Escola Sabática On-Line

Indo fundo nas entrelinhas...

 

Lição 1

HOME

Lição 3

Lição 4

Lição 5

Lição 6

Lição 7

Lição 8

Lição 9

Lição 10

Lição 11

Lição 12

Lição 13

 

By Ministério Estudando a Bíblia

www.cyocaminho.com.br

Exclua o item que desejar, chegando o mause no canto esquerdo, no doc que abrir!

Imprimir

 

1º trimestre de 2017

DISCIPULANDO!

 

Lição Intercalada com o Formulário para as Respostas


 

Lição 2 - Discipulado por meio de metáforas

Sábado à tarde

VERSO PARA MEMORIZAR:

"Todas estas coisas disse Yaohu'shua às multidões por parábolas e sem parábolas nada lhes dizia; para que se cumprisse o que foi dito por intermédio do profeta: Abrirei em parábolas a Minha boca; publicarei coisas ocultas desde a criação do mundo" (Mt 13:34, 35).

Leituras da Semana: II Sm 12:1-7; Is 28:24-28; Mt 7:24-27; 13:1-30; Lc 20:9-19

O cristianismo é razoável e tem lógica. O intelecto deve ser cultivado. No entanto, o intelecto sozinho expressa de modo insuficiente toda a personalidade humana. Ao contrário dos robôs, que são programados para processar a razão e a lógica, os seres humanos são capazes de amar, sentir, sofrer, chorar, preocupar-se, rir e imaginar. Por isso, Yaohu'shua ajustou as Verdades eternas de uma forma que ia além do mero intelecto. Ele falou por intermédio de figuras concretas extraídas da vida cotidiana, a fim de alcançar as pessoas onde elas estavam. Crianças e adultos podiam entender verdades profundas transmitidas por meio de parábolas [histórias lastreadas em fatos popularmente aceitos, independente se verdadeiros ou não] envoltas em imagens e metáforas.

Enquanto isso, conceitos complexos como justificação, justiça e santificação eram facilmente compreendidos mediante a arte do Mestre contador de histórias. Em outras palavras, conceitos que muitas vezes são difíceis de entender na linguagem comum podem ser ensinados com o auxílio de símbolos e metáforas.


 USE O FORMULÁRIO ABAIXO PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES

Nome:

E-mail:

1º Dia...

Exemplos do Antigo Testamento

 

1. Leia II Sl 12:1-7; Is 28:24-28; Jr 13:12-14 e Ez 15:1-7. Como essas parábolas e alegorias ampliam nossa compreensão do relacionamento entre o Criador e a humanidade? Quais objetos ou cenários utilizados por esses profetas aparecem depois nas parábolas de Cristo?

Minha Resposta à Questão 1:

Natan contou uma parábola a fim de disfarçar o verdadeiro propósito de sua visita. Ao condenar o homem rico da parábola, Da'oud implicou a si mesmo na transgressão, pronunciando assim a própria sentença. Usando um artifício literário (uma parábola), Natan alcançou algo que de outra forma poderia ter produzido confronto e, talvez, até mesmo sua execução!

A história poética de Yashua'yah (Isaías) provém do ambiente agrícola familiar aos seus ouvintes. Séculos mais tarde, Yaohu'shua empregaria esses mesmos cenários. A parábola de Yashua'yah (Isaías) ensina sobre a misericórdia ilimitada do ETERNO nos tempos de punição. O capítulo 12 de Hebreus também apresenta o castigo do Criador como instrumento para a correção e não como arma para vingança. Castigos divinos refletiam Seus propósitos justos e redentores. Eles eram suficientes para encorajar o arrependimento, reavivamento e reforma. No entanto, quando ocorria teimosia e rebelião mais amplas, havia punições maiores.

A parábola de Yarmi'yah (Jeremias) é uma terrível ilustração do julgamento. Sempre que os seres humanos frustram o propósito redentor do Criador, Ele finalmente os entrega às consequências de suas escolhas. Cristo também compartilhou com Seus ouvintes parábolas sobre o julgamento. Kozoq'ul (Ezequiel) usou um símbolo diferente para transmitir uma mensagem similar.

Por que contar histórias é uma forma tão poderosa de expressar a verdade? Quais são suas histórias favoritas, e por que você gosta delas? Comente com o grupo.


Segunda

Sabedoria arquitetônica

 

2. Leia Mt 7:24-27. Qual é a contribuição desses versos para nossa compreensão do discipulado cristão? Por que Yaohu'shua usou esse exemplo da natureza para ensinar uma verdade tão importante?

Minha Resposta à Questão 2:

As modernas sociedades alfabetizadas consideram a alfabetização algo substancial. No entanto, ainda hoje, existem muitas sociedades não alfabetizadas. Ao longo da história antiga, a alfabetização foi exceção e não regra. As classes dominantes, os especialistas literários (escribas), obtinham poder por meio da habilidade de leitura. Por isso, Jesus adaptou Suas mensagens dentro de formas que as pessoas comuns e iletradas conseguissem entender (obviamente, os ouvintes alfabetizados também poderiam compreendê-las).

Antes da invenção da imprensa por Gutenberg, os escritos eram feitos à mão, um processo demorado. Relativamente poucos podiam adquirir esses materiais valiosos. Portanto, a comunicação oral, mediante lendas, parábolas e recursos semelhantes tornou-se o padrão para a transmissão de informações.

O Criador oferece salvação a toda a humanidade. Seria surpreendente que Ele usasse formas de comunicação que alcançassem o maior número de pessoas? A tradição oral, transmitida de geração em geração mediante histórias simples, tornou-se o meio de propagação do pensamento redentor.


3. Leia Lc 14:27-33. Que lições podemos aprender com essas histórias? Como essas metáforas ajudam na compreensão do discipulado?


Minha Resposta à Questão 3:

Edificação envolve preparação. As estimativas de custo são elaboradas muito antes do começo da efetiva construção. O discipulado também requer preparação. Milagres de multiplicação de alimentos, curas espetaculares e o aparente sucesso poderiam levar os discípulos em potencial a supor que seguir a Yaohu'shua fosse fácil. Entretanto, Yaohu'shua incentivou Seus ouvintes a estudar o quadro completo. Sacrifício pessoal, sofrimento, humilhação e rejeição constituíam custos consideráveis. Observe mais uma vez que Yaohu'shua escolheu transmitir essa mensagem usando a linguagem metafórica, embora pudesse ter oferecido uma lista de desvantagens específicas que os discípulos poderiam encontrar. Leia Mt 13:10-13.


Terça 

Analogias agrícolas

 

4. Leia Mt 13:1-30. O que Yaohu'shua estava ensinando aos Seus ouvintes sobre o discipulado? Que lições os cristãos podem obter dessas metáforas?

Minha Resposta à Questão 4:

A parábola do semeador é familiar a muitos leitores. O cenário da história era comum para uma sociedade agrária. Os ouvintes de Yaohu'shua poderiam facilmente se relacionar com esse ambiente. A conexão com o discipulado é óbvia. Essencialmente, Yaohu'shua estava desafiando Seus ouvintes a avaliar sua posição como discípulos. Em lugar de confrontar cada indivíduo especificamente, Ele falava por parábolas, convidando os discípulos a confrontar a si mesmos. Olhando no espelho de seu coração, eles podiam avaliar suas tendências materialistas, rever seu nível de perseverança, analisar seu envolvimento com o mundo e escolher o estilo de vida do resoluto discipulado.

Ao mesmo tempo, o verdadeiro discipulado deixa o julgamento (condenação) nas mãos do Mestre, em lugar de deixá-lo nas mãos dos discípulos. O discernimento humano é incompleto e seu conhecimento é parcial. Só o Criador possui entendimento impecável. Yaohu'shua adverte igualmente sobre a infiltração satânica. Os discípulos não podem entregar seu julgamento (discernimento) a outros professos cristãos porque estes podem ser ervas daninhas; não trigo. Ambos crescem juntos até a época da colheita.

Na parábola do semeador, Yaohu'shua falou sobre a "fascinação da riqueza". Como as "riquezas" podem enganar até mesmo os que não as possuem?


Quarta

A guerra Revolucionária

O ministério de Cristo foi revolucionário, mas sem as armas comuns. Seus instrumentos eram infinitamente mais poderosos do que espadas ou facas. Palavras que transformavam a vida, muitas vezes expressas por meio de parábolas e metáforas, eram Suas armas "não tão secretas" na luta contra o mal.

As táticas e estratégias de Cristo surpreenderam muitos dirigentes. Eles não estavam preparados para enfrentar o poder de Sua influência sobre as multidões. Muitas de Suas parábolas continham mensagens que trabalhavam contra os líderes. Com razão, os líderes religiosos viram que sua influência seria em grande parte reduzida sempre que a mensagem de Cristo entrasse no coração das pessoas.

 

5. Leia Mt 21:28-32 e Lc 14:16-24; 20:9-19. Quais são as lições dessas parábolas? Embora as parábolas fossem frequentemente dirigidas a pessoas específicas, que princípios se aplicam a nós?

Minha Resposta à Questão 5:

Sem dúvida, temos sido muito abençoados pelo Mestre: Ele nos redimiu pelo Seu sangue; prometeu salvação com base em Sua justiça, deu-nos a certeza da vida eterna e nos concedeu tomar posse dEle, em Espírito (unipresença). O Criador nos deu muitas bênçãos. No entanto, é fácil esquecer as coisas que temos, considerá-las algo garantido ou até mesmo ridicularizá-las. Como os lavradores da parábola, podemos até não perceber as implicações do que estamos fazendo. No fim, a ignorância deles não os desculpou no dia do julgamento. Da mesma forma, a ignorância não nos servirá como desculpa. At 17:30

Quantas vezes você já se enganou a respeito de sua situação espiritual? O que você aprendeu com essas experiências, que pode ajudá-lo a evitar os mesmos erros novamente?


Quinta

A herança criativa de Cristo

Após a conclusão do registro do ministério de Cristo, a narração de parábolas parece ter desaparecido das Escrituras. O que explica esse fenômeno? Certamente, o maior segmento do restante do Novo Testamento está centralizado em Sha'ul (Paulo). Treze livros do Novo Testamento foram atribuídos a ele, e quase a metade da narrativa histórica de Luka no livro de Atos também está voltada quase que exclusivamente para Sha'ul. Embora ele não use histórias da mesma forma que Yaohu'shua usou, ainda fez considerável uso de metáforas, comparações e outros recursos criativos (Rm 7:1-6; I Co 3:10-15; II Co 5:1-10). Embora Sha'ul não fosse um contador de histórias, suas apresentações não eram tediosas nem insípidas. Obviamente, existiam diferenças de estilo entre o discurso público de Cristo e o de Sha'ul, mas ambos revelaram considerável criatividade de expressão.

Outros escritores do Novo Testamento demonstram até certo ponto maior afinidade com o uso das parábolas. Yah'kaf (Tiago), irmão carnal de Yaohu'shua, escreveu: "Suponham que na reunião de vocês entre um homem com anel de ouro" (Tg 2:2), para começar uma lição narrativa. No entanto, nem o irmão de Cristo nem qualquer outro discípulo utilizaram histórias de maneira tão extensiva quanto Cristo. Todavia, comparação e simbolismo são comuns. "O rico passará como a flor do campo" (Tg 1:10). "Tomem também como exemplo os navios" (Tg 3:4). A visão de Kafos (Pedro) - At 10 -  assumiu a forma simbólica. Narrativas simbólicas formam porções significativas do livro do Apocalipse. "Quando o dragão foi lançado à Terra, começou a perseguir a mulher" (Ap 12:13). Porém, note, tais símbolos apontam para realidades ou seja, fatos literais, assim como a Volta do Messias extensamente narrada através dos símbolos do Apocalipse/Revelação...

 

6. Escolha duas passagens entre os textos a seguir e identifique as metáforas em cada um deles. Quais são as mensagens contidas nesses versos? Que figuras são utilizadas para transmitir a mensagem? At 10:9-16; Tg 3:3-12; Ap 12:7-17; 18:9-20; 19:11-16

Minha Resposta à Questão 6:

Seja qual for a forma de expressão, o princípio permanece o mesmo: metáforas, símiles, parábolas, alegorias e outros exemplos de linguagem criativa nos permitem a comunicação de modo compreensível. Com base nas experiências do ouvinte, Cristo e Seus discípulos usaram comparações e ilustrações que estimulavam a compreensão da verdade. Quando for apropriado, não devemos ter medo de fazer o mesmo.


 

Sexta

Estudo adicional

Perguntas para reflexão

7. Peça que alguns alunos mencionem sua história bíblica favorita. Que lições eles aprenderam com essas histórias? Yaohu'shua usou figuras de coisas com as quais Seus ouvintes estavam familiarizados. Que exemplos da cultura atual ajudam a transmitir verdades espirituais?


Minha Resposta à Questão 7:

8. Embora Yaohu'shua usasse metáforas principalmente do ambiente agrícola, grande parte do cristianismo primitivo era urbano. Que imagens "urbanas" podem ser encontradas no Novo Testamento? Quais são os elementos de uma boa história? Como eles funcionam? Como podemos aprender a usar esses elementos em nosso testemunho?

 
Minha Resposta à Questão 8:

9. Leia Lc 16:19-31. Que tipo de história Yaohu'shua usou ali? Que lições podemos tirar dela sobre o uso da ficção na transmissão de mensagens espirituais?

 Minha Resposta à Questão 9:



				

Respostas sugestivas:

1. O Criador usou a parábola de Natan para inspirar o arrependimento no coração de Da'oud; Yashua'yah (Isaías) mostrou que o Criador usa o castigo necessário para cultivar o coração de Seu povo, com o propósito de salvar; Yarmi'yah (Jeremias) mostrou que todos beberão do cálice da ira divina; Kozoq'ul (Ezequiel) mostrou que a madeira da videira (Yaoshor'ul/Israel) não era melhor do que nenhuma outra árvore. O amor do Criador era o que a tornava especial, mas ela seria destruída por causa do pecado.

2. Mostram que o discipulado é um processo contínuo que une teoria e prática. Yaohu'shua usou uma ilustração prática que todos poderiam compreender e experimentar na prática.

3. Precisamos calcular o custo do discipulado, carregar a cruz, renunciar ao próprio egoísmo e servir a Yaohu'shua; se não renunciarmos a todas as coisas do mundo, nossa vida será como uma torre inacabada ou como um exército derrotado.

4. A beira do caminho representa o coração insensível, que ouve, mas não compreende nem persevera; as rochas são os problemas que destroem o discípulo superficial; os espinhos são os prazeres do pecado, que sufocam o crescimento espiritual; a boa terra é o discípulo que ouve, compreende e frutifica. O joio é semeado por ha'satan. Para vencer é preciso ter ouvidos para ouvir Yaohu'shua (o santo Espírito).

5. É mais fácil haver arrependimento no pecador declarado do que nos religiosos hipócritas; o dinheiro e os relacionamentos impedem muitos de aceitar o convite do evangelho; os pobres e necessitados aceitam com mais facilidade a salvação porque essa é sua única esperança; alguns indecisos precisam ser arrastados para não perder a oportunidade; os profetas e Yaohu'shua foram rejeitados pelos líderes judaico, simbolizados pelos lavradores.

6. Atos 10:9-16: o Criador mandou que Kafos comesse carnes imundas, que representavam os gentios [Is 9:1 - os descendentes das 10 tribos do Reino do Norte - a Casa de Israel - espalhadas por entre as nações] e os povos das nações, que deviam ser aceitos na igreja. Tiago 3:3-12: O freio controla o cavalo, o leme conduz o navio, a centelha incendeia a floresta: todos simbolizam o poder que a língua tem para arruinar a vida humana; a única esperança é submetê-la ao domínio do santo Espírito, Yaohu'shua.


 

 
 

CTA: Curso de Teologia Aplicada

Não perca a oportunidade de se atualizar, TORNE-SE um rosh da CYC,  fazendo o CTA  - o único curso unitariano via e-mail - com Novos Cursos para homens e mulheres; formando líderes para cumprir o Ide!

   SAIBA MAIS...

Agora com Novos Cursos

 

Index