, embora os judaicos seguissem o serviço do templo, já nenhum valor mais tinha aquele sacerdócio (Mt 27:51). Hol’Mehushkyah foi o Cordeiro que tira o pecado do mundo!

 

QUESTIONÁRIO

1. É certo tomar como ponto de partida o ano 457 a.Y. como início das setenta semanas? E as 2300 tardes e manhãs: podem igualmente ser interpretadas por 2300 anos literais e ter seu início na mesma época das setenta semanas?

Segundo Dayan’ul 9:25, sete semanas, e sessenta e duas semanas estão determinadas, a partir da saída da ordem para restaurar e edificar a Yah’shua-oleym.

Completadas as 69 semanas, então o hol’Mehushkyah é tirado, fazendo assim cessar o sistema de expiação por sangue de animais.

As 2300 tardes e manhãs representam 2.300 dias literais e cumprem-se dentro dos 2.520 dias da última semana, das 70 de Dayan’ul 9... 2.300 dias correspondem aos dias em que houve a pregação do evangelho (ministério terrestre de hol’Mehushkyah), sendo que na metade da semana ocorreu a Sua morte e no fim da semana - com a morte de Estevão – acaba as semanas e o correspondente tempo dado aos judaicos para que mudassem o seu proceder em relação ao CRIADOR. Releia o verso áureo!

Querer desvincular o capítulo 8 do cap 9 de Dayan’ul porque entre eles existem um lapso de 15 anos é não  dar atenção ao contexto maior... O capítulo 8 termina com a confissão do profeta de que não entendera a visão e o capítulo 9 começa com uma intensa oração de Dayan’ul sobre o tempo dado ao seu povo estando ainda a orar, veio a ordem do CRIADOR ao anjo para que explique a visão. Que visão, se até este momento do cap. 9 não HOUVE visão alguma? A visão que ele, Dayan’ul na entendera!!! Agora o anjo vem com mais detalhes e explica que este tempo seria o tempo dado aos judaicos para se converterem das suas iniquidades (vs 24-27).

OBS: Atribuir as 2.300 tardes... à Etíoco Epifânio também é uma incoerência pois mesmo que se esforce, este não profanou o templo por 1.150 dias como querem; além de que o capítulo 11 de Dayan’ul tem  uma porção dedicada à este governo...

Também nada tem com 2.300 anos, pois para chegarmos a anos teríamos que aplicar duas transformações (interpretação) proféticas à uma mesma profecia: a primeira para dias e a segunda, TRANSFORMAR este resultado em anos... Portanto, também derruba-se o ano de 1844 como sendo o seu fim e consequentemente também derruba o Juízo Investigativo, como crêem os que aceitam o ano de 1844 (IASD).

Solicite mais informações sobre as 2.300 tardes... 

2. Como entendiam os reformadores protestantes a questão do Anticristo? Que pensavam eles do líder da religião romana?

John Wyclif: "Por que é necessário procurar por outro anticristo? No capítulo sétimo de Dayan’ul o anticristo é forçosamente descrito como sendo uma ponta se levantando no tempo do quarto reino" (Froom, vol. 2 pag. 55).

Lutero (1483-1546): "Nós aqui temos a convicção de que o papado é o lugar do verdadeiro e real anticristo ... pessoalmente declaro que devo ao papa nada mais que uma obediência ao anticristo". (Idem, pago 256).

Em seu livro "No Cativeiro Babilônico da igreja", ele disse do papado: "nada mais que o reino de Babilônia e do verdadeiro anticristo".

Melanchthon (1497-1560): " ...é mais manifesto e, na verdade, sem qualquer dúvida, que o pontífice romano com toda sua ordem e reino é o verdadeiro anticristo.".

OBS: As Escrituras nos apontam para o Anticristo e para os anticristos que são poderes, ao longo das eras que estiveram, estão ou estarão a serviço do Anticristo!

3. Porque os dispensacionalistas acreditam que a 70º semana está separada da 69º e que esta se cumprirá no fim dos tempos?

Conforme exposto na lição anterior, a idéia da vinda de hol’Mehushkyah em duas fases, não era conhecida antes do início do século 19. “Teólogos” da época concluíram que o período entre as duas fases era de sete anos e que a profecia de Dayan’ul 9:24­-27 forneceria subsídios para sustentação da doutrina. Para isto, “provam” que o UNGIDO não é Cristo, mas sim o PRÍNCIPE que há de vir (o Imperador Romano)!

4. Que eventos estão previstos para os sete anos?

De acordo com o dispensacionalista N. Lawrence Olson, após o “rapto da igreja”, o governador do mundo, o anticristo, fará um acordo de sete anos com o povo judaico. Todavia, no meio da semana, ou seja, após três anos e meio, romperá o pacto que permitiu o restabelecimento da religião judaica e a reconstrução do templo (para poderem voltar a sacrificar e assim aguardarem a PRIMEIRA vinda do seu messias), no lugar onde está a Mesquita d’Omar.

Colocará no Santo dos Santos a abominação desoladora (Dn 9:27; Mt 24:15), que pode ser sua própria imagem e exigirá adoração (Ap 13:15). Assim, esta segunda metade da semana, de 1260 dias literais, será a Grande Tribulação e afetará o povo judaico.

OBS: Na realidade a Grande Tribulação  correspondem ao período das Sete últimas pragas...

Alguns destes, também, identificam o filho varão da mulher do cap 12 de Apocalipse como sendo o remanescente fiel de Yaoshor’ul, os 144 mil.

No fim dos sete anos e da Grande Tribulação, as nações, aliadas ao anticristo, reunir-se-ão contra Yah’shua-oleym e aí então serão derrotados por Cristo, em Sua vinda (2º fase, ou terceira vinda com uma consequente 4º vinda após o milênio!) com os santos. (O Plano Divino através dos Séculos, pág 125-129).

5. Qual é a verdade sobre as setenta semanas? Podemos desmembrar destas a última semana?

Dayan’ul falou de um período de setenta semanas que determinariam a vinda de hol’Mehushkyah. Este tempo mede 490 anos; teria início do ano 457 a.Y. e não poderia ser aumentado. São 70 semanas sequenciais; ininterruptas. Abrir um parêntesis entre a 69ª e a 70ª é uma manipulação da profecia para ajustá-la aos reclamos do dispensacionalismo. Se for permitida esta manobra, o que impediria alguém de colocar outro intervalo em qualquer outro ponto das 70 semanas uma vez que ali temos citadas algumas outras porções, da mesma?

OBS: Durante o ministério de hol’Mehushkyah, Ele referiu-se à este tempo dado ao judaicos em suas colocações quando, por exemplo, ao dizer à Kafos sobre o perdão; 70 vezes 7 (os 490 anos dado aos judaicos para se penitenciarem e obterem o perdão); ao enviar em missão 70 discípulos somente à Casa de Yaoshor’ul (os VERDADEIROS gentios); ao falar com a mulher sírio-fenícia, etc.

Na plenitude dos tempos - desta profecia – o ETERNO envia o Seu Filho para cumprir a Sua promessa de perdão (Lc 4:19); porém estes rejeitaram-no e no fim dos tempos (da profecia) selaram o seu destino, com a morte de Esteban... Abrindo espaço para os demais, das nações; mas isto até que se completem o tempo dado aos gentios (os descendentes – perdidos – das 10 Tribos do Norte; Is 9:1). Cf. Rm 11:25.

Pense: Seria correto dizer que de São Paulo a Brasília tem 50 quilômetros? Sim, se seguir o método futurista: Você roda 45 Km e desliga o velocímetro e ao se aproximar de Brasília, o liga-o de novo e aí totalizará os 50 km... Uma solução simples, não é?

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